Existem algumas observações que devem ser feitas antes de cadastrar seu produto na Monetizze.
Todo mundo já cansou de ler a seguinte frase: Eu li os termos de uso e quero continuar! Porém, a maioria das pessoas apenas marca esta opção e clica em continuar.
É como se ler os termos de uso fosse somente um empecilho para aproveitar o que de fato interessa.
No entanto, se enganam que a internet seja uma terra de ninguém. A cada dia que se passa, surgem novas leis e outros aparatos que visam proteger a privacidade e os próprios usuários no mundo online.
Essa também é uma preocupação da Monetizze em relação aos produtos que são cadastrados em nossa plataforma.
Sendo assim, vamos analisar o que pode e o que não pode para que seu produto seja aprovado na Monetizze.
Produtos Proibidos
Existem alguns tipos de produtos que não podem ser comercializados na plataforma. Basicamente, eles são proibidos pois infligem alguma lei ou vão de encontro aos valores da Monetizze.
A lista dos tipos de produtos que são proibidos de se comercializar está disponível em nossos Termos de Uso.
E para ter uma ideia, eles vão desde ofertas de serviços de acompanhantes e serviços sexuais, agências de acompanhantes/casas de massagem ou que promovam a prostituição, até listas de dados pessoais.
Promessas Proibidas
O principal motivo para que as pessoas não comprem pela internet é o medo de serem enganadas. E convenhamos: é muito chato comprar gato e levar lebre.
Por isso, para que seu produto seja aceito, é necessário que ele obedeça a alguns critérios no que se refere a promessas.
Vamos a alguns exemplos:
Resultados impossíveis de serem reproduzidos por todos
- Ex: Jogue e ganhe 100% das vezes;
- Ganhe R$ 3.000,00 por semana;
- Emagreça 30 Kg por mês.
Entretanto, é possível que você promova o seu produto fazendo promessas, desde que elas possam de fato serem cumpridas.
Para que fique mais claro o entendimento, vou citar alguns exemplos:
Resultados possíveis de serem reproduzidos por todos
- Ex: Aumente suas chances de ganhar na Loteria;
- Ganhe até R$ 3.000,00 por semana;
- Emagreça até 30 Kg por mês.
Terminologia
Existem terminologias que não são permitidas tanto para produtos quanto para página de vendas.
Elas basicamente se referem a promessas que não são capazes de serem cumpridas em 100% dos casos.
Como você pode perceber, a promessa de cura está entre elas. Isto porque não há como se comprovar de maneira efetiva que um produto irá curar um indivíduo.
A imagem acima foi retirada do site da Novalgina.
Como todos sabemos, a Novalgina é a dipirona referência do mercado. Se trata de um medicamento que é bastante eficiente em casos de febre e de dor.
Porém, perceba que o termo utilizado é “indicada para dor e febre”, e não que ela cura dor e febre.
Isto porque podem haver casos que ela não seja eficiente em determinados indivíduos devido a sua fisiologia. Ou até mesmo mesmo causar crises alérgicas em outros.
Portanto, como podemos perceber, mesmo os medicamentos mais conhecidos do mercado não prometem a cura.
Vale ressaltar que alguns tipos de terminologia específicos não são aceitos na plataforma. São eles:
- Cura;
- Remédio;
- Medicamento;
- Milagre;
- Covid-19;
- Corona Vírus;
Porém, vale ressaltar que as suas variações também não são aceitas pela Monetizze.
Vamos verificar as terminologias conforme a lista acima:
- Curandeiro, curar, etc.
- Medicamento, medicamentosa, medicinais, etc.
- Milagre, milagreiro, milagroso, etc.
- Remédio para curar o Covid-19;
- Medicamento que evita a contaminação com o Corona vírus;
A restrição se estende as outras terminações pois elas são capazes de remeter o consumidor a mesma ideia.
Ofertar um produto que se chama dieta milagrosa dos artistas, na prática, é o mesmo que dizer dieta dos milagres.
