Você sabe o que é isca digital?
Isca digital é um conteúdo que você utiliza para atrair um usuário e transformá-lo em lead. É aquela planilha, ou o e-book que é oferecido numa landing page e entregue após o preenchimento de um formulário.
Normalmente, este conteúdo gera um valor para o usuário, por isso é importante que você se atente à este detalhe: não entregue conteúdos irrelevantes apenas com o intuito de captar e-mails.
Vamos a um exemplo:
Digamos que você queira vender um curso online de culinária italiana. Mas, não possui uma lista de leads para quem divulgar este produto.
Dessa forma, você vai criar uma landing page e promovê-la no Google Ads. Assim que alguém pesquisar algo relacionado à “receitas italianas”, sua página aparecerá nos resultados.
Nesta página você irá saciar o desejo desse usuário, oferecendo-lhe um e-book gratuito com 10 receitas nativas da Itália. Mas, ele só terá acesso ao material após preencher um formulário com seu nome e e-mail.
Dessa forma, o usuário ficará satisfeito, pois terá acesso a um conteúdo de seu interesse, e você terá o nome e e-mail dele para montar uma lista de divulgação. A partir daí, você poderá enviar vários conteúdos para esta lista até chegar o momento de oferecer o seu produto ou serviço.
Entendeu como funciona a isca digital? Agora eu vou te dar 5 exemplos de materiais que você pode oferecer como isca para atrair leads.
Artigo
Neste caso, é importante que seja um artigo a parte do seu blog ou canal, com bastante argumento e embasamento. Você pode enviá-lo no formato de um PDF ou um link do texto privado.
Dessa forma, o usuário precisa ter o sentimento de exclusividade, de que somente ele e pouquíssimas pessoas têm acesso àquele conteúdo.
E-book
Este é o conteúdo mais comum oferecido em landing pages. Mas é importante ressaltar a necessidade de agregar valor ao usuário. Portanto, produza um material com qualidade. Nesse post nós te mostramos os principais formatos para e-books.
Não se esqueça também da formatação e do design. Esses elementos contam muito na experiência do usuário e na fidelização do mesmo aos seus conteúdos.
Planilha
Se você for um expert em criar planilhas, abuse desse formato. Pois, ferramentas que solucionam problemas são muito válidas.
Se atente apenas ao grau de dificuldade e se ele condiz com o perfil dos usuários que terão acesso ao material.
Se for uma planilha para controle financeiro, por exemplo, e seu público são pessoas leigas em tecnologia, você não pode criar um material muito complexo.
Aula gratuita
Essa opção é muito legal para infoprodutos em formato de vídeos, pois você pode oferecer uma introdução ao seu curso, de forma gratuita.
Ou até mesmo, o acesso à algumas aulas, despertando, dessa forma, o interesse do usuário.
Webinar
Webinares também são uma ótima opção, porém é importante trabalhar com temas cujo quais você possui propriedade para falar. Outra dica é chamar pessoas com autoridade no assunto para participar de uma conversa com você.
Essas foram as dicas de hoje para você criar o seu material e usá-lo como isca digital.
Você costuma criar outros conteúdos para atrair leads?
Conta aqui nos comentários e vamos trocar experiências.