Pular para o conteúdo
ícones das reações em emojis do Facebook

Se você promove suas campanhas em mídias sociais, é indispensável que você entenda o que é engajamento em Redes Sociais. Certamente você sabe o que é engajamento. Porém, pode ser que não entenda por esse termo.

Engajamento nada mais é do que uma pessoa, ou um conjunto de pessoas, voluntariamente participarem de determinada atividade. Ou seja, interagir com o que foi proposto ali.

Engajamento nas Redes Sociais

Então, na realidade, o engajamento nos aplicativos sociais seguem o mesmo princípio.

Sendo assim, ele ocorre, quando pessoas de forma voluntária, curtem compartilham ou interagem de alguma forma com a sua empresa.

Por isso, é necessário entender que não há mais a possibilidade de não ter a sua empresa na internet. Querendo ou não a sua empresa estará na internet. Seja por vontade própria ou pelos consumidores propagarem a sua marca.

No entanto, o que muda, é que você também estará lá para acompanhar o que falam sobre o seu produto.

Vamos especificar alguns tipos de engajamento que sua empresa pode ter nas redes sociais:

1 – Interação

Basicamente, é quando o usuário tenta alguma forma de diálogo.

Portanto, ele comenta, participa de algum fórum promovido pela sua marca, pede informações, e etc.

Ou até mesmo compartilha o seu conteúdo para a sua rede de amigos. O que interessa nesse modelo, é que ele comente ou faça algo com o seu conteúdo.

2 – Intimidade

São as palavras que os seus usuários utilizam quando interagem com a sua empresa. Portanto, é um medidor psicológico, quase que sensitivo, mas que faz bastante sentido.

Porque não basta o usuário interagir, é preciso que você saiba o sentimento que ele tem em relação a sua empresa.

Não adianta nada você ter um engajamento absurdo, de pessoas criticando a sua atuação no mercado. Por isso, esteja sempre atento, e monitore o que andam dizendo nas interações com a sua marca.

3 – Envolvimento

Pode ser mensurado por métricas comuns.

Portanto, envolvimento nada mais é do que as visitas que sua página recebe, o tempo gasto em cada uma delas e etc. Entretanto, perceba que envolvimento é diferente de interação.

Interação é quando o cliente se comunica de alguma forma. Já o envolvimento é quando ele envolve com algo referente à sua empresa, porém, ele não tem que necessariamente interagir.

4 – Influência

É medida sobre o poder que você tem de fazer com que seus engajamentos se tornem conversão. Também pode ser medido pela quantidade de pessoas que defendem a sua marca.

Portanto, que já tiveram uma experiência comercial com a sua empresa e divulgam isso de forma positiva.

um ima atraindo curtidas e engajamento nas redes sociais

Como aumentar o meu Engajamento nas Redes Sociais?

Agora que você já sabe o que é engajamento nas Redes sociais e as diversas formas que ele ocorre, fica a pergunta: o que você pode fazer para aumentar meu engajamento?

Obviamente que toda empresa necessita de clientes. Para que isso ocorra, é preciso que haja interação e envolvimento nas suas publicações das redes sociais.

Por isso, vamos dar algumas dicas preciosas de como aumentar o seu engajamento.

1 – Tráfego Pago

As principais Redes Sociais permitem que você faça campanhas dentro delas. Fazer uma campanha paga, é o mesmo que comprar tráfego.

Quando você anuncia um produto seu e cria um anúncio pago na rede social, mais pessoas vão ter acesso a sua marca.

Porém, não adianta simplesmente sair anunciando seu produto para qualquer pessoa. Por isso, é preciso que você crie a Persona Ideal para o seu produto.

2 – Persona

Persona, ao contrário do que muitos pensam, não é o mesmo que Público-Alvo. A persona é o cliente ideal para o seu produto.

Por isso, para que você entenda um pouco melhor, leia um post super completo que fizemos sobre como criar a Persona ideal.

3 – Segmentação correta da sua campanha

Como já dizemos anteriormente neste post, não adianta simplesmente sair anunciando seu produto para todos os segmentos.

Por isso é importante a criação da Persona Ideal para o seu produto. Contudo, é sabendo quem é a sua Persona, que você vai descobrir para quem segmentar as suas campanhas.

Pare para pensar quantas pessoas passam em frente a uma determinada loja de fast food. No entanto, não são todas que passam que entram.

Isto pode ocorrer por diversos motivos. Alguns deles são: não ter dinheiro, não se interessa por este tipo de alimentação, desconhece o cardápio e etc.

Entretanto, a segmentação correta visa exclusivamente direcionar o seu produto para a sua Persona. A segmentação correta faz com que seu anúncio atinja exatamente a “pessoa ideal para a compra”.

E o melhor de tudo é que as principais Redes Sociais têm ferramentas que permitem que você faça um anúncio com direcionamento cada vez mais restrito.

4 – Conteúdo alinhado e de qualidade

Para que aconteça um engajamento nas Redes Sociais, antes é preciso que você atraía sua audiência. Portanto, ter um conteúdo de qualidade pode te ajudar bastante nisso.

Porém, não adianta seu conteúdo ter apenas qualidade, é preciso que esteja alinhado também ao seu nicho.

Não adianta nada fazer um post incrível sobre astrologia, se você vende um e-book sobre diabetes.

Por isso, produza sempre conteúdo de qualidade, levando em conta que ele tem que estar alinhado com o nicho que você escolheu para trabalhar..

5 – Invista na sua identidade visual

Para ter autoridade nas Redes Sociais, é imprescindível que você tenha uma boa identidade visual. É necessário que as pessoas associem automaticamente a sua marca com o que você diz.

Por isso, invista em ter uma identidade visual bem trabalhada. Para que isso ocorra, é necessário que você adeque ela aos seus objetivos.

Adivinha? Também temos um post completo sobre identidade visual, corre e dá uma lida, que ele vai te ajudar muito.

Conclusão

Ter engajamento nas Redes Sociais, é o que mantém sua empresa respirando no Marketing Digital.

Principalmente quando ele é voltado para o tráfego pago.

Entretanto, é fundamental que você observe os pontos citados neste post para que seu engajamento, de fato, aumente sua taxa de conversão.

Artigos relacionados