Por este motivo há a extensão de restrição as variações.
Ressaltamos que não é permitido o uso de nenhuma terminologia com promessas relacionadas ao Coivd-19.
Direito autoral e direito de imagem
Na Monetizze, o produto não pode violar os direitos autorais e os direitos de imagem de nenhuma forma. Além disso, caso haja alguma dúvida do time de Atendimento da Monetizze acerca do produto, o responsável precisa provar a sua autoria diante daquele conteúdo.
Por isso, atente-se ao uso indevido de imagens de pessoas públicas ou qualquer outra que não tenha concedido a autorização.
Além disso, existem determinados tipos de produtos que são aceitos na plataforma.
Vamos conhecer agora um pouco mais sobre estes produtos.
Produtos físicos
Um dos diferenciais da Monetizze é possibilitar a comercialização de produtos físicos. Eles são os produtos que ocupam espaço, possuem dimensão definida e características como peso, altura, largura, volume, etc.
Eles podem ser:
- Cápsulas
- Lanternas
- Frigideiras
- Escovas de cabelo
- Cremes faciais
Entretanto, existem algumas informações que são indispensáveis para sua página de vendas.
Especifique a quantidade correta do produto que está sendo adquirido pelo cliente.
Reúna o máximo de informações possíveis sobre as suas funcionalidades e os resultados que ele entrega.
Outra característica do produto físico, é a de que ele não pode ser entregado imediatamente.
É como quando você compra algo pela internet e que tem que chegar até a sua casa, como uma panela ou um cosmético.
Vale ressaltar que toda a logística para a entrega dos produtos é de responsabilidade do produtor. A Monetizze apenas faz a intermediação do recebimento dos valores.
Defina os prazos de entrega. Se você acredita que o produto pode ser entregue em três (03) dias, é melhor informar que ele será entregue em cinco (05).
Dessa forma, a chance de atraso é menor. E se ele for entregue em 3 dias, o consumidor ficará satisfeito por ter sido entregue antes do prazo prometido.
Produtos digitais
O nome é bem explicativo, mas se tivermos que definir de outra maneira, podemos dizer que se tratam dos produtos que não possuem dimensão física.
Abaixo você confere quais categorias de produtos podem ser entendidas como produtos digitais ou infoprodutos.
- Aplicativos para Celular
- Áudios/Músicas/Ringtones
- E-books/Documentos/Textos
- Evento
- Imagens/Ícones/Fotos
- Mentoria/Mastermind
- Planilha no Excel
- Screencasts/Filmes
- Serviços
- Site de Membros (Cursos/Vídeos/Aulas)/Serviços de Assinatura
- Software
- Templates/Códigos Fonte
A característica mais importante do produto digital é que ele pode ser entregue imediatamente.
Se você vende um e-book, após a confirmação o pagamento, o link com acesso a ele é enviado imediatamente.
Ou seja, os produtos digitais não dependem de um processo de logística.
Embora possa parecer óbvio para a maioria das pessoas que um e-book é um livro digital, para outras essa informação não é tão simples assim.
Quando pensamos em clientes que se encontram na terceira idade, há uma maior dificuldade em compreender que estão adquirindo um livro, mas que, no entanto, não chegará em sua residência.
Sendo assim, é importante que esta informação conste claramente em sua página de vendas.
Por isso, se você comercializa um produto digital, deixe claro sua informação na sua página de vendas.
Se você comercializa cursos online, o ideal é que esta informação também seja repassada, bem como estão divididos os módulos do curso e as aulas que integram os módulos, com um breve resumo do conteúdo a ser ministrado.
Agora que você já sabe os produtos que são aceitos, os que são proibidos e algumas especificações que devem ser observadas, seu próximo passo é criar uma página de vendas.
Entretanto a página de vendas também têm que seguir alguns critérios exigidos pela Monetizze. E é isso que vamos ver agora.
Os quatro pilares de uma página de vendas
Ter um produto e não ter uma página e vendas é o mesmo que ter um carro sem pneus.
