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Imagem de uma produtora digital sentada em uma mesacast.

 

Como criar um podcast do zero?

 

Você deve saber que o tráfego pago está cada vez mais caro.

 

A solução?

 

Investir em estratégias de tráfego orgânico que engajem com o público.

 

E, hoje, o podcast é um formato de conteúdo ideal para alavancar seu tráfego orgânico.

 

Com ele, você pode compartilhar seu conteúdo em diversos canais, como Spotify e YouTube.

 

Além disso, consegue distribuí-lo em praticamente todas as redes sociais através dos chamados “cortes”.

 

Entretanto, criar um podcast demanda uma produção de conteúdo diferente do aplicado nas redes sociais.

 

Por isso, viemos te mostrar como criar um podcast passo a passo. Veja a seguir!

Imagem de botão Monetizze.

Por que criar um podcast?

 

Em primeiro lugar, criar um podcast ajuda a direcionar tráfego orgânico para sua oferta, seja ela uma isca digital gratuita ou página de vendas.

 

Isso é especialmente benéfico para um produtor digital justamente pelo custo do tráfego pago continuar aumentando, tornando o tráfego orgânico mais valioso.

 

Além disso, um podcast fornece conteúdo para que você o distribua em diversas redes sociais.

 

Com cada vez mais pessoas consumindo conteúdo em plataformas como Instagram e TikTok, criar um podcast permite alcançar um público mais amplo e se conectar com seu público de novas formas.

 

Podcast para empreendedores digitais: qual o impacto para a sua marca?

 

Antes de aprender como criar um podcast de sucesso, você precisa entender os objetivos do podcast para sua marca. 

 

Afinal, investir em um novo formato de conteúdo só porque está no “hype” é uma péssima estratégia de conteúdo a longo prazo. 

 

Além disso, não analisar os objetivos do podcast pode deixar você focado apenas nas métricas numéricas, o que nem sempre se reflete quando uma empresa está investindo em brand awareness.

Dito isso, confira as principais formas em que um podcast pode impactar sua marca:

 

  • Autoridade: ao fornecer conteúdo relevante aos ouvintes, você consegue posicionar sua marca como autoridade. À medida que o anfitrião compartilha seus conhecimentos e percepções, os ouvintes desenvolvem uma maior compreensão das habilidades da marca;
  • Relacionamento: um podcast ajuda a construir relacionamento com os ouvintes e, consequentemente, promove um senso de comunidade entre os seguidores. Isso, a longo prazo, ajuda a aumentar a fidelidade à marca e o LTV;
  • Conteúdo exclusivo: o podcast fornece um local exclusivo para contar histórias. Dessa forma, você consegue aproximar o ouvinte de maneira mais humanizada, fazendo com que ele se veja representado pela marca e não se sinta um mero consumidor;
  • Expansão de tráfego orgânico: os podcasts são facilmente compartilhados em vários canais através dos cortes. Isso ajuda a ampliar o tráfego orgânico da marca sem necessidade de investir capital.

 

Como criar um podcast?

 

Para aprender como criar um podcast do zero, você precisa seguir um passo a passo. De nada adianta executar uma etapa sem executar as outras. 

 

Sendo assim, veja a seguir como criar um podcast de sucesso!

 

1 – Planejamento

 

Como empreendedor digital, seja você afiliado ou produtor, você precisa planejar o seu podcast.

 

Muita gente acredita que, para isso, basta alugar uma sala, comprar cortinas, mesa de madeira e uma TV ao centro.

 

Hoje, vamos te mostrar como criar um podcast nos bastidores. Confira!

 

Tema

 

O primeiro detalhe que você precisa se atentar antes de criar um podcast é o tema.

 

E por quê?

 

Devido a popularidade do formato, podcasts generalistas perdem cada vez mais espaço para programas nichados.

 

Logo, você deve definir o tema do seu podcast integrado ao seu nicho de atuação. Caso invista em um subnicho, faça um brainstorming e pesquisa de tópicos em potencial.

