O que é remarketing?
Explicando de forma simples e direta, o remarketing é uma estratégia usada no marketing digital para alcançar pessoas que já conhecem a sua marca.
Seu objetivo é aumentar a conversão, e para isso, é criado listas com os dados dos usuários que já conhecem a sua marca para direcionar a eles conteúdos em formato de anúncios.
Por exemplo, se um usuário faz pesquisas e depois de um tempo passa a receber anúncios relacionados a esse assunto, as chances dele ser atraído e clicar no anúncio aumentam.
Quando se fala de remarketing, algumas pessoas acabam se confundindo com uma outra estratégia – o retargeting, que apesar de ter os nomes parecidos, possuem objetivos diferentes.
Vamos entender quais são essas diferenças?
Remarketing X Retargeting
O remarketing é usado para conversões de clientes que já conhecem a sua marca. Ele cria listas com os dados das pessoas que já se interessaram pela sua marca e então começa a enviar a eles anúncios para gerar a intenção de compra, podendo usar gatilhos como promoções, descontos, entre outros.
Já o retargeting é uma estratégia mais usada para clientes que ainda vão conhecer a sua marca. Pois, através dele, é possível adaptar a forma que será mostrado o produto ao cliente.
Ou seja, o produto é apresentado de acordo com interesse do cliente, aumentando as chances de despertar a sua atenção.
Embora ambas as estratégias sejam voltadas para a conversão, elas possuem diferentes objetivos.
Entretanto, você pode usar uma estratégia por vez ou pode junta-las.
Criando uma campanha de remarketing no Google Ads
O Google Ads dispões de alguns espaços para realizar a sua campanha de remarketing, porém falaremos apenas de duas: a Rede de Display e a Rede de Pesquisa.
Por isso, escolha a que melhor se encaixa nas características do seu modelo de negócio.
Remarketing na Rede de display
A Rede de display do Google é um grupo que possui mais de 2 milhões de parceiros, que disponibilizam espaços para que anúncios pagos possam ser publicados.
Esse é um dos meios para que o usuário veja o seu anúncio enquanto navega pela web.
A rede de display permite que você segmente o anúncio, para que ele alcance as pessoas certas no momento certo.
Com isso, você gera ainda mais conversão para o seu negócio.
Remarketing na Rede de pesquisa
Na Rede de pesquisa o seu anúncio é divulgado no próprio mecanismo de busca de Google. Ou seja, quando um usuário efetua uma busca o anúncio aparece na página de pesquisa.
A pesquisa pode aparecer também ao lado dos resultados de buscas eitas em outros sites do próprio Google como o Maps, o Imagens e outros.
Diferente da Rede de Display, existe um padrão para que os anúncios sejam feitos, como por exemplo, número determinado de caracteres para o texto, palavras-chave e outros.
O formato é o mesmo tradicional dos anúncios pagos, o que difere é que ele é direcionado ao usuário no momento em que é feito a busca, aparecendo no topo do buscador.
Depois de entender como funcionam as duas principais redes do Google, vamos aprender a criar uma campanha?
Passo a passo para criar a sua campanha no Google Ads
1- Acessando a sua conta do Google Ads
Para criar a sua campanha na Rede de Pesquisa, faça login no Google Ads em “Acesse sua conta”.
Caso não possua uma conta, basta se cadastrar clicando aqui.
Após acessar a sua conta, localize no menu esquerdo a opção Campanhas e selecione-a.
Para iniciar a campanha, clique no ícone de adição.
2- Configurando a campanha
A próxima etapa é definir qual a meta que deseja alcançar com a campanha, por isso defina a que melhor se encaixa com a estratégia do seu negócio.
Mas lembre-se: as metas são uma forma de direcionar as próximas configurações da sua campanha. Por isso, é ideal que você escolha alguma, ou caso você não encontre uma que corresponda ao que você deseja, você pode criar uma campanha sem meta.
Em seguida, você terá algumas opções na seção “tipo de campanha” que é onde o anúncio será apresentado para o cliente.
Se a sua estratégia corresponder mais a para a Rede de Display, selecione-a. Mas se em suas analise você perceber que você terá mais resultados na Rede de Pesquisa, selecione-a.
Agora vamos para as configurações padrões da campanha que são:
- Definir nome para a campanha;
- Configurar o local e o idioma;
- Determinar a estratégia utilizada nos lances;
- Determinar um orçamento.
Clicando em configurações adicionais, será apresentado mais uma serie de opções possíveis de alterações como programar o um anúncio, excluir determinado conteúdo ou definir a segmentação de acordo com o dispositivo.
Ainda na mesma tela, vá na seção ” Pessoas” e selecione a opção remarketing. Aparecerá algumas opções de público alvo para que você os adicione na segmentação da sua campanha.
Feito isso, basta clicar em Salvar que a sua campanha de remarketing estará pronta para rodar na Rede de Display do Google Ads.
Veja também outros assuntos sobre a Rede de Display e a Rede Pesquisa que podem te ajudar:
Como anunciar no Google – Rede Display Passo a Passo
Rede de Pesquisa do Google: passo a passo para criar anúncios
Gostou deste passo a passo? Conta pra gente aqui nos comentários.