A página de vendas é onde tudo começa, unindo produtor, consumidor final e a Monetizze.
É na sua página de vendas que o processo de compra tem início ao apresentar todo o conteúdo que vai convencer o cliente a comprar o seu produto.
Mas para utilizar a Monetizze, é necessário que a página de vendas contenha alguns itens. São eles:
Descrição completa do produto
Quando uma pessoa pensa em adquirir um produto, ela busca informações sobre o que ela está comprando. Por isso é tão importante que se faça a descrição completa do produto.
Pense como se você fosse o cliente. Quais as funcionalidades do produto? Qual a quantidade? Quais os diferenciais?
Se a descrição do seu produto responde a estas e outras perguntas, a chance de suas vendas alavancarem se tornam ainda maiores.
Canais de Atendimento
Uma dúvida não sanada, pode significar uma venda a menos.
Por este motivo, sempre disponha canais de atendimento em sua página de vendas, que proporcionem para o cliente a oportunidade de entrar em contato com você antes de fechar a venda.
Os canais de atendimento podem ser vários, como: Whatsapp, telefone, e-mail, chat etc.
Lembre-se que um dos principais motivos para que uma pessoa não compre algo na internet é o medo de ser uma fraude.
Com um canal de atendimento, você acaba por quebrar esta objeção, além de ajudar a proporcionar uma melhor experiência ao comprador.
Além disso, o seu canal de atendimento pode ser utilizado também no pós vendas.
Garantia
Toda página de vendas deve conter a garantia e os termos em que ela será aplicada. E esta exigência foge das boas práticas para se tornar uma medida legal.
Ou seja, a partir do momento em que o Código de Defesa do Consumidor disserta em seu artigo 6 no terceiro parágrafo que é direito do consumidor “a informação adequada e clara”.
Além disso, a informação da garantia gera credibilidade no consumidor. Por isso, se você realmente confia no que está vendendo, pense em aumentar seu prazo de garantia.
Prazos de garantia maiores tendem a converter mais vendas na medida que o cliente se sente muito mais seguro.
Portanto, insira esta informação na sua página de vendas, de preferência uma arte que ilustre o prazo de garantia
Checkout
Uma página de vendas sem o checkout é o mesmo que um carro sem as rodas.
É o checkout que encaminha o usuário para o preenchimento dos dados e o processamento da compra.
Portanto, não possuir um botão que encaminhe para o checkout, é o mesmo que não ter como concluir a venda. E a Monetizze possui um dos checkouts que mais convertem no mercado.
Para maiores informações de como configurá-lo da melhor forma, você pode acessar a nossa Central de Ajuda
Coloque sempre o link do seu checkout em um botão que convide o cliente a tomar uma ação. Pode ser algo como “compre agora”, “adquira já o seu”, “obtenha esta oferta” e etc.
Qualidade e logística de entrega do conteúdo
Para os produtos físicos ou serviços que demandam uma entrega, a logística de como será feita precisa ser especificada na página de vendas. Além disso, é necessário conter o prazo que o produtor deverá cumprir.
Por exemplo: O produto X será postado em até 5 dias úteis.
Um exemplo de logística de entrega para serviços: o seu site será entregue em até 15 dias úteis após a efetuação do pagamento.
Conclusão
As restrições quanto aos produtos na Monetizze seguem basicamente o bom senso que se deve manter nas relações de consumo.
No entanto, o melhor a se fazer é consultar os Termos de Uso, lá você encontra tudo que pode ou não pode fazer.
Para ter seu produto e cadastro aprovado, não tem muito mistério. Basta seguir o passo a passo descrito neste post.
Só o conteúdo deste artigo já é capaz de lhe dar um direcionamento significativo, mas a melhor alternativa é sempre ler as regras de uso da plataforma.
Agora ficou fácil saber o que pode e o que não pode, não é mesmo? Mas se restou alguma dúvida ou sugestão, não perca tempo, nos diga nos comentários.