Está começando no mercado de afiliados e pretende usar estratégias de marketing digital para vender online? Conheça alguns termos importantes que estão diretamente relacionados aos seus resultados na internet. Você os verá com bastante frequência no seu dia a dia.
De um modo geral, as siglas – CPM, CPC e CPA – estão relacionadas à mensuração de resultados dos seus anúncios. Tratam-se de métodos de cobrança de um anúncio na internet, seja ele inserido em blogs, redes sociais, Google Adwords, entre outros.
Conheça os diferentes termos do Marketing Digital
O que é CPM?
CPM significa Custo por Mil. Esta métrica condiciona a cobrança ao momento em que seu anúncio atinge mil impressões.
Neste tipo de custo, a interação com o anúncio é desconsiderada, pois importa apenas o número de usuários que o visualizaram. Ou seja, em muitos casos você poderá investir, porém sem a garantia de interação ou conversão.
O CPM é indicado quem deseja trabalhar o posicionamento de uma marca, com o intuito de atingir um grande número de pessoas.
O que é CPC?
CPC é o Custo por Clique. Isso significa que você só será cobrado quando o usuário clicar no seu anúncio. Este é o tipo de cobrança mais usado em campanhas pagas.
O CPC é indicado para quem deseja entender melhor o perfil comportamental do público, para o qual está divulgando, além de seu interesse pelo produto oferecido. Também é um método onde você tem total controle sobre os gastos da campanha, pois você consegue definir a quantidade de cliques desejados e obter o custo da campanha antecipadamente, através do CPC Médio.
Falando nisso, vamos abordar alguns termos sobre o CPC, que podem te ajudar a entender melhor essa métrica:
- O CPC Máximo é o maior valor que você está disposto a pagar por um clique.
- O CPC Real, como o próprio nome já diz, é o valor real que você pagou por um clique.
- E o CPC Médio é o valor médio que você investiu no seu anúncio. Ele é calculado através da divisão do custo total de cliques pela número total de seus cliques.
O que é CPA?
CPA significa Custo por Aquisição. Isso significa que você só paga quando o objetivo da campanha é alcançado. Este objetivo pode ser a realização de uma venda, o preenchimento de um formulário, o download de um arquivo, entre outros. O fato é que só há cobrança se houver uma ação do usuário, previamente estipulada pelo dono da campanha.
O CPA é indicado para empresas que possuem uma probabilidade de adquirir clientes fidelizados através da conversões geradas pela campanha.
Qual tipo de métrica escolher?
A escolha pela precificação de um anúncio vai depender do seu objetivo e do valor disponível para investimento.
O ideal é realizar testes e verificar qual formato atende melhor às suas necessidades.
Escolha canais que te dê a garantia de bons resultados e que estejam em contato com seu público ideal. E através dos resultados, você pode afunilar e determinar melhor qual é o comportamento da sua persona. E assim melhorar os anúncios futuros.
Se você tem interesse em promover algum produto, no nosso blog existem várias dicas e instruções para você escolher: