Designer, Redator Web, Programadores, Produtor, Afiliado. Certamente você conhece todos estes profissionais, ou pelo menos já ouviu falar.
O que todos estes profissionais têm em comum? Todos podem atuar no Marketing Digital. No entanto existe uma “nova” profissão que vêm chamando a atenção dos Produtores e Afiliados: O Gerente de Afiliados.
Você já ouviu falar deste profissional? Se não, saiba que ele pode ajudar muito a aumentar consideravelmente suas vendas. Mas não se preocupe!
Neste post vamos esclarecer o que é um Gerente de Afiliados, o que ele faz, e como ele pode ajudar a aumentar as suas vendas, vamos lá?
Afinal, o que é um Gerente de Afiliados?
Toda empresa precisa de uma estruturação organizacional. Você já reparou que a grande maioria das redes varejistas possuem um gerente? A função do gerente é basicamente esta: organizar estruturalmente a empresa para qual ele trabalha.
Geralmente o gerente é alguém que tem longos anos de casa, ou que domina todos os processos que constituem cada profissional de uma determinada empresa.
O Gerente de Afiliados é exatamente esta pessoa, só que dedicada ao mercado de afiliados.
Geralmente se trata de alguém que domina os processos de afiliação e divulgação de produtos. São, na maioria das vezes, afiliados que se destacaram pelo sucesso de suas vendas e passam a ser contratados por produtores para gerenciarem sua Rede de Afiliados.
O que faz um Gerente de Afiliados?
A diferença do Gerente de Afiliados para os demais gerentes é que ele não precisa necessariamente estar em algum lugar, ou conhecer todos colaboradores que estão sob sua tutoria para exercer sua profissão.
Isso porque o Marketing Digital proporciona essa flexibilidade. Portanto, ele pode controlar todos processos que envolvem a afiliação à distância, porém, têm que se fazer presente.
Vamos entender um pouco mais como um Gerente de Afiliados pode ser importante para o seu negócio
Conquistar novas Afiliações
Como dissemos anteriormente: O Gerente de Afiliados, em 90% dos casos, são pessoas que se destacaram no mercado como afiliados. E uma das coisas que faz com que alguém se destaque nesse mercado são as conexões.
Dificilmente você encontrará um afiliado de sucesso que não conheça os maiores players do mercado. Por isso, o Gerente de Afiliados tem tanta relevância para o seu negócio: ele conhece quem sabe divulgar e vender.
E sendo conhecido e reconhecido pelo mercado, ele tem em sua rede de contatos afiliados capazes de fazer com que suas vendas decolem.
Criar programas de afiliação atraentes
Todos sabemos que o mercado de afiliados tem inúmeros produtos para serem divulgados de milhares de nichos diferente. Portanto, o que faria com que um afiliado olhasse para o seu produto e se interessasse? Obviamente o programa de afiliação.
O Gerente de Afiliados tem como uma das suas principais atribuições criar um programa de afiliação atraente. E isto não tem nada a ver com simplesmente dar comissões agressivas aos afiliados.
Um bom programa de afiliação passa por comissão, engajamento dos afiliados, material para divulgação e etc. O Gerente de Afiliados é quem será responsável por definir como se dará todos estes processos e cuidar para, que de fato, eles tenham sucesso.
Criar métodos para alavancar as vendas
O Gerente de Afiliados deve saber o que é necessário para que as vendas de um determinado produtor tenha sucesso. Porém, mais do que isso, ele precisa saber como criar métodos que, de fato, façam a diferença nos números finais do seu negócio.
Por isso, o Gerente e Afiliados deve entender de Técnicas de Copywriting, Marketing de Conteúdo, Tráfego Orgânico e tudo mais que compreenda o Marketing Digital.
Ele deve saber se é o seu produto teria mais sucesso se a campanha fosse feita no Taboola, do que no Facebook, por exemplo.
Aumentar a Taxa de Conversão
Um Gerente de Afiliados deve testar todas as formas possíveis de divulgação do seu produto. Desta maneira, ele pode saber qual será o mais eficiente para o seu produto. Técnicas que dão certo para venda de encapsulados para emagrecimento, não funcionarão necessariamente para venda de cursos de gastronomia.
A expertise do Gerente de Afiliados, por si só, já é capaz de saber quais caminhos você não deve seguir para obter sucesso em sua estratégia.
Quanto ganha um Gerente de Afiliados?
Esta pergunta é uma incógnita. A maioria dos Gerentes de Afiliados ganham conforme as comissões de todos os afiliados que ele gerencia. Esta é uma forma de remunerar este profissional bem e ainda incentivá-lo a criar uma rede de sucesso.
Porém, a grande maioria dos Gerentes de Afiliados ganham um salário fixo acrescido das comissões da equipe que ele gerencia.
Existem alguns deles que além de gerenciar também atuam como afiliados. No entanto não é aconselhável. Isto pode acabar por gerar conflitos dentro da equipe.
Portanto, o mais aconselhável é que o Gerente de Afiliados não comercialize os produtos que ele gerencia. Podendo atuar livremente como afiliado em outros produtos.
Porque eu devo contratar um Gerente de Afiliados?
Se você chegou até aqui, você já sabe os motivos para que se contratar um Gerente de Afiliados.
Mas basicamente os dois maiores motivos são: Tranquilidade e eficiência.
Com um profissional deste atuando em seu favor, você pode se dedicar exclusivamente a criação de novos produtos. Até o lançamento deles pode ficar por conta do Gerente de Afiliados, que pode ser responsável pelo seu calendário de lançamentos.
A eficiência se deve ao fato de que um expert no mercado estará tomando conta de todos os seus afiliados. E certamente isto gerará muito mais vendas para o seu produto.
Gostou das nossas dicas? Comente aqui se você já tem um Gerente de Afiliados.