Estando no mercado de afiliados, você já deve estar ciente que o cliente é a pessoa mais importante em todo o processo. Sem ele, ficaria um pouco difícil realizar o seu trabalho, não é mesmo?
Por isso, manter clientes fidelizados e com ótimas experiências de compra é fundamental para que o seu negócio decole.
Pensando nisso, resolvemos falar sobre um dos valores da própria Monetizze, que é o de “Despertar o UAU no Cliente”.
Vamos lá? 🙂
As 5 estrelas ficaram para trás…
Atualmente, oferecer um serviço 5 estrelas é a mesma coisa que estar fazendo o mínimo para o cliente. Não é nada que surpreenda o cliente, ou que vá garantir que ele volte, mesmo sendo uma boa avaliação.
Para que o cliente sinta a sensação de UAU, é preciso fazer com que ele se sinta recebendo um atendimento de 6 estrelas.
Quer surpreender seu cliente e torná-los fiéis ao seu produto? Então foque na excelência do seu conteúdo.
Por que a fidelização de clientes é importante?
Clientes fidelizados sentem que você está oferecendo o melhor para eles, seja em conteúdo, atendimento, custo/benefício, e demais opções que tornam a jornada do cliente positiva. Ou seja, significa que você está realizando um bom trabalho.
Os benefícios dessa fidelização podem ser:
-
- Custos reduzidos: Um estudo feito pela Harvard Business Review nos mostra que a diferença de valor entre atrair novos clientes e manter os já existentes é gigantesca. Claro que isso varia de acordo com o tamanho da empresa em questão. Mesmo assim, é uma diferença considerável.
- Marketing Boca a Boca: Sabe aquela recomendação que você recebe de um amigo ou familiar, que vale mais do que qualquer propaganda? Esse é o poder do marketing boca a boca. Clientes fidelizados são ótimos para te ajudar na divulgação do seu produto.
- Engajamento: Clientes fidelizados acabam interagindo mais. Isso acontece pois, o cliente fiel a certa marca, gosta de se mostrar presente e que aquela empresa é importante para ele ou que fez alguma diferença em sua vida.
Para conseguir fidelizar seus clientes e se beneficiar com isso, você primeiro precisa entender como despertar o UAU no mesmo.
Como despertar o UAU no seu cliente?
Existe uma série de ações que farão toda a diferença para o seu cliente no momento em que ele decide realizar uma compra até o pós-venda.
Essas ações levarão o cliente a ter uma experiência de compra positiva, ou seja, você terá clientes satisfeitos e fidelizados.
Vamos conhecê-las?
Ofereça, sempre, um atendimento excepcional
Independente de ser a primeira compra ou a quinta, se o cliente receber um atendimento mal feito é pouco provável que ele volte a procurar os seus serviços.
Os dados abaixo comprovam que o atendimento possui grande importância nesse processo:
- 61 % dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos (Fonte: G1)
- 7 em cada 10 consumidores dizem que pagaram mais caro para fazer negócios com uma empresa que oferece um ótimo serviço de atendimento.
O melhor de tudo é que, com a internet, fica mais fácil ter acesso a pesquisas e conteúdos sobre atendimento ao cliente.
E não se esqueça do pós-venda, pois mesmo estando no final do processo ele é um dos pontos mais importantes para garantir a fidelização.
Segmente seus conteúdos para o público certo
Digamos que de um público de 100 pessoas, apenas 20 se enquadram no perfil que o seu conteúdo abrange. Dessa forma, fica quase impossível ter uma boa taxa de conversão e, claro, clientes fidelizados.
Por isso conhecer o seu público-alvo, e ter uma persona definida, pode fazer toda a diferença. Através desse conhecimento você consegue segmentar os seus conteúdos e atrair apenas aqueles que possuem potencial para se tornarem seus clientes.
Ofereça exclusividade para clientes fiéis
Já pensou em oferecer um canal onde seus clientes fidelizados possam acompanhar tudo mais de perto e receber materiais exclusivos? Essa estratégia vem sendo muito utilizada no mercado de afiliados, como uma forma de oferecer um bônus para o público que tiver interesse.
Um canal no Telegram, um grupo no WhatsApp ou até mesmo a opção de “melhores amigos” do Instagram podem se tornar grandes fontes de conteúdo.
Além disso, é uma ótima maneira de oferecer conteúdos gratuitos, e de qualidade, e até mesmo atrair pessoas que ainda não conheciam o seu trabalho.
Conclusão
Chegamos ao final de mais um post, e tenho uma dica para você: ao executar alguma ação sempre pense do ponto de vista do seu cliente, afinal é para ele que você produz seus conteúdos.
Procure entender o que ele está buscando, os problemas que ele pretende solucionar e como mostrar que essa solução está no seu produto.
A fidelização é algo diário, e cada atendimento deve ser considerado crucial para o seu negócio.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o processo de fidelização e como despertar o UAU no cliente.
Até a próxima! 🙂