 

Imagem de um gráfico de faturamento mensal.

 

Concorrência

 

Entender o que outros podcasts estão fazendo e o que os diferencia da concorrência é crucial para desenvolver um programa único.

 

Para isso, você precisa ouvir os podcasts do seu nicho e, consequentemente, pesquisar seus temas, formatos e estilos.

 

Dessa forma, fica mais fácil identificar áreas onde a concorrência é fraca e criar um podcast que preencha essa lacuna.

 

Além disso, analisar a concorrência fornece informações sobre o que funciona e o que não funciona.

 

Ao estudar a estrutura, duração, tom e conteúdo dos podcasts de sucesso, você consegue aprender o que envolve os ouvintes antes mesmo de iniciar o projeto.

 

Nome

 

O nome de um podcast deve ser único, cativante e refletir o conteúdo do programa. Aqui estão algumas dicas sobre como escolher um nome para um podcast.

 

Ele também deve ser fácil de lembrar e soletrar. Dessa forma, será mais fácil para os ouvintes encontrar e recomendar o programa.

 

Ok, mas como criar um podcast com um nome memorável?

 

Para isso, faça um brainstorming sozinho ou com sua equipe e sugira diferentes opções de nomes que tenham relação com seu nicho. Depois, teste com amigos, familiares e potenciais ouvintes.

 

Por último, confira a disponibilidade do nome. Ou seja, certifique que o nome não esteja em uso por outro podcast ou empresa. Afinal, isso pode trazer alguns problemas legais referentes ao registro de marca.

 

Formato

 

Atualmente, existem várias estratégias que você pode aprender sobre como criar um podcast. Uma delas é o formato que você pode aplicar no seu negócio

 

Por isso, confira a seguir quais são os formatos de podcast mais populares:

 

  • Entrevista: esses podcasts envolvem entrevistas com convidados sobre vários tópicos, fornecendo aos ouvintes um bate papo informativo e descontraído;
  • Notícias: eles são projetados para fornecer notícias e análises atualizadas sobre tópicos específicos;
  • Storytelling: contam histórias envolventes, muitas vezes com um arco narrativo, que cativam e entretêm os ouvintes. Só para ilustrar, o podcast “A Mulher da Casa Abandonada” da Folha de São Paulo é um exemplo de podcast estilo storytelling;
  • Educacionais: construídos para educar e informar os ouvintes sobre vários tópicos, desde a história da humanidade até finanças pessoais;
  • Painel: envolvem um painel de especialistas discutindo temas variados, oferecendo várias perspectivas e opiniões sobre os assuntos;
  • Híbridos: combinam elementos de diferentes formatos, criando uma experiência auditiva única.

 

Quadros

 

Independente do formato, lembre-se de escolher aquele que melhor converse com a sua audiência e, principalmente, seja mais rentável para o seu negócio.

 

Quando se trata de aprender como criar um podcast, definir quadros pode ser interessante para garantir uma boa experiência para o usuário.

 

Entretanto, você precisa definir se isso realmente possui relevância para seu formato de podcast.

 

Sem falar que, para definir um quadro, você deve considerar o tempo desse quadro.

 

Isso pode variar dependendo da duração do podcast e da complexidade do tópico discutido. Atualmente, recomenda-se criar quadros curtos para não cansar o público.

 

E, finalmente, garanta que haja transições entre cada quadro. Neste caso, você pode usar música, efeitos sonoros ou um breve resumo do que foi abordado no segmento anterior.

 

Imagem de um cifrão.

 

Temporadas

 

O número de temporadas pode ter um impacto significativo no sucesso do podcast. Por isso, você deve considerar alguns fatores-chave antes de criá-lo.

 

Se o podcast for focado em um único tema, pode ser apropriado ter menos temporadas, talvez apenas uma ou duas.

