Já pensou que o pixel de rastreamento pode te dar várias ideias para a produção dos seus conteúdos?
Pois é, com os dados fornecidos pelo pixel você vai conseguir produzir conteúdos mais precisos e assertivos para os seus clientes.
Por isso, confira neste artigo as melhores dicas para extrair informações do seu pixel de rastreamento e transformá-las em conteúdos que vendem!
Vamos conferir?
O que é o pixel de rastreamento?
O pixel de rastreamento é um código em forma de imagem 1×1, que é inserido nas páginas de qualquer site com o objetivo de mostrar informações importantes sobre o acesso dos usuários.
Com ele é possível identificar, junto a página de anúncios que utiliza, quando algum usuário acessou o site, sendo capaz de detectar algumas ações específicas, como quem clicou, o que viu e até quem finalizou a compra.
Dessa forma, tais informações ficam a disposição para que sejam usadas a seu favor e, assim, aplicá-las em outras estratégias.
Como usar o pixel de rastreamento como estratégia da produção de conteúdo?
Agora que você já sabe o que é o pixel de rastreamento, vamos entender como aproveitar as informações geradas por ele para produzir os conteúdos?
Como dito acima, o pixel consegue rastrear as ações dos usuários que acessaram determinado site. E é a partir dessa informação que será possível construir conteúdos que conquistem esse público.
Para usar o pixel de rastreamento, você precisa inseri-lo no HTML da página/site que deseja coletar informações. Assim que ele é instalado, serão exibidas as páginas acessadas e os eventos de conversão/visualização de conteúdo acessados pelo usuário.
Dessa forma, você saberá quais informações estão atraindo os clientes e, também, quais ações estão sendo mais realizadas pelo usuário.
E são essas informações que você poderá usar para construir seus conteúdos, pois já sabe que esse conteúdo teve um bom alcance.
Ou seja, a partir dos relatórios que o pixel de rastreamento enviar, você poderá se basear nessas informações e características para produzir novos conteúdos.
Por exemplo, para usar o pixel de rastreamento no Facebook Ads, você precisa inseri-lo no HTML da página que deseja que as pessoas acessem e, em seguida, criar um anúncio ao qual irá veicular essa página.
Ao criar o anúncio, será necessário inserir informações do público que deseja atingir como local, idade, gênero e interesse. Quando o usuário clicar no anúncio, ele será direcionado para a página que foi inserido o pixel de rastreamento, onde irá coletar todas as ações que ele exercer no site, enviando posteriormente um relatório completo com essas informações.
Dessa forma, você saberá quais anúncios estão sendo os mais clicados e poderá usar essas informações ao seu favor, pois já sabe que o anúncio criado baseado em tais informações teve muitos cliques.
Separamos alguns exemplos, veja:
Como usar essas informações a seu favor?
Se um dos seus anúncios mais clicados tem como ponto em comum a localização dos usuários, essa é uma informação importante, pois se você sabe onde está a maior parte da sua audiência, porque não criar conteúdos específicos para eles?
Invista na criação de conteúdos locais, onde vai atingir um público em específico. Por exemplo, aproveite datas que são comemoradas neste lugar e ofereça promoções exclusivas, cupons de desconto ou frete grátis para a região.
Outra possibilidade é fazer parceria com influenciadores da região que podem promover a marca nas redes sociais e alcançar um número maior de novos clientes.
Assim, você envolve esse público específico e trabalha estratégias mais assertivas.
E a característica de idade e gênero ajudam no conteúdo?
Com toda certeza, essas duas informações são extremamente importantes!
Sabendo a idade do seu público, você pode desenvolver uma linguagem adequada a eles, podendo ser formal ou informal, descontraída e até usando termos específicos.
Além disso, se você for afiliado, poderá escolher novos produtos para promover que estejam ligados a essa faixa etária, considerando que você tem um público dessa idade.
Já a informação de gênero também pode ser usada para criar conteúdos para campanhas específicas e aproveitar ao máximo as datas sazonais.
Conclusão
Você já sabia da possibilidade de usar as informações fornecidas pelo pixel de rastreamento para produzir seus conteúdos?
Agora, é buscar essas informações que podem te ajudar a entregar ainda mais valor ao seu cliente e ser mais uma estratégia que vai acelerar os resultados do seu negócio digital.
Se quiser conferir um conteúdo completo sobre marketing de conteúdo, temos um artigo em nosso blog ensinando como utilizá-lo ao seu favor.
Caso tenha dúvidas é só deixar nos comentários que nós te ajudaremos!