Pular para o conteúdo

O marketing de conteúdo vem sendo, já há algum tempo, utilizado pelas empresas como uma forma de atrair, converter e encantar seus clientes.

Mas afinal, você sabe o que é marketing de conteúdo? Como ele pode te ajudar? Por que implementá-lo no seu modelo de negócio?

É sobre isso tudo que vamos tratar neste post.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo

Resumidamente, o marketing de conteúdo é uma forma de atrair possíveis clientes criando conteúdos relevantes e que gerem valor e percepção da sua marca para eles.

Portanto, o marketing de conteúdo consiste na produção do conteúdos que sejam interessantes para o seu público alvo.

Para entender um pouco mais a importância dessa estratégia, é preciso acompanhar as evoluções que ocorreram ao longo do tempo no que se refere ao marketing.

Já faz algum tempo que os anúncios interruptivos têm sido cada vez mais rejeitados pelas pessoas de uma forma geral.

Se voltarmos no tempo, há uns 15 anos, a maioria das pessoas não tinha como escolher as informações que iriam consumir.

Se você quisesse ver o jornal, teria que em algum momento assistir aos comerciais que eram exibidos.

Hoje o Youtube, Netflix, Amazon Prime, dentre outros, permitem que os seus usuários escolham o que desejam ver sem serem interrompidos por publicidades indesejadas.

Inclusive, o crescimento destas empresas fez com que os índices de audiência das grandes emissoras despencassem.

Como você já deve ter percebido, as transmissões nas redes de TV ainda continuam a ter audiência e a publicidade interruptiva continua sendo consumida.

Um jogo de futebol é transmitido ao vivo, portanto, a audiência dele precisa acompanhar em tempo real. Dessa forma, a publicidade interruptiva e agressiva continua fazendo sentido. Mas de fato ela vem perdendo espaço.

Isso acabou por gerar um fenômeno interessante: o das pessoas poderem escolher quais os comerciais ou publicidades querem consumir.

O Youtube é uma prova disso. Ele começa um comercial, mas deixa que você o “pule” caso não te interesse.

Entretanto, não podemos falar de marketing de conteúdo sem antes explicarmos o que é o Inbound Marketing.

O que é o Inbound Marketing

Marketing de Conteúdo

Basicamente, inbound marketing é o marketing de atração.

Ele se difere do marketing tradicional na medida em que elabora estratégias para que os possíveis clientes venham até a sua empresa atraídos por algo que gere valor.

Imagine como seria bom se você não precisasse procurar seus clientes, se eles simplesmente viessem até a você?

Obviamente que o negócio não é simples assim. Você não vai ficar sentado e contar com novas vendas.

Para que isso ocorra, é necessário muito trabalho da sua parte. O que difere é a forma que este trabalho será feito e como ele irá impactar as pessoas.

Temos uma matéria sobre inbound marketing bastante interessante, vale a pena a leitura se você quiser conhecer de uma maneira mais ampla o seu significado.

Por que eu devo utilizar estratégias de Marketing de Conteúdo?

O principal motivo é por que ele funciona.

Pode parecer uma resposta muito superficial, mas vamos aos dados fornecidos pela pesquisa da Content 2019, realizada pela Rocket Content, a principal empresa de consultoria em marketing de conteúdo da América latina.

  • 64,5% das empresas adotam o marketing de conteúdo como prática frequente.
  • 51,3% possuem um blog.

Para que fique mais claro o que seria o marketing de conteúdo, vamos dar alguns exemplos.

  • Blogs.
  • E-books.
  • Postagens em redes sociais que contenham conteúdo relevante.
  • E-mail marketing.

Vale ressaltar que existem outras formas de promover o marketing de conteúdo. Estes só são alguns exemplos para ficar mais claro sobre o que estamos falando.

Fora esses dados, vamos te dar bons motivos para que você adote estas estratégias.

Cria Relacionamento.

Suponhamos que você tenha um blog que fale sobre receitas culinárias.

Claro que quando você pensou em criar esse blog, você pensou na sua audiência.

E para que isto dê resultados, é necessário que você defina a sua persona. Se as receitas que você publicar atenderem os anseios dela e forem relevantes, certamente ela irá assinar sua newsletter para receber todo novo conteúdo que você postar.

Dessa forma você cria relacionamento e a sua marca ou empresa passa a fazer parte da vida das pessoas.

Gera novas oportunidades de negócio trazendo novos leads.

Marketing de conteúdo

É muito mais fácil fazer negócio com quem já se relaciona com você ou a sua marca de alguma maneira.

Se você fosse comprar uma panela, preferiria sair escolhendo uma aleatoriamente ou ouviria sua mãe te dizer que determinada marca, que ela usa ela há anos, é ótima?

Certamente você optaria por considerar a sugestão da sua mãe.

Quando você cria relacionamento através do marketing de conteúdo, gera novas oportunidades de negócio partindo do princípio da confiança.

Isso é o que se chama no marketing digital de gerar leads.

Leads são pessoas que são potenciais consumidores do produto ou serviço que você comercializa.

Trabalhar com um lead que já se relaciona com a sua marca através do marketing de conteúdo acaba por gerar novas oportunidades de negócios.

Aumenta o engajamento dos usuários com a sua marca.

O marketing de conteúdo está fortemente, se não totalmente, vinculado à internet.

E nos dias atuais, uma empresa que não está presente na internet diminui drasticamente sua visibilidade, e consequentemente, os seus resultados.

Quando você oferece aos seus clientes ou a sua audiência algo que realmente interessa a eles, você aumenta o engajamento deles com a sua marca.

O engajamento é nada mais do que a interação das pessoas com as ações que a sua empresa toma.

Quando alguém compartilha uma publicação da sua empresa, assina a newsletter do seu blog, se inscreve no seu canal no Youtube, ela está engajando com a sua marca.

O marketing de conteúdo aumenta o seu engajamento se o que você produzir for realmente relevante.

Aumenta a visibilidade da sua marca.

marketing de conteúdo

Quanto maior for o seu engajamento, consequentemente será maior a visibilidade da sua marca.

Os próprios algoritmos do Facebook trabalham dessa forma. Se a publicação de uma página tem um alto índice de engajamento, a chance de ela aparecer no feed de notícias de outras pessoas é muito maior.

E a resposta do porquê isto ocorre é o que já dissemos antes: relevância.

Se é relevante, se as pessoas interagem, se há compartilhamentos, é por que há grande possibilidade de outros usuários se interessarem pela sua postagem.

Mas vale a pena ressaltar que isso não vale apenas para o Facebook. O mesmo ocorre no Instagram, Youtube e até com as suas postagens em blogs.

Conclusão

Conforme vimos neste post, os números dizem: se você não pensa em utilizar o marketing de conteúdo, está na hora de começar a pensar.

Vendas são sempre vendas. Não interessa o meio por onde elas são feitas. As vendas sempre irão gerar resultados.

Entretanto, se você produz conteúdo, se relaciona, dá feedback, você vende mais de uma vez para a mesma pessoa.

E ninguém compra novamente em algum lugar se não estiver satisfeito.

Satisfação gera valor, valor gera indicação e indicação gera novas vendas para novos clientes que podem se fidelizar.

Percebe como o marketing de conteúdo pode se tornar um ciclo de bons resultados para o seu negócio?

Então, não pense duas vezes: marketing de conteúdo já é uma realidade, e também é o futuro.

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