Pular para o conteúdo
como criar material para afiliados

Você sabia que é possível melhorar o desempenho da sua equipe e aumentar as suas vendas com a criação de material para afiliados?

Com menos de 5 minutos você consegue colocar em prática um conceito que vai ajudar a atrair os melhores afiliados para o seu produto e ainda aumentar as vendas de quem já faz parte da sua rede de afiliação.

Ficou curioso?

Continue lendo este artigo e descubra como desenvolver bons materiais para afiliados e como eles podem transformar o seu negócio digital em uma máquina de vendas.

Bons afiliados x bons produtos

Antes de entrarmos em detalhes sobre o que é como produzir um bom material para afiliados, precisamos relembrar um pouco do contexto do marketing de afiliados.

Produtores que atuam nesse mercado sabem da importância de se trabalhar e contar com uma boa rede de afiliados para os seus produtos.

Da mesma forma, quem entra nesse mercado como afiliado sabe que escolher os melhores produtos é o caminho mais rápido para começar a vender e ter retorno sobre os seus investimentos.

Mas para que um afiliado tenha sucesso, o ideal é que ele conheça tudo sobre o produto que pretende divulgar.

Informações como preço e comissão, quais as dores que ele soluciona, argumentos de venda e personas são essenciais para que o afiliado tenha uma visão geral e consiga se planejar melhor para começar a divulgar.

Nem todos os produtores estão acostumados a repassar essas informações de maneira clara para quem pretende divulgar os seus produtos.

Porém, aqueles que compartilham essas informações conseguem notar um desempenho melhor nas vendas da sua rede de afiliados.

Dessa forma, uma prática que ajuda a fornecer essas informações, auxiliando os afiliados a divulgar os produtos de maneira correta é a criação de uma página contendo materiais para os afiliados.

Material para afiliados? O que é isso?

E se você pudesse melhorar a vida dos seus afiliados oferecendo todos os materiais necessários para divulgar o seu produto?

Ou então apresentar todas as informações importantes para quem está a procura de bons produtos para se afiliar.

Você pode fazer isso criando uma página voltada para afiliados, contendo as principais informações sobre um produto e o público ao qual se destina.

Para deixar um pouco mais claro a função desse material, podemos dizer que ele funciona como uma página de vendas voltada para possíveis afiliados.

O princípio é o mesmo.

Você vai usar todas as informações disponíveis para atrair os melhores afiliados para o seu produto.

Quais informações devo colocar no meu material para afiliados?

Informações sobre o produto

Uma página com materiais para afiliados deve oferecer conteúdos úteis para quem deseja ser ou já é afiliado a um produto.

Dessa forma, ela precisa apresentar algumas informações fundamentais que vão ajudar e guiar a sua rede de afiliados.

Você pode começar a sua página de material para afiliados descrevendo as seguintes informações:

  • o que é o seu produto;
  • o que ele faz (proposta única de valor);
  • como surgiu;
  • quais as dores que ele soluciona.

Esses dados já deixam claro para o afiliado tudo o que ele precisa saber em relação ao produto em si.

Mas não podemos esquecer das duas informações primordiais para quem está disposto a divulgar o seu produto: preço e comissão oferecida.

Esses argumentos ajudam a conquistar novos afiliados mostrando tudo o que eles precisam saber sobre o produto à venda.

Planos de comissionamento

Alguns produtores trabalham com diferentes planos ou pacotes de produtos.

Nesse caso, é comum que os afiliados tenham a chance de receber comissões melhores à medida em que escalam as suas vendas.

Se o produtor trabalha com vários produtos, é bom estabelecer quais as regras de comissionamento e deixar claro como o afiliado pode evoluir e melhorar os seus lucros.

Regras de divulgação

Produtores costumam ter um carinho especial pelos seus produtos, principalmente aqueles que são sucesso de vendas.

Por isso, zelam constantemente para que a confiança adquirida entre seus consumidores permaneça em alta.

Sendo assim, esses produtores dificilmente querem infringir os termos de uso da plataforma de afiliação ou dos canais de aquisição de tráfego.

Se o afiliado descumpre esses termos, o maior prejudicado é o produtor.

Seja com o bloqueio de sua página de vendas ou exclusão das plataformas.

Assim, a página com material para afiliados deve apresentar as principais regras a serem seguidas e as melhores práticas ao divulgar o produto.

Materiais complementares e de apoio

Outra informação importante para afiliados é a definição das personas as quais o produto atende.

Quanto mais se conhece o público de um produto, mais fácil é vendê-lo.

Informe qual é o perfil do consumidor apresentando os principais dados demográficos (gênero, idade, localização), além de outras informações comportamentais.

Tudo que puder ser usado pelo afiliado na hora da venda, é bem vindo.

Além disso, uma prática pouco usada pelos produtores é a criação de materiais de apoio para divulgação.

É muito comum encontrar afiliados que não dominam ferramentas de criação e edição de imagens e vídeos.

Esse desconhecimento pode atrapalhar as vendas, já que os anúncios não serão visualmente atrativos.

Sendo assim, alguns produtores oferecem aos seus afiliados pacotes com as artes de divulgação do produto em todos os formatos disponíveis.

Anúncios para Facebook, Instagram ou até mesmo vídeos personalizados oferecidos pelos produtores se tornam úteis para novos afiliados.

Além disso, ao criar os materiais de divulgação para afiliados, o produtor elimina o risco de veicular anúncios em desacordo com as políticas de publicidade das plataformas de mídia.

Se o produtor quiser ir além, pode oferecer também um guia com headlines e exemplos de copys para anúncios.

Quanto mais completo o material para afiliados, mais chances eles tem de escalar as vendas.

Conclusão

Criar material para afiliados ainda é uma prática pouco utilizada no mercado.

É mais comum encontrá-los em produtos de produtores que já se profissionalizaram.

Mas, a profissionalização não depende do tamanho e do volume de vendas.

É algo que deve ser praticado por qualquer pessoa que deseja atuar no marketing de afiliados.

Se você ainda não criou a sua página com materiais para afiliados, comece a planejá-la agora mesmo.

Pense em quais são as informações mais relevantes que os afiliados devem saber antes ou depois de se afiliar aos seus produtos.

Produza materiais de apoio e crie as regras de divulgação.

Dessa forma, você consegue atrair os melhores afiliados para o seu produto.

Com essas informações, eles têm grandes chances de escalar as suas vendas e, consequentemente, o seu faturamento.

Artigos relacionados