 

Agora, se o podcast abranger uma grande variedade de tópicos, podem ser necessárias mais temporadas para cobrir todos os assuntos.

 

Outro fator é o engajamento do ouvinte. Se o podcast tiver um número significativo de seguidores, pode ser benéfico produzir várias temporadas para manter os ouvintes envolvidos.

 

No entanto, se o público for menor ou menos engajado, pode ser mais apropriado manter o podcast mais curto e focado.

 

E, obviamente, considere os recursos disponíveis. Produzir um podcast de alta qualidade requer muito tempo e capital e, se os recursos forem limitados, pode ser mais prático produzir menos temporadas.

 

Convidados

 

Para aprender como criar um podcast, você precisa entender como trazer convidados para o programa.

 

Neste caso, obviamente, estamos falando de podcast de entrevistas, em que deve haver uma grande quantidade de convidados para o programa se desenvolver.

 

A primeira etapa ao convidar pessoas para um podcast é identificar possíveis convidados com interesse e/ou autoridade no assunto.

 

Para produtores e afiliados, você pode chamar quaisquer profissionais destacados no mercado digital.

 

Por exemplo, outros produtores, afiliados, gestores de tráfego, copywriters, coprodutores, entre outros.

 

Depois que os convidados em potencial forem identificados, entre em contato e faça o convite. Lembre-se de deixar claro o objetivo do podcast, o formato e a duração da entrevista.

 

Depois que o convidado concordou em aparecer no podcast, coordene a logística da entrevista. 

 

Isso inclui determinar a data e a hora da entrevista, bem como requisitos técnicos, como microfone e conexão à internet, caso a entrevista seja realizada remotamente.

 

Duração

 

É possível descobrir como criar um podcast sem saber a duração de cada episódio?

 

Infelizmente, não!

 

E mais do que isso: não há uma resposta única para o tempo de todos os programas.

 

A duração ideal de um podcast depende de vários fatores, incluindo o tema, o público e o envolvimento do ouvinte.

 

Para temas mais complexos, você pode prolongar o capítulo. Para temas mais leves, episódios mais curtos podem ser mais úteis para a experiência do ouvinte.

 

Aliado a isso, lembre-se do público e do seu engajamento perante o tema. Inclusive, você e sua equipe conseguem analisar o engajamento do público ao vivo pelo chat e menções no Twitter, por exemplo.

 

Frequência

 

Uma maneira de definir a frequência de um podcast é considerar o tópico abordado.

 

Para podcasts baseados em notícias ou eventos atuais, uma frequência mais alta pode ser mais apropriada para garantir que os ouvintes recebam as informações mais atualizadas.

 

Para tópicos mais perenes, uma frequência mais baixa pode garantir que os episódios permaneçam relevantes ao longo do tempo.

 

Cenário

 

Caso seu podcast seja um videocast, podcast gravado, o cenário será algo crucial para construir a identidade visual do programa.

 

O primeiro passo para criar um estúdio para podcast é escolher um cômodo silencioso. Dessa forma, você evita que ruídos externos interfiram na qualidade da transmissão. 

 

Ambientes menores tendem a ter menos eco e são mais fáceis de isolar acusticamente. 

 

Inclusive, para garantir um bom isolamento acústico, é possível utilizar materiais que absorvam som na decoração do espaço, como sofás e mantas acústicas.

 

Além disso, deixar um dos cantos do estúdio vazio pode ajudar a melhorar a qualidade do som, permitindo que ele reverbera adequadamente no ambiente.

 

Uma cadeira ergonômica também é fundamental para garantir o conforto durante a gravação de um podcast. 

 

Dado que as sessões duram algumas horas, estar sentado em uma cadeira desconfortável pode gerar dores e cansaço, prejudicando a fluidez da conversa tanto para o anfitrião quanto para os convidados.

 

E, obviamente, procure cadeiras que sejam não só confortáveis, mas esteticamente agradáveis, de forma a compor a decoração do estúdio.

