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Você já ouviu falar em marketing de relacionamento? Inclui ele nas estratégias de venda do seu negócio? Se sua resposta foi “não”, é hora de virar a chave e focar nisso. Afinal, seja por meio de contato virtual ou presencial, a maioria das pessoas aprecia o bom atendimento e relacionamento prestado pela marca durante o processo de compra, sendo eles, muitas vezes, fatores decisivos para fechar uma venda. 

 

Philip Kotler mesmo já dizia que manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo. Isso porque até que um cliente finalize um pedido na sua empresa, toda uma jornada é percorrida, incluindo várias etapas que necessitam de um investimento. Por exemplo, se você deseja atrair um potencial cliente para o seu site, será preciso investir em Marketing Digital, campanhas de anúncio, envios de e-mail marketing, estar presente nas redes sociais, entre outros. 

 

Mas quando a empresa  já tem os dados de contato dos consumidores e há um (pré) relacionamento construído, o “custo da venda” sai mais barato, já que o esforço para reverter uma nova venda é menor. Nesses casos, é o fortalecimento de vínculo que precisa ser trabalhado, pensando sempre em gerar a melhor experiência possível para cada consumidor. Afinal, um cliente satisfeito e feliz indica seus produtos/serviços organicamente ao seu círculo social, se tornando um verdadeiro embaixador da sua marca a um custo zero.

 

Achou interessante até aqui? Então continua com a gente, porque escrevemos este texto para falar especialmente da visão que o produtor deve ter em relação às estratégias de marketing de relacionamento,  e que podem ajudá-lo a trilhar um caminho rumo ao sucesso do bom relacionamento com o cliente — e consequentemente aumentar suas vendas.

 

Na semana passada, em atenção ao mês do consumidor, a Monetizze realizou uma live com a gerente de Growth, Mari Marçal, com o tema “Como o cuidado com o cliente pode aumentar as suas vendas”. Nela, a Mari contou um pouco sobre o período em que atuou como gerente de afiliados no mercado digital, e o quanto o relacionamento com o cliente era (e ainda é) uma peça fundamental do marketing digital para ter sucesso e vender mais

 

O assunto gerou tanto interesse que trouxemos esse conteúdo para cá, para mostrar o quanto essa estratégia de venda relacionada ao cuidado com o cliente vale a pena para ter sucesso e aumentar as vendas online. 

 

Tá pronto para saber mais? Então continua com a gente.

 

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Por que investir no marketing de relacionamento

 

Para estar à frente de um é necessário ter sabedoria na hora de investir nas melhores estratégias para manter um produto em alta num mercado onde tudo muda muito rápido. Afinal, ser visto como primeira opção dos consumidores tem sido o maior desafio entre os empreendedores em meio a tanta concorrência. 

 

E conseguir ser presente na vida do cliente, além de gerar credibilidade ao produto, aumenta a taxa de recompra e possibilidades de novas compras. Assim, como ter estratégias e ferramentas bem definidas em funcionamento, proporcionam a hora certa para entrar em contato com ele. 

 

Por exemplo:

Digamos que você seja um produtor do ramo de encapsulados, e o seu cliente realizou uma compra que tem durabilidade de 60 dias. O que você faz com a chegada deste prazo?

 

Quando se tem uma estratégia de marketing de relacionamento bem alinhada, o produtor consegue acompanhar e antecipar a necessidade do seu cliente, aumentando a possibilidade de recompra. Ou seja, quando o prazo da compra do seu cliente estiver se aproximando, você pode entrar em contato com ele oferecendo uma nova leva do produto, ou mesmo oferta de produtos similares para dar continuidade e estender o ciclo de compra do consumidor na sua loja.

 

Ficou mais fácil agora?

 

No entanto, é preciso ter em mente que esse bom relacionamento deve partir, não só do produtor, mas também das suas frentes de divulgação, como afiliados, gerentes de tráfego e outros impulsionadores que possam estar envolvidos nas campanhas referentes ao produto como estratégia de venda. E é disso que vamos falar no próximo tópico.

 

Marketing de relacionamento não é foco só do produtor

 

Quando se tem um produto no mercado digital, a intenção é divulgá-lo em diferentes canais para aumentar o engajamento e, consequentemente, realizar mais vendas. Para isso, nada melhor que investir em impulsionadores, como afiliados, gerente de afiliados, agências de marketing, entre outras opções, que vão promover o seu produto, aumentando o seu volume de vendas. 

 

Com diferentes conhecimentos e perfis de mercado, esses impulsionadores vão ter a sua própria maneira de divulgar sua marca. Por isso, para manter o bom relacionamento com os clientes é importante que todos conheçam muito bem o produto que estão vendendo, além de compartilharem da cultura “customer centric” (cliente no centro) em suas ações. 

 

O “customer centric” contribui para manter uma relação de longo prazo ajudando nas questões relacionadas à lucratividade e aumento das vendas do produto. Inclusive, na live realizada, Mari Marçal cita algumas estratégias importantes a se trabalhar para que isso aconteça. 

 

Entenda os benefícios trazidos por essas estratégias a seguir.

 

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Estratégias de marketing de relacionamento para você aplicar

 

Para criar relacionamento com o cliente, a interação deve acontecer desde a porta de entrada. A partir do primeiro contato feito entre cliente e produto, toda a comunicação que vai levá-lo até a página de checkout para efetuar a compra é importante. E nós não queremos que ele desista no meio do caminho, não é mesmo? Por isso as estratégias de marketing de relacionamento são tão essenciais.

