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Ranqueamento no Google - Dicas de SEO para alcançar a excelência

O marketing digital é o principal motor do mercado de afiliados, e é o que garante boa parte das vendas. Você já deve saber que ele abrange diversas estratégias e táticas que são utilizadas em conjunto para que você consiga alcançar os seus objetivos, seja de conversões, vendas, inscrições, dentre outros.

Uma das técnicas mais conhecidas, e que garante que o seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade sem a necessidade de investir em tráfego pago,  é o SEO. Por isso, pensando em melhorar seu ranqueamento no Google e em outros motores de busca, separamos algumas dicas para você.

Vamos conhecê-las?

Ranqueamento no Google – Dicas de SEO para alcançar a excelência

Ranqueamento no Google - Dicas de SEO para alcançar a excelência

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português, significa Otimização para motores de busca. 

Essa estratégia é feita através de um conjunto de técnicas e configurações que você pode aplicar no seu site para que ele seja reconhecido pelos motores de busca, como o Google.

Além disso, você consegue aplicá-las de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir seu dinheiro em anúncios. 

Essa otimização pode ser feita de diferentes formas. Pode ser dentro do próprio texto, nas configurações do seu site e até na maneira como as imagens são inseridas e nomeadas nos conteúdos.

Quanto mais otimizado é um site, mais chances ele tem de aparecer na primeira página dos resultados das pesquisas. 

Mas por que é tão importante esse destaque?

Pense na página do Google no momento em que você faz uma pesquisa. Quantas vezes você preferiu clicar nos primeiros links disponíveis do que passar para as próximas páginas de busca?

Acredito que bem poucas, não é?

Por isso, ter um SEO qualificado pode fazer toda a diferença nos resultados do seu site.

Para o mercado de afiliados, essa prática é essencial. Afinal, estamos lidando com um empreendimento digital e que depende do ranqueamento para atrair novos Leads.

Dicas de SEO para melhorar seu ranqueamento no Google

Agora que você já entende a importância do SEO para o marketing digital, vamos conferir algumas dicas que irão te ajudar neste processo?

Conheça as dores do seu público

No mercado de afiliados é comum vermos vários produtores de conteúdo que trabalham com blogs, e-mail, redes sociais e demais fontes de tráfego. 

Essas pessoas estão produzindo esses conteúdos para ajudar seu público, não é? Agora imagine, como você poderá falar sobre uma solução se não conhece o problema?

Por isso, procure conhecer a sua persona antes de qualquer outra coisa. Assim, você saberá por onde começar e ainda poderá usar essa informação em sua estratégia de marketing.

Pesquise por palavras-chave

Na primeira dica falamos sobre conhecer a dor do seu público. Após ter obtido essa informação ficará mais fácil fazer a busca pelas palavras-chave ideais. Elas são o principal instrumento de uma pesquisa e podem conter uma ou mais palavras em sua composição.

Sabe aquela pesquisa rápida que você faz no Google? Os resultados que você recebe estão sempre relacionados com as palavras-chave pesquisadas por você e escolhidas pelo editor do site na hora de produzir um conteúdo.

Acertando na seleção das palavras, as chances de alcançar boas posições podem aumentar.

Mas como faço uma pesquisa de palavras-chave?

Existem várias ferramentas que te auxiliam nessa tarefa, até mesmo o próprio Google pode te ajudar. 

Na imagem abaixo, escrevemos a palavra-chave “mercado de afiliados” e ao acrescentar um * você consegue obter as frases mais buscadas que envolvam a palavra que você digitou.

Essa informação pode te ajudar a definir um título, que também é um ponto importante para o SEO, e a descobrir o que seu público mais se interessa em saber.

Continuando com o Google, temos o Trends que te ajudará a acompanhar as tendências do momento. Através de dados, você receberá todas as informações para se manter antenado e oferecer exatamente o que está sendo procurado pelo seu público. Aprenda como usar o Google Trends e você verá uma diferença em seus resultados.

Ranqueamento no Google

Você também pode usar o Ubersuggest, que é uma ferramenta gratuita para saber quais são as palavras-chave mais buscadas, nível de dificuldade de cada uma delas e muito mais.

Para mostrar como funciona, pesquisamos a palavra-chave “marketing digital”. Assim que a busca é feita você recebe o resultado do número de buscas, a dificuldade daquela palavra para o SEO, dificuldade paga e custo por clique.

E não se assuste, você só pagará pelo clique se for anunciar.

ubersuggest

Além disso, você ainda tem acesso a várias ideias de palavras-chave que o Ubersuggest te oferece. Assim fica mais fácil saber quais são as combinações mais utilizadas.

ranqueamento do google

Trabalhe a otimização também em suas imagens

Utilizar imagens para melhorar a compreensão do conteúdo é uma boa ideia, e o melhor é que elas também podem ser suas aliadas no processo de ranqueamento. 

O Google também faz a busca através das imagens que você disponibiliza, por isso elas também entram nas táticas de SEO.

Os motores de busca ainda não conseguem entender exatamente o que uma foto mostra. Então, você precisa criar uma descrição para fazer com que eles saibam qual o conteúdo destas imagens. Para isso, basta nomeá-las ao inserir no seu conteúdo.

Abaixo, temos um exemplo do WordPress onde é feito o SEO da imagem que você colocará no seu post. Preenchendo os campos “texto alternativo” e “atributo title da imagem” você já garante as chances do seu blog ser encontrado através das suas imagens.

Ranqueamento no Google

Faça link building para atrair mais pessoas

No mercado de afiliados é muito importante estar conectado. E o link building é uma ótima oportunidade para garantir boas parcerias e, com isso, bons resultados.

Não poderíamos falar de SEO sem falar dele, afinal o link building é umas das principais ferramentas que ele oferece.

Ao construir uma rede de links para o seu site, você mostra ao Google que é uma referência e que merece estar nas primeiras posições. Assim como a utilização da palavra-chave ideal, essa estratégia irá te garantir certa vantagem nos mecanismos de busca.

E quanto mais links tiver, melhor. Mas, claro, desde que sejam relevantes e de sites confiáveis. Pense também em não tornar o post cansativo para o seu leitor, por isso utilize a quantidade adequada para aquele conteúdo.

Seus próprios links também funcionam para a identificação do Google, mas tome cuidado para não utilizar o mesmo mais de uma vez no mesmo post.

Conclusão

O SEO possui várias ramificações, assim como em um mapa mental, que juntas possibilitam bons resultados para o seu ranqueamento.

Portanto, é uma área que exige constante aprendizado e aprimoramento daquilo que você já conhece. Colocar em prática as dicas que citamos hoje irá te ajudar nesse processo.

Ficou alguma dúvida? Pode deixar um comentário abaixo que iremos te ajudar.

Até a próxima!

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