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Segmentação no Marketing Digital

Você sabe o que é segmentação e onde ela se encaixa no Marketing Digital?

Se a resposta for não, fique tranquilo, pois é sobre isso que iremos falar no post de hoje.

Essa estratégia pode ser o que está faltando para você alcançar o seu público-alvo, em meio a tantos anúncios e personas diferentes.

Portanto, se você quer chegar em possíveis novos clientes para o seu produto, continue lendo.

Segmentação no Marketing Digital: Como Pode Ajudar nos Negócios

Poucas palavras têm o seu real significado tão bem aplicado no marketing digital quanto a segmentação. 

Então, para sabermos o que ela significa, vamos dar uma pesquisada no dicionário. 

Segmentação: Ato ou efeito de segmentar algo em diferentes partes; divisão, fracionamento, fragmentação.

E é exatamente isto que ela faz no marketing digital, divide em diferentes partes o seu anúncio, ou melhor, fraciona ele.

Portanto, nada mais é do que entregar o seu produto para quem realmente possui aquela demanda, ou para quem realmente está mais propício a adquiri-lo.

Vamos imaginar uma situação para que fique mais claro o entendimento.

Suponhamos que você tenha uma página de vendas que oferece cursos ensinando a fazer doces gourmet. Digamos que você decida anunciar esses produtos em grandes canais de comunicação, como sites ou redes sociais.

Esse anúncio poderá atingir um grande número de pessoas. O problema é que você não conseguirá metrificar quem dessa audiência, de fato, tem interesse em adquirir esse material.

A chance de uma pessoa comprar seus cursos pelo simples fato de que ela viu uma propaganda, é baixíssimo. 

Sendo assim, seria muito melhor se você conseguisse divulgar este anúncio para um grupo de confeiteiros. Eles já estão acostumados a consumir esse conteúdo, logo, a possibilidade desse público se interessar é muito maior.

Utilizamos esse exemplo, mas você já deve ter conseguido imaginar essa situação no seu próprio negócio. Acertei?

Para complementar esse conhecimento, confira algumas vantagens de você segmentar o seu público.

As vantagens de segmentar seus anúncios

Como vimos, é muito mais interessante anunciar para pessoas que sejam potenciais consumidores do seu produto do que para uma grande massa, que não possui objetividade.

E esta é a grande vantagem de segmentar anúncios: você oferta para quem tem muito mais chances de se interessar pelo produto anunciado.

E falando em vantagens, conhecer sua persona e ter ela desenhada é saber exatamente como segmentar os seus anúncios.

A segmentação é, de fato, uma ferramenta muito importante no marketing digital.

Inclusive, um dos benefícios dessa modalidade de marketing é ser muito mais específico do que generalista.

Voltando ao exemplo dos cursos de doces gourmet, há ainda muito mais possibilidades de segmentação. 

As ferramentas de anúncios em redes sociais como o Facebook Ads e o Instagram Ads permitem que você anuncie seu curso para pessoas que curtem ou participam de grupos e publicações relacionado a esse nicho.

Mas existem diversas outras formas de segmentação que a maioria das ferramentas de anúncios permitem, vamos analisá-las.

Tipos possíveis de segmentação

Por Geolocalização 

Suponhamos que você venda encapsulados, mas que ainda não tenha nacionalizado as suas operações. Neste caso, não faz sentido que você anuncie para outros estados nos quais ainda não faz entrega.

Sendo assim, é possível fazer a segmentação por geolocalização, que permite os seguintes filtros:

  • Município que deseja que seja divulgado;
  • Estado;
  • País;
  • Proximidades. Por exemplo: anunciar para um raio de 3 km da sede da sua loja física.

Por situação Socioeconômica

Leva em consideração o ser social e suas condições econômicas, são segmentados fatores como:

  • Escolaridade;
  • Ocupação profissional;
  • Cursos complementares;
  • Orientação política.

Por hábitos comportamentais

Esta segmentação analisa o comportamento do cliente e como ele interage nas redes sociais.

  • Grupos que a pessoa participa;
  • Tipos de publicações que ela interage;
  • Páginas que ela segue;
  • Entre outros.

Conclusão

“A propaganda é a alma do negócio.” Entretanto, não é eficiente divulgar seus produtos apenas por divulgar. 

Isto, além de não gerar os resultados esperados, pode também fazer com que a sua empresa seja simplesmente esquecida.

Tudo requer um planejamento e uma estratégia bem montada.

Ser assertivo é uma das características fundamentais do marketing digital. E a segmentação está aí para garantir que você alcance a persona da sua marca e lhe traga bons resultados.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário pra gente que ficaremos felizes em ajudar.

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Até a próxima!

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