 

Veja abaixo algumas das estratégias que podem te ajudar a se manter presente na memória do cliente em diferentes momentos da sua jornada, e entenda por que é fundamental explorar cada uma delas em seu produto. 

 

Upsell

O upsell é uma boa estratégia para utilizar como forma de aumento do ticket médio para o seu negócio, pois assim que o cliente finaliza a compra do produto principal é oferecido a ele outro produto mais completo e com maior valor, que agrega ao primeiro produto comprado. 

 

No upell, a mensagem passada para o seu cliente é de que existe uma preocupação da sua marca em proporcionar melhores experiências para ele, e por isso ele merece um “upgrade” no seu produto.

 

Order bump

A estratégia de order bump pode ser bem utilizada no aumento de receita do produto, pois se o cliente está para finalizar a compra e vê a oferta de outro que também pode lhe ser útil, as chances de aproveitar para comprá-lo, são maiores por ele já estar anunciado ali. 

 

Nas estratégias de order bump, é a lógica da antecipação de necessidade que rege. O cliente se sente compreendido pela marca já que lhe é oferecido um produto que ele não estava procurando ativamente, mas que tem familiaridade com o seu perfil de consumo.

 

Recuperação

Seu cliente emitiu um boleto mas não realizou o pagamento? É hora de utilizar a estratégia de recuperação para conseguir ajudá-lo. Para isso, faça contato por meio de ferramentas de comunicação, para entender o motivo da compra ainda não ter sido finalizada. Isso gera no cliente, credibilidade e confiança em relação ao produto. 

 

Recompra 

Ofereça cupons de desconto e outros tipos de benefícios que vão estimular o cliente a comprar seus produtos novamente. Assim, você os mantém com maiores chances de continuar comprando, além de caminhar rumo à fidelização, criando clientes promotores. 

 

Nesses casos, a sensação é que o cliente é especial para a sua marca, já que recebe condições diferenciadas na compra de produtos.

 

Funcionalidades que te ajudam no marketing de relacionamento

 

O que está achando do conteúdo até aqui? Esperamos que esteja gostando de aprender a importância do relacionamento com cliente para que suas vendas possam deslanchar no mercado. 

 

Até o momento enfatizamos como o processo de construir um marketing de  relacionamento com os clientes é importante para resultados que impactam nas vendas online. Por isso,  para contribuir com as estratégias que você aprendeu até aqui, vamos falar de funcionalidades que podem ser um facilitador na vida do produtor mantendo a excelência e frequência no bom atendimento com os clientes. Bora saber mais? 

 

E-mail marketing 

O e-mail é uma ferramenta essencial para se manter próximo dos clientes. Por ele, é possível informar sobre novos produtos, promoções e novidades, funcionando assim tanto como estratégia de venda, quanto como um canal de comunicação com seus clientes. 

 

[Veja: 10 Dicas para Você Utilizar na Hora de Criar Seu Email Marketing]

 

SMS

A ferramenta de SMS pode ser muito bem utilizada para se comunicar de maneira personalizada, além de ter um ótimo custo benefício para as empresas. Você pode informar sobre questões relacionadas a transação cancelada, emissão de boletos, entre outras informações que podem ser deixadas de forma automática para que o cliente receba após uma ação específica.  

 

Minhas Compras 

Na Monetizze existe uma página chamada “Minhas compras”, que é exclusiva para clientes de nossos produtores. Por ela, eles conseguem consultar todas as compras que foram realizadas na plataforma, se informar sobre os produtos comprados e principalmente ter suporte necessário para contato com o produtor, proporcionando a segurança no acesso. 

 

Membertizze Play 

A Membertizze Play é uma plataforma para hospedar conteúdo audiovisual de forma simples, fácil e gratuita. Com ela o cliente consegue interagir com o produtor por meio de comentários e outras interações. Ter uma plataforma segura para ele acessar o conteúdo, promove uma boa entrega de valor gerando confiança no cliente para efetuar novas compras com você. 

 

[Por que escolher a nova Membertizze como sua Área de Membros?]

 

Whatsapp no checkout

Se o cliente chega no checkout e ainda tem alguma dúvida antes de efetuar a compra, ele encontra no checkout o contato que o direciona para um WhatsApp, onde ele vai ter toda assistência necessária para dúvidas relacionadas ao produto antes de finalizar a compra. 

 

Whatsapp recuperação

Está ligado à estratégia de recuperação onde o WhatsApp se torna o canal escolhido para se comunicar diretamente com o cliente em casos necessários, como 

 

[Como vender pelo WhatsApp e aumentar significativamente seus lucros]

 

Conclusão

 

Conseguiu entender como o marketing de relacionamento é uma peça importante da jornada do cliente?  

 

A partir do momento que você conhece o cliente e cria um relacionamento com ele, proporciona credibilidade e confiança que o fidelizam ao seu produto. Invista no relacionamento a longo prazo como estratégia de venda e garanta seu produto nas melhores posições do mercado. 

 

Agora é hora de aproveitar para implementar todas essas dicas e sentir na prática, o quanto o relacionamento com o cliente é tudo o que você precisava para impulsionar, ainda mais, suas vendas no mercado. 

 

 

 

Para mais informações sobre esse e outros assuntos, continue nos acompanhando em nossas redes sociais. 

 

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