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A era digital chegou e mudou completamente as relações de consumo. Hoje você não precisa mais sair de casa para comprar quase nada, até as leis mudaram para se adequar as novas formas de consumo.

Quando se mudam os hábitos de consumo, todo o mercado se modifica para atender às novas demandas. Estratégias que por anos deram certo, simplesmente entram em desuso, ou são reformuladas.

Com o crescimento estrondoso do e-commerce, vieram novas oportunidades de empreender. Porém, ao mesmo tempo também as promessas milagrosas. Todos os dias vemos anúncios em todos os meios de comunicação que nos cercam com a seguinte promessa: fique rico trabalhando 6 horas por dia, e em casa.

É possível conseguir isto? Claro que sim! Entretanto não é tão fácil. Ter um negócio digital, não é simplesmente criar um produto, colocar ele a venda na internet e passar o resto da vida sentado no sofá acompanhando as cifras aumentando em sua conta corrente.

É preciso que se compreenda que um negócio digital demanda tempo, estudo, atualização constante e, principalmente, técnicas de gestão eficazes. Portanto, se você pretende ter um negócio digital, nós fizemos este post com 7 dicas importantes para ter sucesso no gerenciamento do seu negócio digital. 

Por que investir em um negócio digital

Antes de saber como gerenciar um negócio digital, é preciso que você saiba os motivos para se investir em um.Então vamos te dar bons motivos embasado em uma pesquisa completa sobre o e-commerce.

  1. O e-commerce cresceu 12% em 2018.
  2. O faturamento em 2018 foi de R$ 53,2 bilhões, mesmo com a greve dos caminhoneiros.
  3. A perspectiva do crescimento do setor para 2019 é de 15%.
  4. O ticket médio deverá crescer 3%, chegando a R$ 447,00.
  5. As vendas totais devem atingir R$ 62,1 bilhões.

Agora que você já sabe o quanto esse mercado cresceu e ainda vai crescer, é hora de finalmente passarmos para as nossas dicas, vamos lá?

1 – Invista no design do seu produto

Não é porque o seu negócio é digital que o design deve ficar de lado. Muito pelo contrário. Se você pretende vender pela internet um produto digital, é preciso que você dê bons motivos ao consumidor para adquiri-lo. E não se engane, o design é um definidor nas tomadas de decisão das pessoas.

Estude a psicologia das cores, ela pode te ajudar muito ao elaborar tanto o seu produto quanto os seus anúncios.

Além do mais, quando o seu produto possui uma boa aparência e uma correta utilização do design gráfico, as pessoas tendem a atribuir valor a ele. E quanto mais valor for perceptível em seu produto, menos o seu cliente irá se importar com o preço dele.

Procure ter uma identidade visual forte também. Afinal, ter um negócio digital não é simplesmente ter um produto digital a venda.

2 – Crie autoridade

Se você pensa em vender pela internet você vai precisar passar confiança aos seus clientes. Isto porque embora o setor do e-commerce cresça a cada ano, o Brasil ainda possui poucos consumidores online em relação aos grandes mercados. E a principal causa disto é a desconfiança do consumidor.

Esta é uma boa e uma má notícia. Porque se o mercado está em crescimento, isto significa que há espaços para serem preenchidos. Entretanto, é preciso que haja expertise para conquistar o consumidor.

Se você for criar um e-book sobre receitas culinárias, por exemplo, crie um blog ou um canal do youtube com alguma delas. Se as pessoas verem que você sabe fazer, e mais do que isto, que você sabe ensinar, a sua chance de aumentar a sua taxa conversão é muito maior.

Com tempo e fidelização da sua audiência, você passa a ganhar relevância. Uma pessoa vai indicando seus canais de comunicação para as outras. Dessa forma, o processo de compra se dará de forma natural.

3 – Use as redes sociais como aliadas

O mundo todo está conectado as redes sociais. Por isto, é importante que você utilize elas ao seu favor. No entanto, não adianta querer dominar o mundo e estar em todas as redes sociais. Pense qual delas é a melhor para a divulgação do seu produto e foque nela. você até pode estar em todas, mas tem que ter foco em uma.

O ideal é que você tenha uma que você esteja presente com uma periodicidade definida. Você terá muito mais engajamento se as pessoas souberem quando podem contar com novidades vindas de você.

Depois escolha outra para ser uma rede social secundária, que você também deve nutrir com postagens, mas direcionando sempre para que você estará periodicamente presente.

 

4 – Os indicadores devem nortear suas ações

Ao decidir se tornar um empreendedor digital é preciso que você saiba as principais métricas. Ao dominar elas e saber como calculá-las você terá indicadores preciosos sobre a saúde do seu negócio digital.

É importante também que você pesquise bastante. Criar e gerenciar um negócio digital requer alguns cuidados. Procure saber quem é o seu público alvo, crie a sua persona. Utilize a forma de linguagem que mais se aproxima dela. Um produto que é vendido para uma faixa etária acima dos 60 anos, não pode ter a mesma forma de se comunicar como se fosse vendida para um público que está entre os 20 e 30 anos. Saiba onde dar o tiro antes mesmo de colocar a munição.