 

Imagem de um microfone.

 

Roteiro

 

Se você quer aprender como criar um podcast, conhecer a estrutura de um roteiro é essencial para atingir seu objetivo.

 

Como dito anteriormente, você precisa definir o tema do podcast. A partir daí, há várias etapas importantes a serem consideradas.

 

Antes de tudo, o roteiro deve ser estruturado para capturar a atenção do ouvinte desde o início, usando uma forte chamada na abertura do programa.

 

Depois, apresente os convidados – quando houver – incluindo experiências relevantes dos participantes na introdução do episódio.

 

Feito isso, você pode construir um roteiro baseado nas principais perguntas que os ouvintes têm sobre aquele determinado tema.

 

Em certo momento, pode ser interessante abrir para perguntas do público. Assim, você cria um senso de comunidade, estimulando os ouvintes a participarem, perguntarem e divulgarem seu conteúdo organicamente.

 

2 – Gravação e edição

 

Chegamos ao aspecto técnico sobre como criar um podcast de sucesso.

 

Para obter ótimos resultados durante a gravação, você precisa seguir alguns critérios técnicos. Veja a seguir!

 

Microfone

 

Escolher o microfone certo para o seu podcast pode fazer total diferença na qualidade do seu áudio.

 

Ao selecionar um microfone, considere o número de hosts, convidados e o ambiente em que você gravará.

 

Para podcasts solo, um microfone condensador pode ser adequado. Em podcasts com várias pessoas, um microfone dinâmico pode ser uma opção melhor.

 

Já os microfones cardióides são ideais para gravação em ambientes ruidosos, já que são projetados para captar o som de uma direção específica.

 

Também é importante considerar fatores como sensibilidade, resposta de frequência e efeito de proximidade ao selecionar um microfone.

 

Além disso, o orçamento é outro fator crucial a ser lembrado. Afinal, os microfones de última geração podem ser bastante caros.

 

Softwares

 

Não há como criar um podcast sem editá-lo corretamente. Sendo assim, considere seu orçamento, nível de experiência – seu ou da equipe – e recursos necessários para alcançar a qualidade desejada.

 

Atualmente, uma boa opção de software para podcast é o Audacity, um programa gratuito e de código aberto que oferece uma variedade de ferramentas de edição.

 

Para recursos mais avançados, o Adobe Audition disponibiliza uma ampla variedade de efeitos e opções de processamento.

 

O GarageBand, por outro lado, é uma escolha popular para usuários de Mac. Detalhe: ele é uma opção amigável para quem é novo na edição de podcast.

 

Além disso, há outros softwares como Hindenburg Journalist, Reaper e Pro Tools que podem ser úteis para o seu projeto.

 

3 – Publicação

 

Após definir como criar um podcast, planejar, produzir e editar, é hora de publicá-lo. 

 

Para isso, você pode escolher entre as plataformas que mais geram engajamento para podcast, Spotify e YouTube.

 

Confira a seguir!

 

Spotify

 

Para publicar os episódios do seu podcast no Spotify, você precisará ter seus arquivos de áudio prontos para upload.

 

A partir daí, crie uma conta Spotify e navegue até o Spotify for Podcasters. Aqui, você pode enviar o feed RSS do seu podcast para ser analisado pelo Spotify.

 

Antes de enviar seu podcast, certifique que seus arquivos de áudio atendam aos requisitos técnicos do Spotify, que incluem formato de arquivo e limitações de tamanho.

 

Você também pode adicionar metadados relevantes, como títulos e descrições de episódios, para tornar mais fácil para os ouvintes encontrar seu podcast.

 

Assim que seu podcast for enviado e aprovado pelo Spotify, ele estará disponível para streaming na plataforma.

 

Imagem de um gráfico de crescimento.

 

YouTube

 

Para começar, crie uma conta do YouTube e navegue até o painel do YouTube Studio.

