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As Startups são organizações de inovação. São elas que movimentam o mercado da tecnologia, sempre levando novas táticas de negócio e ideias diferentes.

Por isso, já percebemos que podemos aprender bastante com as Startups, certo?

Vamos entender primeiramente como elas funcionam.

Quais são as principais características de uma Startup?

Para que o conceito dessas empresas fiquem ainda mais claros para você, vamos explicar algumas coisas.

Primeiramente, o termo Startup vem da língua inglesa e significa o ato de começar algo. Por isso, o nome têm uma associação com a ideia de inovar e criar produtos e serviços que não existiam.

As Startups são marcadas por empresas jovens, lideradas por pessoas jovens e que detém de uma área de trabalho diferente e uma maior flexibilidade.

Iremos aprender com as Startups e o modelo de negócio que elas têm e tirar insights sobre isso.

Vamos lá?

Metodologia Ágil

A primeira característica é ter uma metodologia ágil. Ou seja, a maneira de acelerar as entregas de um projeto, através da montagem de times multidisciplinares (em que tenham várias pessoas com conhecimentos distintos).

Sendo assim, para este modelo de negócio, eles entendem que trabalhar de forma coletiva para alcançar grandes resultados em um curto espaço de tempo, funciona.

Existem diversos métodos que desenvolvem a agilidade. O Scrum e o OKR são dois deles.

O Scrum é um planejamento e gestão de projetos especificamente de softwares. Nessa modalidade, as tarefas são divididas em ciclos, geralmente mensais, e realiza atividades em conjunto.

Já o OKR é uma metodologia ousada de gestão. Ela possibilita a entrega de resultados através de objetivos chave. Ou seja, através de ciclos (geralmente trimestrais), os objetivos são colaborativos e definidos através de toda a equipe. Isso significa que os objetivos precisam ser ousados e co-participativos.

Mindset de Crescimento

Para empreender, atualmente,é necessário estar atento às mudanças do mercado. E mais do que isso, o psicológico e a maneira de pensar precisam estar alinhadas e preparadas para novos acontecimentos e conhecimentos.

Assim, entendemos a importância que o mindset tem para os modelos de negócio atuais.

Para que você entenda melhor, mindset é a forma de pensar que você tem. E existem duas possibilidades de maneiras de pensar: o mindset fixo e o mindset de crescimento.

O primeiro acredita que as habilidades e competências são natas e não podem ser modificadas com o tempo. Além disso, teme o fracasso e grandes mudanças.

Já o segundo entende que é possível desenvolver conhecimentos, habilidades e dons com o passar do tempo. E que a bagagem de vida pode ser útil para estabelecer mudanças.

Para o modelo de Startups e qualquer negócio inovador, o mindset de crescimento (segunda opção) é o mais indicado. Isso por se tratar e inovações, os riscos são altos e mesmo que exista decisões erradas e pequenos fracassos, essa forma de pensar entende que isso acontece para melhorar.

É a famosa expressão: “aprender com o erro”. Sendo assim, se você quer ter sucesso em seu negócio, a primeira coisa que você precisa entender e mudar é a forma de pensar.

ícones representando o modelo de negócio das startups

Testar sempre

A cultura de teste é muito importante nos negócios digitais, para as Startups e para o mercado de produtores e afiliados. É interessante analisar que os testes fazem com que você tenha um controle maior sobre o seu negócio.

Estudar, planejar, lançar, testar e metrificar fazem parte do empreendedor de sucesso. Sem o planejamento ideal e a execução, o negócio não consegue decolar.

Mas, se você quer ter uma certeza maior do que está lançando e uma segurança no mercado, os testes precisam acontecer. Afinal, você nunca irá saber como faturar mais, se você não testar uma nova maneira, um outro caminho.

Se você quer entender o porque disso, de forma detalhada, nós fizemos um post que fala sobre a cultura do teste no mercado de afiliados, hoje! Confira lá.

Flexibilidade

A flexibilidade é algo que conquista qualquer colaborador. O modelo de negócio das Startups incentiva o crescimento profissional e pessoal do indivíduo e valoriza as questões de saúde dos funcionários.

De qualquer forma, é uma forma muito diferente das tradicionais. Os espaços de trabalho e a flexibilidade proporcionada por empresas deste modelo, podem inspirar os negócios do mercado de afiliados e produtores.

Ser um empreendedor e montar o seu próprio negócio já te faz ter uma flexibilidade automaticamente. Pense bem: você pode se dedicar ao seu empreendimento no horário que você quiser e pode trabalhar de onde quiser e da forma que preferir.

Isso é uma liberdade e tanto, não é?

Mas pense a longo prazo. Se a sua empresa crescer hoje e você precisar contratar diversos funcionários para compor a sua equipe, seja flexível e valorize-o.

É comprovado que o retorno pela reciprocidade é muito maior. Além disso, a saúde mental do seu profissional é algo que você se torna responsável.

 

Bom, essas foram as dicas sobre o que as Startups podem ensinar ao produtor e afiliado! O intuito é que você retire daqui insights que podem ser aplicados em seu negócio.

Te desejamos boas vendas!

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