Norteie seu negócio digital por dados seguros. Eles te dirão onde investir, onde deixar de investir, qual as expectativas que você pode ter ao criar uma nova campanha. Enfim, estude muito, e deixe os frutos do seu aprendizado serem seus guias.

5 – Aproxime seus clientes

Você sabia que uma pessoa que compra algo não significa necessariamente que ela saiba o que fazer com aquilo? Pode parecer meio absurdo esta afirmação, não é mesmo? Mas acredite, é verdade. Por isso reúna seus clientes, aproxime um do outro e deixe eles falarem da experiência que tiveram com o seu produto.

Uma boa forma de se fazer isso são as comunidades em redes sociais. Lá seus clientes podem dizer o que acharam do seu produto, o resultados que tiveram com elas. E até as críticas quanto a ele.

Isto é algo importantíssimo para o sucesso do seu negócio digital. Será um excelente termômetro para que você identifique o que está dando certo e o que não está. Dessa forma, você pode ser mais assertivo.

Entretanto, não basta apenas acompanhar o que seus clientes estão dizendo. É importante interagir. Mostre a eles que você se preocupa com os resultados que eles esperam conseguir adquirindo seu produto. Tire dúvidas. Responda as críticas. Dê dicas. Agradeça aos elogios. Um cliente que se sente amparado sempre estará disponível a ouvir o que você tem para falar, e para vender também.

6 – Vista a roupa do seu negócio

Seja o maior fã da sua marca. Diga para as pessoas como seu negócio ajudou a modificar outras vidas. Seja o empreendedor que quando as pessoas lembrarem da sua marca, lembrem-se de você.

Temos vários cases de empreendedores que não há como desvincular a sua imagem da marca, ou vice versa. Vamos fazer um teste? Me diga o nome de uma pessoa que te faça lembrar a Apple. Aposto que Steve Jobs veio à sua cabeça.

E vale lembrar que Jobs não conseguiu isto devido ao seu carisma. Algo que ele não era, definitivamente, era carismático. Foi o amor pelo que ele fazia e o valor que seus produtos entregavam, e ainda entregam, que fizeram ele e a marca da maçã uma pessoa só.

É isto que você tem que ser para o seu negócio. E pouco interessa se você é o presidente e diretor executivo da Apple, ou o dono da padaria da esquina. É preciso que demonstre amor pelo que faz a ponto de ser indissociável a sua imagem da imagem da sua marca.

7 – Invista no conteúdo

Somos todos os dias bombardeados de informação e anúncios por todos os lados. São outdoors, redes sociais, televisão, tudo que dedicamos nosso tempo, possui alguma publicidade ali. Isto acabou por gerar nas pessoas uma certa repulsa aos anúncios. Mas como vender sem anunciar? A resposta é simples, anuncie sem que as pessoas percebam que você está anunciando. E a melhor maneira de se fazer isto é investindo em conteúdo.

Investir em conteúdo significa entregar para seus potenciais consumidores algo que tenha relevância em suas vidas e esteja atrelada ao seu negócio digital. Dessa forma, você acaba por disparar nelas o gatilho mental da reciprocidade. Isto é, ela vai entender que você sempre está ali ajudando ela com suas publicações, seus posts, seus conteúdos em geral. Quando você oferecer algo para ela que pode ajudá-la a resolver uma dor, ela vai se lembrar do quanto você fez por ela. E isto acaba por fazê-la decidir pela compra, como se fosse uma maneira de ser recíproco ao que você já entregou para ela como forma de conteúdo.

Conclusão

Muitos querem empreender na internet. Mas a verdade é que não é simplesmente criar algo e contar cifras. Apesar desta ideia ser vendida por muitos por aí. Você precisará de estudo, dedicação, e um olhar apurado. Isto só para iniciar seu negócio digital.

Saber como gerir ele é essencial. Os negócios digitais se diferem das demais formas de se empreender. E se você realmente quer ter sucesso, é bom que aprenda estas diferenças. Temos um material muito rico em nosso blog para ajudar vocês nesta tarefa. Mas o primeiro passo quem dá é você. E se for criar seu negócio digital é preciso que tenha coragem, e acima da coragem a disposição de aprender a cada dia.

 

Se vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece.
Se vai tentar, vá até o fim.
Pode perder namoradas, esposas, parentes, empregos e talvez até a cabeça.
Vá até o fim.
Pode ficar sem comer por três ou quatro dias.
Pode congelar no banco do parque.
Pode ser preso.
Pode receber escárnio, gozações, isolamento.
Isolamento é um presente, todo o resto é um teste da sua resistência, de quão forte é a sua vontade.
E você fará a despeito da rejeição e dos piores azares e será melhor do que qualquer coisa que possa imaginar.
Se vai tentar, vá até o fim.
Não há outra emoção como essa.
Você estará sozinho com os deuses e as noites queimarão como fogo.
Faça, faça, faça. faça,
até o fim, até o fim.
Você cavalgará a vida diretamente para o riso perfeito.
Essa é a única boa luta que existe.

Charles Bukowski

 

 

 

 

 

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