Pular para o conteúdo
Advertorial

 

Advertorial são peças publicitárias em forma de matérias jornalísticas. Resumidamente, é uma propaganda de produtos ou serviços “disfarçada” de uma reportagem. O termo advertorial é uma abreviação das palavras “advertisement” e “editorial” que, em português, correspondem à expressão “publieditorial”.

Você já deve ter passado por diversos advertoriais enquanto navegava pela internet e pode nem ter percebido. Mas, agora que você entenderá o que é um advertorial e como criar um, nada passará despercebido.

Todos os dias somos bombardeados de informações independentemente do meio utilizado. Caminhando na rua você pode passar por alguns outdoors que, querendo ou não, são informações que o seu cérebro irá captar.

No entanto, o que a maioria de nós não sabe é que existem estratégias de vendas que nos são passadas como informações. Por exemplo, as feitas por meio de um advertorial.

Vamos entender um pouco mais sobre como se dá esse processo?

O que é um advertorial?

Advertorial são peças publicitárias em forma de matérias jornalísticas. Resumidamente, é uma propaganda “disfarçada” de uma reportagem. Geralmente estes anúncios estão inseridos dentro de uma reportagem. 

Por exemplo: sabe quando você está lendo uma matéria e logo abaixo vem outra matéria escrita: “Você não vai acreditar como fulano de tal perdeu tantos quilos em um mês.”

Pois é, isto é um advertorial. Mas caso você não tenha visto nenhum, ou não se recorde, não se preocupe. Dê uma olhada no exemplo abaixo retirado do site da Globo.com.

Estas reportagens irão te direcionar para uma Landing Page ou para uma peça publicitária que estimule você a realizar uma ação.

Se você notar, a página em questão fala de celebridades. Logo, aparecem dois advertoriais sobre o mesmo assunto. A chance de o usuário consumir este anúncio é bem maior do que se fosse um conteúdo aleatório, pois ele já se demonstrou interessado pelo tema.

As principais características de um advertorial

Agora que você já sabe o que é um advertorial, é importante que você conheça suas principais características. Por isso, preparamos um infográfico para facilitar o entendimento. Confira, a seguir.

Dicas para Produtores e Afiliados fazerem o melhor Advertorial possível

Outras dicas para acrescentar ao conteúdo do seu advertorial

Chamada para a ação

O seu advertorial deve ter um propósito. E para alcançar este propósito você deve “chamar” o usuário para tomar a ação que dele se espera.

Se no caso for a venda de um produto, insira uma chamada para ação, conhecida também como CTA, do tipo “adquira agora” ou “não perca esta oportunidade”. É importante que o usuário já tenha entendido que há a necessidade de se tomar esta ação.

No entanto, isto você só vai conseguir com um advertorial bem trabalhado.

Conte histórias

Diga sobre como o seu produto ou serviço surgiu, a maneira que ele vem modificando para melhorar a vida de quem o utiliza. Isso é o que denominamos no marketing de storytelling, ou seja: uma forma de contar histórias de maneira que elas sejam relevantes para quem as lê.

Porém, antes de contar histórias para o usuário, é importante que você tenha bem definido a persona. Com a persona definida, fica mais fácil saber a forma de linguagem que você deve utilizar na sua storytelling, por exemplo. A simples diferença entre a faixa etária do seu potencial consumidor pode modificar toda a maneira de se comunicar com ele.

Onde anunciar com advertoriais?

Existem plataformas específicas para divulgação de advertoriais. As principais são o Taboola e o Outbrain.

Estes formatos de anúncio são denominados de Native Ads. Isso significa que os anúncios não prejudicam a experiência do usuário durante a navegação, ou seja, são anúncios nativos.

Essas plataformas possuem parceria com os principais sites e portais de notícia. Portanto, é garantido que seu advertorial será publicado em sites que possuem grande tráfego.

O sucesso do advertorial no marketing digital está justamente nisso: onde há significância para o usuário.

Qual modelo deve ser o meu advertorial?

Embora haja inúmeros advertoriais no mercado, não é recomendado utilizar os modelos já existentes. Pode parecer tentador, no entanto, acaba sendo mais do mesmo.

Ter uma identidade visual ajuda muito na criação do seu advertorial. Isso faz com que o usuário identifique logo quem está “falando” com ele.

Crie o seu advertorial conforme a sua necessidade e o tipo de produto ou serviço que você comercializa. Saber como fazer é a melhor estratégia quando se trata de advertoriais.

O segredo é pensar como se você fosse o usuário. Se faça a seguintes perguntas: Qual tipo de chamada atraiu minha atenção para o produto que comercializo? Se eu estivesse lendo uma reportagem, qual conteúdo me convenceria a me decidir pela compra?

É pensando como o usuário que você vai conseguir atender as necessidades dele e produzir um advertorial de sucesso.

Por que eu devo utilizar advertoriais?

São inúmeras as formas de promover produtos e serviços na internet: e-mail marketing, campanhas em redes sociais, Google, entre outros.

Porém, o que os advertoriais têm que estas outras formas de divulgação não têm?

A resposta é simples: as pessoas se interessam muito mais por este formato. Pense em quantas vezes você ignorou anúncios no Facebook ou, às vezes, até denunciou algum por ser repetitivo. Isto ocorre porque é o tipo de publicidade que tem resultado, entretanto, ela atrapalha a sua experiência de navegação.

Os advertoriais preenchem esta lacuna: dão ao usuário aquilo que ele já se mostrou interessado em ver.

Se eu estou lendo uma reportagem sobre dietas saudáveis, é muito provável que eu clique em um advertorial com o título: “Veja como fulano perdeu 15 kg em um mês”.

Basicamente é isto: o advertorial funciona! Não que os outros métodos não funcionem, mas é comprovado que os advertoriais são os anúncios que mais geram tráfego entre todas as outras formas de se adquirir.

Taboola

Taboola é uma plataforma de descoberta de conteúdo que dá aos editores a opção de exibir recomendações de conteúdo de três maneiras – com widgets de descoberta de conteúdo, publicidade nativa ou híbrida, exibindo artigos, vídeos, apresentações e outros conteúdos, tanto a partir do site como de outros anunciantes e editores.

Como estamos falando de advertorial, nada mais justo do que citar essa plataforma que é especialista no assunto.

Através dela, produtores e afiliados possuem a chance de aumentar suas vendas e monetizar seus anúncios. Dentro de uma estratégia de marketing digital de alta performance, plataformas como o Taboola Ads ajudam a trazer tráfego qualificado para o site ou blog.

Integração da Monetizze com o Taboola

taboola

Agora, a Monetizze está integrada ao Taboola!

Com isso, produtores e afiliados terão mais facilidade no seu dia a dia.

A partir de agora, será criada uma marcação de pixel quando uma página do Taboola direcionar para o Checkout, assim como funciona para o Facebook. Bacana, né? 🙂

Quer saber mais sobre essa integração e como ela funciona? Clique aqui e fique por dentro de tudo!

Conclusão

Existem diversas formas de promover um produto ou serviço na internet, cada uma com sua peculiaridade. Cabe a você decidir qual você julga mais estratégica para o seu negócio.

Os advertoriais possuem a vantagem de já estarem inseridos no interesse do usuário. E este é o seu grande trunfo diante das demais formas de divulgação.

Agora que você já conhece mais sobre o advertorial, dê uma lida nos textos complementares que estão neste post para enriquecer ainda mais seu aprendizado.

Aproveite para deixar um comentário sobre o que você achou da nossa matéria e dúvidas, caso tenha ficado alguma.

Até a próxima! 🙂

Artigos relacionados