Saber os melhores horários para postar no Instagram pode fazer com que suas publicações atinjam os resultados esperados por você.
Caso você utilize o Instagram na sua estratégia de vendas, é fundamental saber o momento em que a audiência está mais disposta a se engajar com as suas publicações.
Como você já deve saber, os algoritmos do Facebook e do Instagram estão exibindo cada vez menos as postagens comerciais. Se você trabalha com conteúdo orgânico, é bom estar por dentro desses horários, uma vez que eles podem ser essenciais na hora de gerar suas vendas.
Já no caso de estratégias de tráfego pago, saber o horário de engajamento das postagens pode te ajudar a traçar planos de ação diferenciados, exibindo seus anúncios somente naquele horário ou então potencializando o investimento nesses momentos específicos.
Sendo assim, fomos atrás de informações sobre os melhores horários para publicar no Instagram e nos deparamos com uma excelente pesquisa, que nos revela justamente essa informação.
Mas, antes de falar sobre os melhores horários para postar no Instagram, vamos conhecer um pouco mais sobre seus números?
Os Fantásticos Números do Instagram
Anos após ano, o Instagram vem se destacando nas redes sociais.
A pesquisa anual Social Media Trends nos mostra alguns números fantásticos sobre esta rede social.
Vale a pena dar uma analisada.
- 89,4% das empresas brasileiras estão presentes no Instagram.
- Do total de pessoas que utilizam redes sociais, 92,5% tem uma conta no Instagram.
- Segundo os participantes desta pesquisa, em uma escala de 0 a 10, eles consideram que o Instagram é a rede social que mais impacta suas estratégias de marketing, com uma nota de 7,4.
Os melhores horários para postar no Instagram
Agora que você já sabe a importância que o Instagram pode ter em sua estratégia de marketing, chegou a hora de saber os melhores horários para se postar.
Vamos fazer essa análise através dos gráficos da pesquisa já citada.
- Os melhores dias para se postar são quarta, quinta e sexta-feira.
- Os melhores horários são na quarta às 5 horas e entre 11 e 16 horas, com pico às 15.
- A quinta-feira é o dia que mais se engaja no Instagram. Com os melhores horários às 5, às 11 e às 15 e 16 horas.
- Sexta às 5, e entre às 9 e 16 horas são horários recomendáveis também.
Uma curiosidade que podemos perceber neste estudo é que há um ótimo engajamento às 5 da manhã, um comportamento que podemos perceber exclusivamente nesta rede social.
Ele pode ser explicado pelo fato de que, as pessoas ao acordarem para ir para o trabalho, preferem a interação com uma rede social voltada para imagens.
O cérebro ao despertar tem mais dificuldade em leituras de palavras, ficando mais disposto a receber informações através de imagens.
Melhores horários conforme área de atuação
Assim como no Facebook, o Instagram também muda os melhores horários para se postar conforme a área de atuação da empresa.
Vamos dar uma olhada no setor de tecnologia e de varejo.
Setor de tecnologia
Vamos dar uma analisada agora no gráfico sobre os melhores horários para o setor de tecnologia.
- Os melhores dias são na quarta e quinta-feira.
- O dia com o maior pico de engajamento é quarta-feira entre 10 e 11 horas.
- O Domingo, entre as 9 e às 10 horas, também é um horário com bom engajamento.
O destaque para o setor da tecnologia fica por conta do Domingo ser um bom dia.
Este dia é considerado ruim para todas as outras redes sociais.
Setor de Varejo
O setor varejista está cada dia mais presente nas redes sociais, e o Instagram não ficou de fora.
- Os melhores dias são o Sábado e o Domingo.
- O pico de interação se dá no Sábado entre às 11 e às 13.
Os finais de semana geralmente não possem muita interação, independente de qual rede social que seja.
No entanto, podemos perceber que no caso do setor varejista, estes são os melhores dias.
Porém, há uma explicação lógica para isto: a maioria das pessoas fazem compras nos finais de semana. Logo, faz mais sentido que elas busquem por estas publicações nestes dias.
Conclusão
Como vimos neste post, não dá para desprezar o Instagram.
Os números dele validam o seu potencial, e contra os números não há argumentos.
Vale a pena analisar os dados do seu Instagram para identificar quais são os dias em que o seu público mais se engaja com seu conteúdo e realizar um planejamento de conteúdo com base nesses dados.
Vale lembrar, também, que cada segmento tem suas particularidades e o que vale para um, pode não valer para o outro.
E você, já sabe qual é o melhor dia para postar no seu Instagram?
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