Quem pretende ter um negócio digital não pode desprezar a força do maior buscador do mundo. Todos sabemos que a internet pode ser dividida em dois períodos: AG e DG, ou seja, antes do Google e depois do Google.
No entanto, o que poucas pessoas sabem é que existem ferramentas do Google que podem ajudar seu negócio online. E além de existirem elas são algumas das melhores na função a que se propõe.
A maioria dessas ferramentas são desconhecidas do público em geral. E a intenção desse post é justamente essa: fazer com que você saiba que o Google te oferece muito mais opções do que você conhece.
As principais Ferramentas gratuitas do Google
Uma curiosidade no marketing digital é que o Google oferece diversas ferramentas gratuitas para auxiliar a alavancar seu negócio online.
Vamos citar as melhores dentre elas e como elas podem te ajudar de fato.
1 – Google Meu Negócio
O sonho de toda empresa é ter poucos concorrentes nos segmentos onde atua. Por este motivo é muito importante que você saiba como tornar seu negócio uma referência local.
Poucas pessoas sabem, mas o Google possui um algoritmo só para analisar a geolocalização das empresas. E ele já deu diversas amostras que investir em um SEO local é uma ótima forma de conseguir os clientes que mais interessam: aqueles que estão ao seu alcance.
Obviamente que você pode ter uma empresa que atua em todo território nacional. Neste caso, o Google Meu Negócio também será útil caso você possua uma sede física, por exemplo.
Além disso, uma pesquisa do Social Media Today nos revela que:
- 50% das pessoas que fizeram uma busca de local no smartphone foram ao estabelecimento naquele mesmo dia;
- 18% das pessoas que pesquisaram via mobile determinado serviço ou comércio, resultaram em uma venda nas próximas 24 horas após a busca.
- 50% dos usuários que fazem busca de negócios locais em smartphones procuram dados como o endereço de um estabelecimento.
Caso você só comercialize pela internet e não possua nada de estrutura física, talvez o Google meu negócio não seja indicado para sua empresa online.
Porém não se pode simplesmente descartar a importância desta ferramenta.
2 – Google PageSpeed Insights
Não há nada pior do que abrir uma página no navegador e ela demorar para ser carregada. Esta demora pode inclusive fazer com que o seu possível cliente se canse de esperar e simplesmente clique no link do seu concorrente.
Além disso, se a sua estratégia é o tráfego orgânico, o Google utiliza como fator de ranqueamento a velocidade de carregamento da sua página. Em outras palavras: quanto mais rápido seu site for, maiores são as chances de ele aparecer nas primeiras posições do buscador.
Esta ferramenta faz uma análise rápida de qualquer domínio que você queira pesquisar na Web e te dá os resultados relacionados ao carregamento delas.

Como se não bastasse a análise completa, esta ferramenta ainda te dá o relatório de velocidade das suas páginas tanto no mobile quanto no desktop.
É importante sempre verificar ambas abas para se ter uma análise mais completa. Seguir as dicas da página para melhorar o desempenho das suas páginas também gera ótimos resultados.
3 – Google Correlate
Para quem investe em tráfego orgânico, principalmente em blogs, uma das maiores dor de cabeça é encontrar conteúdos relevantes para a audiência.
O Google Correlate tem a função de justamente facilitar este trabalho. É uma ferramenta poderosíssima quando o assunto é saber qual os volumes de pesquisa para assuntos relacionados com seu termo, e também, qual as consultas relacionadas a ele.
Vejamos um exemplo:

O termo pesquisado foi palavras chave. Suponhamos que você queira fazer uma pauta sobre este tema. Ao lado esquerdo estão as pesquisas sobre assuntos relacionados, ou seja, as pessoas que buscam por “palavras chave” no Google também se interessam por estes assuntos.
Já a coluna da direita te informa sobre as consultas relacionadas, ou seja, os usuários que procuram por “palavras chave” também costumam pesquisar sobre os termos apresentados.
Você pode fazer uma abordando palavras chave em geral e também um sobre cauda longa já que este assunto também esta relacionado ao termo e tem um aumento repentino no volume de buscas. Em outras palavras, ao escrever sobre cauda longa, você estará falando sobre palavras chave e com possibilidades maior de gerar um número muito maior de tráfego.
4 – Youtube
Há treze anos atrás, mais precisamente no dia nove de Outubro de 2006, o Google anunciou uma transação que faria estremecer o mundo dos negócios: Eles haviam acabado de adquirir o Youtube.
Simplesmente o maior buscador do mundo adquiriu o segundo maior buscador. Além disso, o maior e mais importante site de compartilhamento de vídeos.
Pode parecer que isto não tem nada a ver com esta pauta. Mas o Youtube é importantíssimo quando o assunto é estratégias de tráfego orgânico.
Portanto, o trabalho de SEO não deve estar somente voltado para o Google. Você deve incluir também a criação de vídeos, caso queira realmente ter sucesso nos mecanismos de buscas.

Além disso, vídeos relevantes no Youtube podem aparecer em um resultado de buscas do Google.
5 – Google Chrome
Como em quase tudo que se propõe a fazer, o Google também possui o navegador mais utilizado no mundo. Segundo pesquisa da Statcounter o Google Chrome está presente como navegador principal em nada menos do que 66,87% dos desktops do mundo.
A pergunta que fica é como ele pode ajudar meu negócio online. A verdade é que as extensões do navegador possuem as mais diversas funcionalidades.
Uma delas é a SEO & Website Analysis. Esta extensão permite que com apenas um clique você obtenha uma análise bastante ampla de SEO da página que está aberta no Chrome.

Acima temos um exemplo de uma análise feita utilizando a extensão. Como você pode ver, os resultados são bem amplos. Além dos apresentados na imagem, o relatório apresenta diversos outros resultados.
Como se não bastasse, a extensão ainda te informa quais aspectos podem e devem ser melhorados.
Conclusão
Muitos profissionais de marketing, principalmente os iniciantes na profissão, conhecem somente o Google ADS. E certamente ele é a ferramenta mais importante do Google. Já que ela que gerencia e promove suas campanhas no buscador.
No entanto, para se fazer uma campanha de sucesso diversas outras estratégias estão por trás do anúncio. E o Google oferece diversas ferramentas para ajudar no seu negócio online.
Dê uma olhada em cada uma das citadas neste post e aprenda a utilizá-las. Elas certamente podem ser muito úteis. Mas antes de começar a usar as ferramentas que o Google oferece gratuitamente pra você, que tal dar uma passada nos comentários e dizer o que achou deste post?