 

Aqui, você pode enviar seus arquivos de áudio e criar uma versão em vídeo do seu podcast adicionando imagens, vídeos relevantes para acompanhar o áudio ou o próprio vídeo gravado – podcast em formato de videocast.

 

Depois que seu vídeo for carregado e publicado, você pode adicionar o título e fazer o SEO na descrição.

 

Você também pode compartilhar links e criar listas de reprodução para ajudar a promover seu podcast organicamente.

 

Cuidados necessários ao criar um podcast

 

Após planejar como criar um podcast, existem algumas boas práticas que devem ser seguidas no projeto.

 

Elas serão essenciais para que o programa atinja o resultado desejado. Veja a seguir!

 

Priorize programas editados

 

A maioria dos podcasts atuais são ao vivo. Neles, ocorre uma live no canal inicial que, quando finalizada, se transforma em diversos cortes distribuídos pela internet.

 

Quando se trata apenas de entretenimento e/ou os hosts improvisam, essa estratégia pode funcionar.

 

Entretanto, quando se fala de um tema específico, é interessante investir apenas em programas editados.

 

Obviamente, porque você pode editá-lo caso ocorram erros durante o programa. E, principalmente, porque você consegue seguir um roteiro durante o programa.

 

Não se envolva em polêmicas

 

Como apresentador, você pode se sentir tentado a se envolver em polêmicas para aumentar sua audiência. No entanto, considere as possíveis consequências antes de tomar essa atitude.

 

Em primeiro lugar, envolver sua marca em discussões controversas pode afastar potenciais ouvintes que não concordam com seus pontos de vista.

 

Mais do que isso, envolver-se em polêmicas pode desviar a atenção do propósito de sua marca. 

 

Seu podcast deve se concentrar em fornecer conteúdo valioso e construir a reputação de sua marca. A controvérsia pode desviar sua mensagem, causando confusão e diluindo seu impacto.

 

De preferência, siga um roteiro!

 

A maioria dos podcasts de entretenimento mais populares do momento não seguem um roteiro.

 

Isso, consequentemente, passa a sensação que todas as pessoas conseguem improvisar com maestria. Mas, na prática, não é bem assim que as coisas funcionam.

 

Por isso, seguir um roteiro pode ajudá-lo a se manter organizado durante o podcast.

 

Afinal, quando você tem um esboço do que dizer e dos pontos que deseja enfatizar, evita sair ou desviar do assunto.

 

Além disso, seguir um roteiro evita que você atropele suas palavras ou se perca em seus pensamentos.

 

Sem falar que, caso precise revisitar um ponto ou quiser refrescar sua memória sobre um tópico específico, basta consultar seu roteiro.

 

Defina regras para disseminação do seu conteúdo

 

Grande parte da popularidade dos podcast é gerada pela distribuição de fãs pelo conteúdo.

 

Inclusive, muitos podcasts permitem que outras pessoas divulguem seu conteúdo sem problemas de direito autoral.

 

Entretanto, produtores de conteúdo mal intencionados podem usar essa brecha para divulgar os cortes do seu podcast antes de você.

 

Como resultado, o YouTube e as redes sociais podem considerar seu conteúdo não original, justamente pelo fato dele já ter sido postado.

 

Sendo assim, você precisa definir regras para a divulgação do seu conteúdo. Geralmente, os grandes podcasts estipulam um período de 1 dia após a live original ter sido postada para divulgá-la no YouTube e redes sociais.

 

De qualquer forma, você pode criar suas próprias regras, assim como não permitir títulos ou capas sensacionalistas sobre seu conteúdo.

 

A principal recomendação é usar essa estratégia para divulgar seu conteúdo organicamente, mas sempre priorizando sua marca antes da audiência.

 

Conclusão

 

Neste texto, nós vimos como criar um podcast do zero, assim como as principais boas práticas para rodá-lo.

 

Sendo assim, não se esqueça de seguir o passo a passo descrito ao longo do conteúdo.

 

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