Pular para o conteúdo
como-criar-um-ebook-de-sucesso

Se você nos acompanha há um tempo, é bem provável que já saiba o que é um e-book. Mas, caso tenha chegado há pouco tempo, nós vamos te explicar. 

A palavra e-book significa eletronic book, em português, livro eletrônico. Ou seja, nada mais é que um material digital em forma de texto com o objetivo de aprofundar num assunto específico. 

Você pode criar um e-book tanto para comercializá-lo na internet, quanto para atrair leads. Já falamos aqui também sobre o lead, que nada mais é do um cliente em potencial, alguém que pode um dia virar um cliente. 

Produzindo um e-book de sucesso

Mas, a pergunta que não quer calar e que inclusive é o nosso título principal: Como criar um e-book do zero, com qualidade e entregando valor aos leitores? 

A seguir abordaremos o passo a passo do processo de como criar um e-book de sucesso. 

1º Defina a sua persona

Sempre batemos nessa tecla, pois, de fato, a persona é muito importante para qualquer ação a ser tomada.

Isso porque ela é a personificação do seu cliente. Por isso, tudo que você for criar deve ser baseado nas características e hábitos que ela possui.

Diante disso, sempre que for escrever qualquer conteúdo, pense em como sua persona irá recebê-lo. 

2º Defina o tema 

Após definir a sua persona, você provavelmente  saberá quais são os seus desejos e interesses.

Dessa forma, será mais fácil escolher o tema do seu e-book. 

Você pode também pensar em assuntos complementares, para dar mais consistência ao seu conteúdo.

3º Organize a estrutura 

Esse é o momento de você definir o que você irá falar no e-book. Faça uma lista de tudo o que será preciso abordar e depois transforme essa lista em tópicos para que o conteúdo fique organizado. 

Pense também na melhor forma de dispor esse conteúdo. Você pode escrevê-lo em tempo linear ou por categorias, por exemplo. O importante é que o conteúdo fique o mais fluido possível para o leitor.

4º Pesquise sobre o tema

Mesmo que você domine o assunto que será abordado no e-book, é importante fazer uma pesquisa e anotar algumas referências.

Uma dica legal é separar palavras-chave para pesquisar e para estarem presentes no seu conteúdo, mantendo um bom índice de SEO. 

Você também pode separar alguns materiais de apoio para citar no material e enriquecer o conteúdo. 

5º Produza

Chega de planejar e ponha a mão na massa! Escreva todo o conteúdo, se atentando à ortografia e a linguagem escolhida. Leve em consideração o grau de instrução da sua persona. 

6º Escolha as imagens 

O uso de elementos gráficos trarão mais dinamismo para seu e-book. Por isso, tente implementar imagens, ícones e fluxogramas no material. E não se esqueça de manter um padrão de cores. 

7º Escolha o formato

Existem vários formatos que você pode usar para salvar o seu e-book, sendo o mais comum deles, o PDF. Mas há também o AZW (formato criado pela Amazon), o EPUB, o MOBI, entre outros. Na dúvida, use sempre o PDF mas saiba que existem outras opções caso este, por algum motivo, não sirva para o seu negócio. 

 8º Diagrame o material 

Diagramar um conteúdo significa organizá-lo, formatar o texto e os elementos gráficos da melhor forma. Uma boa diagramação deixa a leitura mais fácil e fluida.

9º Revise todo o conteúdo 

Ninguém quer entregar um conteúdo com erros ortográficos ou frases sem coerência. Isso pode gerar perda de credibilidade e consequentemente, diminuir o alcance do seu conteúdo e as vendas do seu produto. O ideal é usar uma ferramenta de revisão, além de pedir alguém próximo para ler o material e dar sua opinião. 

10º Registre sua obra

Esse passo é opcional, mas aconselhamos que você o siga, caso queira formalizar o seu trabalho e até mesmo evitar transtornos como plágios e uso de suas obras sem os devidos créditos. Para isso, você deve registrar sua obra digital na Biblioteca Nacional. 

11º Precifique o produto

Caso seja um e-book para vendas, é hora de escolher o preço que você irá cobrar por ele. Por isso, leve em conta o tempo que você gastou para criá-lo, além do valor que ele pode agregar para o cliente. 

12º Defina o modo de distribuição e divulgação

O último passo para criar um e-book de sucesso, é escolher a plataforma de distribuição. Aqui na Monetizze, você pode cadastrar o seu e-book e a própria plataforma faz o envio para o cliente. 

Se for um e-book para ser usado como isca digital, basta você criar uma landing page, colocar a descrição do conteúdo e o formulário para os usuários se cadastrarem. O envio do conteúdo fica por conta da plataforma que você usará para criar a landing page. 

Decidido o modo de distribuição, sua tarefa agora é divulgar o conteúdo. Já falamos por aqui sobre várias formas que você pode utilizar para promover o seu produto.

Algumas delas são:

  • Redes sociais (Conteúdo orgânico)
  • Anúncios pagos (Facebook Ads e Google Ads)
  • Landing pages
  • E-mail Marketing

Agora que você já sabe como criar um e-book de sucesso, basta colocar as nossas dicas em prática e produzir o melhor conteúdo para sua audiência.

Se você possui outros processos de criação de conteúdo, deixe aqui nos comentários e compartilhe seu conhecimento com a gente.

Artigos relacionados