O Storytelling é uma técnica extremamente importante no mercado de produtores e afiliados. E para que você entenda melhor como fazer um bom Storytelling, iremos te explicar como funciona e como você pode implantar no seu negócio.
Storytelling para Produtor e Afiliado: Veja como fazer!
O que é Storytelling?
Para começar, vamos ao conceito. O Storytelling nada mais é do que contar uma história. E esta técnica tem ajudado muitos produtores e afiliados a entregarem um conteúdo de qualidade e que convença o consumidor a efetivar a compra.
Por isso o conteúdo do seu site e da sua página de vendas é muito importante. É através dele que você tem o poder de despertar interesse do leitor.
Existem diversas técnicas que pode te ajudar a criar um conteúdo excelente e direcionado ao seu negócio. Além do Storytelling, existem as técnicas de Copywriting também, que faz com que a sua linguagem seja persuasiva.
Mas a pergunta é: existe a possibilidade de unir essas duas técnicas?
A resposta é SIM! É possível unir as duas técnicas e produzir um conteúdo ainda melhor para o seu leitor.
Se você não sabe muito sobre Copywriting, nós fizemos um post bem completo sobre essa técnica. Lá você irá aprender sobre quais motivações levam os clientes a efetuarem a compra.
Assim, você pode produzir um conteúdo que possa interessar a sua persona justamente na “dor” dela e persuadi-la a comprar o seu produto.
Como o Storytelling pode converter?
Primeiramente, o Storytelling é uma arma muito importante para vendas porque as pessoas têm mais facilidade em se identificar com histórias.
Pense bem: é muito mais fácil você lembrar de uma piada que alguém te contou um dia, do que lembrar qual é a porcentagem de desemprego no Brasil.
Mesmo que você tenha lido uma matéria sobre o desemprego no país no mesmo dia, é mais fácil lembrar da piada contada há mais tempo.
E é por este motivo que o Storytelling pode sim converter e muito.
É bem mais simples que você se identifique com uma história de alguém que tem o mesmo problema que você, do que saber dados a respeito desse assunto.
Isso faz com que os produtos se destaquem pela proximidade, através das histórias, com o comprador. E este é um ponto crucial na compra de produtos.
O Storytelling também aguça a emoção dos leitores. E sabemos que muitas compras são feitas pela emoção. Seja felicidade, realização, sentimento de estar fazendo um bom negócio e entre outros.
Mas você deve estar se perguntando: como eu vou contar uma história sobre o meu produto?
Existem dois tipos de histórias que geram diferentes reações para o leitor
Jornada do Herói
Na Jornada do Herói geralmente a história gira em torno de um personagem que passou por cima de uma grande dificuldade. Nessa trajetória, ele provavelmente precisou sair da zona de conforto e se desafiar.
O objetivo é gerar identificação do público com essa história e assim os convencer de algo.
Na maioria das vezes, essa estratégia é utilizada para produtos que queiram incentivar o aprendizado, conhecimento e sair da zona de conforto ou cursos/eventos motivacionais.
O interessante é entender que a estratégia de conteúdo funciona muito bem e que isso pode te ajudar na hora de montar a sua história e vender o seu produto/serviço.
Eu sou igual a você
Nesse modelo, a intenção é demonstrar empatia com o seu cliente. Ou seja, você mostra um problema que você já teve e que essa pessoa provavelmente tem. Assim, ela sentirá uma identificação com você e fica mais fácil estabelecer confiança.
Sendo assim, essa técnica é muito interessante para levar problemas em comum e logo vir com a solução: o seu produto/serviço.
É como se você dissesse ao seu público que você entende a dor dele e que você também passa pelo mesmo problema.
Assim, a probabilidade de que o seu cliente passe a confiar na sua palavra e indicação é bem maior.
Conclusão
Essas foram as dicas de Storytelling para produtor e afiliado. Invista nessa técnica, pois, como dissemos, o cérebro humano é capaz e recordar as histórias de forma mais fácil.
Dados são interessantes e relevantes, mas uma história bem contada tem o poder de atrair as pessoas de forma mais fácil.
Comente aqui qual modelo de Storytelling você já utilizou! 🙂