Você, infoprodutor, que trabalha com vendas online, já passou pelo desafio de ter que recuperar vendas no checkout. Estou errado?
A história é quase sempre a mesma: o consumidor está convencido de que o seu produto é o melhor do mercado e, por isso, decide comprá-lo até que a compra é negada por falta de saldo no cartão. Isso é bem frustrante, não é? Pois saiba que a desistência no momento do chekout acontece, muitas vezes, pelo consumidor não verificar seu cartão, tentar comprar e receber a mensagem de que a compra não pode ser efetuada. E aí, é uma venda a menos entrando na sua conta.
Pensando em ajudar os infoprodutores a melhorarem a experiência de compra em seu checkout, a Monetizze lançou uma nova funcionalidade que busca solucionar o problema da falta de saldo dos consumidores: a recuperação parcelada!
A recuperação parcelada veio para facilitar sua vida como infoprodutor. Portanto, quando o consumidor tentar efetuar a compra e o cartão for recusado por saldo insuficiente, um Pop-up será aberto oferecendo a compra através da recuperação parcelada. Após escolher o parcelamento que melhor lhe atende, o consumidor conseguirá finalizar a compra e será feita a cobrança apenas da primeira parcela referente ao parcelamento escolhido. As demais parcelas serão cobradas conforme o parcelamento, sem ser feita uma reserva do valor total no cartão de crédito.
É importante lembrar que essa opção fica disponível apenas para produtos digitais que possuem cobrança única e para compras realizadas através de cartão de crédito. Por isso, caso o produtor tenha interesse em ativá-la em seus produtos, é necessário configurá-la na plataforma.
Ah, optando por ativar essa funcionalidade no produto, as comissões, tanto do produtor, quanto de seus afiliados, também serão feitas de forma parcelada, ou seja, à medida que o consumidor for realizando o pagamento das parcelas.
E se o cliente solicitar reembolso? Como funciona?
Essa funcionalidade não está ligada a um formato de assinatura, portanto não há cancelamento das cobranças, mas as opções de solicitação de cancelamento ou reembolso são possíveis.
O infoprodutor que desejar ativar essa função deve entender os riscos e estar atento a esse fator para acompanhar a realização das cobranças. Por isso, é importante que ele tenha um relacionamento próximo dos consumidores que fizerem compras dessa forma. Assim, ele garante que sejam feitas cobranças adicionais quando necessário e evite casos de inadimplência.
A desistência de compra no chekout em números
No Brasil, a taxa de desistência de compra no checkout é bem alta. Uma pesquisa feita pela Barrilance em 2020 mostra que esse número chega a 77,73% em modelos de lojas online, ou seja, mais da metade dos consumidores deixam o checkout caso tenha algum tipo de problema no momento da compra.
Além disso, uma porcentagem significativa de pessoas opta por fazer compras parceladas quando possível. É uma forma de não pesar no bolso na hora de pagar.
Com base nesses números as empresas buscam soluções para melhorar a experiência de compra de seus consumidores e evitar desistências no checkout.
E foi isso que a Monetizze fez!
[Veja o nosso guia de como evitar o abandono de carrinho]
Pensando em proporcionar aos infoprodutores e consequentemente consumidores, a melhor experiência no momento de compra, foi criada na plataforma a recuperação parcelada. A intenção ao ativá-la em seus produtos, é recuperar e aumentar o volume de vendas.
Mas como a recuperação parcelada funciona? É o que a gente te explica no próximo tópico.
As vantagens da recuperação parcelada para o seu negócio
A Monetizze criou a recuperação parcelada com foco em solucionar o problema de desistência de compras por falta de saldo suficiente no cartão de crédito. Portanto, essa iniciativa foi pensada na intenção de ampliar as possibilidades e formas de pagamento disponíveis na página de checkout, facilitando a vida do infoprodutor e de seus consumidores.
Assim, a recuperação parcelada veio para solucionar esse problema de maneira simples, rápida e eficiente!
Ok, mas então como ela funciona?
Se o consumidor chega ao checkout, inclui os dados do cartão de crédito e tem a compra recusada por saldo insuficiente, um pop-up é aberto com as orientações sobre a opção de recuperação parcelada e pronto! É só ele aceitar e concluir a compra. Sem complicações, o consumidor finaliza a compra satisfeito, não dando tempo de pensar em desistir no checkout.
Esse pagamento é realizado por cartão de crédito e uma vantagem, é que o valor total do produto não compromete o limite do cartão. Isso significa que a cobrança será feita mensalmente pela quantidade de parcelas escolhidas. Para que você entenda melhor essa novidade, as cobranças são feitas de forma que lembram o modelo de assinatura, porém se trata de uma opção que não compromete o limite do cartão de crédito do consumidor e garante ao produtor a conclusão dessa venda. Vamos ver um exemplo de como isso acontece?
