Pular para o conteúdo
Dicas Email Marketing

O que é Email Marketing?

O uso do Email Marketing é ideal e de grande importância para sua estratégia de vendas. Uma pesquisa feita pela Rockcontent, aponta que em 2020 3 bilhões de pessoas no mundo utilizarão e-mail, bem como 77,2% das empresas brasileiras adotarão a estratégia de Email Marketing e entre aquelas que ainda não utilizam, 79,1% pretendem adotá-la.

Primeiramente, vamos entender o que é Email Marketing.

Email Marketing ou publicidade por correio eletrônico, é um e-mail com ferramenta de Marketing Direto.

Além de ser um canal de comunicação poderosíssimo para o seu negócio, pois por ele você pode manter o contato com o seu cliente, possui vários benefícios. Entre eles, você pode:

  • Promover conteúdo;
  • Engajar e Nutrir usuários;
  • Vender produtos;
  • Manter relacionamento;

Você consegue enviar o e-mail para praticamente todos os contatos de sua lista. Agora que você tem uma pequena base de o que é Email Marketing, confira agora “10 Dicas para Utilizar na Hora de Criar Seu Email Marketing”.

10 Dicas Rápidas e Práticas para Você Seguir!

1. Tema Inovador

Primeiramente você precisa definir o assunto do seu e-mail. Escolha um assunto relevante e que chame a atenção do seu usuário.

Tente ser inovador, pois talvez o tema já tenha sido abordado por outras pessoas. Porém, você pode transmitir o assunto de uma maneira criativa e diferenciada.

Escolha um título bacana, para atrair o seu leitor. Deixe de lado títulos genéricos, pois acabam não tendo muito engajamento com o seu público.

Email Marketing Dicas

2. Uso de Números

Seguindo a linha de títulos chamativos, uma estratégia muito boa é você utilizar números. O uso de números ajuda a chamar a atenção do cliente e acabam sendo uma forma de apresentar informações verídicas.

Um exemplo que podemos utilizar é quando você ver ” 5 Dicas para Vender Mais Online” ou ” Como Acabar com 30% dos Pedidos de Reembolso”. Esse tipo de título acaba causando uma curiosidade no usuário, assim fazendo com que ele clique e leia o e-mail.

Email Marketing Dicas

3. Texto e Imagem

O uso de imagem é ideal, mas você precisa tomar cuidado. É bom ter um balanceamento na hora de fazer seu e-mail. De acordo com uma pesquisa feita pela Resultados Digitais, “é recomendado que uma campanha de e-mail tenha 40% de imagem e 60% de texto para ter uma boa taxa de entregabilidade.”.

Você precisa então ter um balanceamento para o texto não ficar chato e ter somente imagens ou somente textos. Utilize imagens que batem com o texto também e siga um padrão para ficar mais organizado.

Email Marketing Dicas

4. Letras Maiúsculas

Você sabia que o uso excessivo de letras maiúsculas pode te prejudicar?

Textos escritos em caixa alta tendem a ser barrados e são encaminhados para a aba de SPAM.

Um método substituto é você utilizar negrito, itálico ou sublinhar as palavras que você quer manter em destaque.

Email Marketing Dicas

5. Preheader

O Preheader é resumo sobre o que o Email vai tratar. Este item é indispensável na hora de criar o seu e-mail, pois ele vai definir se o usuário vai querer ou não abrir.

Defina um Preheader que bata com o que está sendo abordado. Caso você coloque um resumo diferente, pode gerar uma perda de credibilidade.

Email Marketing Dicas

6. Emojis

Emojis é algo bem divertido de se utilizar, então por que não utilizar em seus e-mails?

Quando você utiliza emojis, você da uma quebra no seu texto, proporcionando uma humanização e aproximando a marca ao cliente.

Separamos para você uma pesquisa feita pela Resultados Digitais, que ensina como utilizar emojis em seus e-mails. Vale a pena conferir.

Email Marketing Dicas

7. Links

Ao usar imagens em seus e-mails, você pode chamar mais atenção do usuário e levar ele a clicar nelas. Por isso, é recomendando você linkar elas para quando o cliente clicar, ser redirecionados para o tema proposto.

Não somente as imagens, mas é bom você sempre colocar links em seus emails redirecionando eles para alguma página sua.

Email Marketing Dicas

8. CTA

O uso de CTA (Call To Action) é uma estratégia muito boa para você utilizar em seus e-mails.

O CTA vai conduzir o usuário a clicar em sua oferta, onde vai ser redirecionado para sua página. É ideal que o seu CTA fique na primeira dobra do e-mail, para chamar a atenção do usuário.

Em nosso blog temos um post explicando tudo sobre CTA.

Email Marketing Dicas

9. E-mail Teste

Uma estratégia muito boa de se usar é o e-mail teste, assim você consegue ler como se fosse um usuário e acaba reparando nos erros que não foram encontrados na edição.

Envie o e-mail teste para mais de uma pessoa, pois cada uma tem um olhar diferente.

Além disso, você pode utilizar a ferramenta MailTester, que propõe apontar as falhas que o seu e-mail está mostrando. Assim, você pode aumentar o nível de acerto e converter ainda mais.

Email Marketing Dicas

10. Aparelhos Móveis

O uso de Aparelhos Móveis, hoje em dia, é absurdo!

Por esse motivo, você deve pensar neles também na hora de criar seu e-mail.

Seu e-mail deve funcionar corretamente em mobiles, por isso, antes de enviar, teste a visualização em vários serviços mobiles para ver o resultado final.

Email Marketing Dicas

Essas foram nossas 10 dicas Rápidas e Práticas! 

Em nosso blog temos um post sobre campanha e fluxo de nutrição com Email Marketing.

Confira para se aprofundar melhor nesse assunto. Não se esqueça de comentar o que achou e como te ajudamos!

Artigos relacionados