Você já ouviu falar em nicho de mercado? Já precisou escolher um nicho para começar a empreender? Conhece a diferença entre nicho e micro nicho?
Se você respondeu “não” para as questões acima, você precisa continuar lendo este conteúdo.
Hoje falaremos sobre nicho de mercado e como escolher o melhor para você, no mercado de afiliados.
Vamos lá?
O que é um nicho de mercado?
Chamamos de nicho de mercado a segmentação de um determinado público, sendo que as pessoas que compõem esse público possuem um perfil e interesses em comum.
Se você acompanha nossos posts, já deve ter lido sobre segmentação, público-alvo e persona. O que eles possuem em comum com o nicho de mercado? Todos focam em um grupo específico de pessoas com o objetivo de atrair aquele perfil de clientes.
O nicho pode ser considerado amplo ou específico – se você estudou sobre a diferença entre público-alvo e persona vai entender melhor essa diferença. Exemplos de nichos voltados para o marketing digital:
Amplo: conteúdo sobre marketing digital.
Específico: conteúdo sobre marketing digital voltado para o mercado de afiliados.
Viu a diferença? Enquanto o primeiro pode abordar várias áreas no marketing digital, o segundo foca apenas no mercado de afiliados.
Se você consegue definir o seu nicho de mercado, será bem mais fácil criar a sua persona.
O nicho de mercado da Monetizze é considerado amplo, pois existem produtos para diversos públicos.
E o que são micro nichos?
Além do nicho amplo e do específico, temos também o micro nicho. Ele seria uma parcela ainda menor que é tirado do específico, ou seja, vamos repartir um pouco mais esse pedaço de pizza.
Vamos voltar ao exemplo do nicho do marketing digital.
Nele, falamos que o específico é voltado para conteúdos de marketing digital voltado para o mercado de afiliados. Neste caso, o micro nicho seria: conteúdos de marketing digital para afiliados iniciantes.
Viu como segmentamos ainda mais o nosso nicho? É assim que funciona caso queira trabalhar com um micro nicho.
Quanto mais exato a descrição do produto que você está vendendo, mais perto você chegará de um grupo seleto de pessoas que possuem real interesse no que está sendo ofertado.
Como escolher um nicho no mercado de afiliados?
Para que você acerte na escolha do seu nicho, temos algumas recomendações importantes para compartilhar. São elas:
Liste os temas que você domina
Para se tornar um produtor ou afiliado de sucesso, é preciso conhecer o produto que está vendendo e ter domínio sobre o que está oferecendo ao cliente. É muito importante que, tanto produtores quanto afiliados, saibam responder às dúvidas de seus clientes.
Por isso, antes de qualquer outra ação, você deve listar os temas que tem conhecimento e que se vê falando sobre para outras pessoas. É um conteúdo que você domina? Você compraria este produto? Você acredita no potencial daquele conteúdo? Então ele pode entrar para sua lista.
Feito isso, você terá ótimas opções em mente e poderá passar para a próxima etapa.
Pense no seu objetivo e o que é preciso para alcançá-lo
Qual é o objetivo que você busca alcançar ingressando em um desses nichos que você listou? Provavelmente, é se tornar referência no mercado e realizar muitas vendas. E o que será preciso para atingi-lo?
Comece a buscar, dentre as opções que você possui, quais possuem maior potencial para te ajudar nessa jornada.
Você pode realizar buscas através de palavras-chave, para descobrir quais dos nichos selecionados possuem maior potencial de crescimento.
O Ubersuggest é uma ótima opção para realizar essas buscas, e te ajudará nesse processo. Também existem outras formas de fazer pesquisa por palavras-chave, até mesmo pelo próprio Google, e de forma bem simples.
Faça pesquisas, muitas pesquisas
A pesquisa é uma parte fundamental para definir o seu nicho de mercado. Afinal, você precisa saber se ele tem perspectiva, não é?
Avalie a oferta versus procura do seu nicho, assim você saberá se o número de pessoas interessadas é relevante e se existem muitos outros produtores e afiliados seguindo este ramo.
Como posso realizar essa pesquisa?
Encontre pessoas que demonstraram interesse no nicho que você escolheu, assim você irá entender suas necessidades, as prioridades na hora de adquirir um produto e até mesmo saber mais sobre os concorrentes que poderá te ajudar na definição do seu diferencial.
Essa pesquisa pode ser feita através de enquetes, ou um formulário online, ou também pode ser presencialmente abordando pessoas em um ponto estratégico – para o mercado de afiliados a primeira opção acaba sendo mais interessante.
Com os resultados você conseguirá ter uma perspectiva do que o público daquele nicho gostaria de adquirir. Isso não te ajudará apenas na escolha do nicho, como também a conhecer melhor seus clientes.
Aproveite para fazer uma busca sobre o nicho específico e o micro nicho, talvez ali você encontre opções mais interessantes do que pesquisando apenas um nicho amplo.
Encontre nichos com grande procura e pouca oferta
Não é porque não tem gente falando sobre algo que isso não tenha relevância. Pelo contrário, se você vê potencial em um determinado nicho que pode se tornar uma tendência, talvez seja a sua oportunidade de começar algo exclusivo.
Claro que isso requer pesquisa, pois para que esse nicho dê certo, deve ter grande procura. Do contrário, você estará perdendo seu tempo e se afastando do seu objetivo.
Ao fazer a busca por palavras-chave, como citamos acima, você consegue mensurar a procura por cada nicho. Você pode até encontrar produtos parecidos, mas aí entra a nossa próxima etapa: o diferencial que você oferecerá.
Qual o diferencial que você pode oferecer?
O mercado de afiliados é bastante amplo, mas existem alguns nichos mais procurados por produtores e afiliados.
Se o nicho que você busca é um desses, você precisará encontrar um diferencial que faça com que seu produto se destaque entre tantos outros.
Para encontrar o seu diferencial você precisa conhecer seus concorrentes e, claro, o seu produto. Além disso, é muito importante entender o problema do seu cliente para poder oferecer a melhor solução.
Assim que tiver essas informações, você já pode começar a pensar no diferencial do seu produto. Pode ser um bônus que você irá oferecer, descontos ou acessos exclusivos para demais conteúdos. Apenas garanta que seja algo realmente atrativo para o cliente.
Tenha uma etapa de testes
Nem tudo que é feito na teoria funciona da mesma forma na prática, por isso é importante reservar um período de testes para o seu produto. Assim, você consegue analisar o seu desempenho no nicho que você escolheu.
Que tal criar um produto teste ou, como também é chamado, um piloto? Assim, você consegue coletar alguns dados que te ajudarão na tomada de decisão.
Oferecer pesquisas também é uma ótima forma de coletar a opinião do seu público e entender melhor o que ele está buscando e se você está oferecendo a solução desejada.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é um nicho de mercado e como escolher o seu, chegou a hora de colocar em prática. Comece criando sua lista e siga os demais passos que citamos neste post.
Lembre-se, não adianta escolher um nicho porque outras pessoas realizaram muitas vendas com ele. Existem muitas outras questões por trás desses resultados, como estratégias de marketing, conhecimento do assunto, grau de referência no mercado, e muito mais.
Ficou alguma dúvida? Deixa pra gente nos comentários 🙂