Consumidor tentando fazer a primeira tentativa de compra:
- No dia 25/11/2021 o consumidor tenta comprar um produto de R$ 100,00 em 5x no checkout da Monetizze.
- A monetizze irá tentar cobrar R$ 100,00 do cartão em 5 parcelas.
- A compra é reprovada por insuficiência de saldo no cartão.
- O Pop-Up de recuperação parcelada aparece para o consumidor.
Consumidor tentando fazer a segunda tentativa de compra, após as orientações da Monetizze:
- O Pop-Up aberto apresenta uma nova escolha de quantidade de parcelas para o consumidor. Dessa vez, ele escolhe fazer a compra de R$100,00 em 5x. Vale lembrar, que o parcelamento da compra tem uma taxa de 2,99% ao mês, e o produtor não pode assumi-la na recuperação parcelada.
- Ao clicar em comprar, a Monetizze irá tentar cobrar R$21,83 no cartão do consumidor.
- A compra é aprovada com uma cobrança de R$21,83.
- No dia 25/12/2021, uma nova cobrança será realizada no cartão do consumidor no valor de R$21,83.
- Serão realizadas mais 3 cobranças de mesmo valor no mesmo intervalo de tempo de 30 dias.
- Ao final de 5 meses, o produtor terá recebido o valor referente a venda do seu produto e o consumidor terá quitado a compra sem comprometer o valor total do produto em seu cartão.
Muito legal, não é? Ativar essa nova funcionalidade em seus produtos gera muitos benefícios em suas vendas como infoprodutor. No próximo tópico listamos alguns deles!
Veja os principais benefícios dessa novidade
Aumento do volume de vendas
Com a ativação da recuperação parcelada, as taxas de conversão tendem a aumentar. Afinal, se antes o consumidor poderia desistir da compra quando a primeira tentativa não funcionava, por falta de saldo suficiente no cartão, agora ele é orientado imediatamente sobre a opção de continuar sua compra de uma forma que vai facilitar seu pagamento.
Suas oportunidades de vendas aumentam
A recuperação parcelada amplia as oportunidades de venda que você tem! Seu consumidor possui mais uma forma de pagamento, fazendo com que ele não desista da compra no checkout. Essa é uma forma de garantir suas vendas online.
Facilita a vida do consumidor no momento da compra
Ativando a recuperação parcelada, você garante que o consumidor tenha seu objetivo concluído aumentando o número de compras finalizadas. Isso faz com que os consumidores fiquem mais satisfeitos e não procurem a concorrência caso tenham algum problema na compra. Afinal, a solução do problema é apresentada assim que identificada a dificuldade.
Converta uma venda perdida em compra finalizada
Com a ativação da recuperação parcelada, consequentemente as taxas de conversão aumentam, porém como um bom infoprodutor, é importante que invista também em outras estratégias para manter o consumidor interessado na compra do produto até o final.
Aqui listamos algumas dicas que podem contribuir na decisão de compra do consumidor. Vamos lá?
Invista em uma página de vendas atrativa
Seu site é o primeiro contato que o consumidor tem com o produto, por isso ter uma página de vendas bonita e com todas as informações do seu produto, é muito importante para causar uma boa primeira impressão e levar o consumidor até a página de checkout do seu produto.
Valorize o seu produto
Tenha uma copy e design bem pensados, personalize seu checkout, mantenha o certificado de segurança do seu site atualizado, disponibilize canais de contato onde o consumidor pode tirar dúvidas. Tudo isso contribui no processo de jornada do consumidor enquanto ele navega em seu site até de fato finalizar a compra.
Deixe as informações de pagamento bem claras
Seja simples! No checkout tente ser o mais objetivo possível. Não solicite o preenchimento de muitos dados e informações, isso pode fazer com que o consumidor desista da compra, por isso solicite apenas informações que sejam realmente relevantes.
Faça uso do gatilho de escassez
“Últimas unidades!”, “Só tem mais uma unidade, garanta agora!”, essas e outras frases são muito utilizadas para chamar a atenção do consumidor a adquirir o seu produto. Mostrar que ele precisa finalizar a compra o mais rápido possível ou ficará sem o produto, funciona como uma ótima estratégia para aumentar as possibilidades de finalização da compra.
Ative a recuperação parcelada no seu checkout
A recuperação parcelada veio para mudar a sua vida, não é mesmo? Por isso, se você é um infoprodutor e deseja melhorar a experiência de compra de seus consumidores, aproveite a oportunidade para utilizar esse serviço em seus produtos. Na Monetizze essa função já está disponível!
Para saber mais, nossa Central de Ajuda, conta com mais informações sobre a ativação e configuração desta funcionalidade.
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