Os filmes e o marketing
Desde que foi percebido como uma fonte de renda, o cinema e o marketing andam de mãos dadas. Basta você lembrar do discurso do Charles Chaplin em seu clássico o Grande Ditador, uma clara sátira aos grandes ditadores que dominavam a Europa naquela época, em especial a Hitler.
No entanto, esta parceria gerou tanto sucesso que não demorou muito para que Hollywood fizesse filmes sobre o marketing. Por isso, preparamos este post com os 5 melhores filmes sobre marketing já produzidos na história.
Vale muito a pena conferir:
1 – Jobs
O nome é bem sugestivo, principalmente para quem trabalha com marketing digital. É simplesmente impossível pensar na evolução tecnológica sem se lembrar da Apple. E por trás da marca da maçã mordida, existe um nome que é indissociável: Steve Jobs.
O filme relata a história da criação da Apple e da insistência de Jobs em investir nos computadores pessoais.
Nos ensina muito sobre como o marketing pode ser eficiente.
Poucas pessoas sabem, mas Steve Jobs tinha pouco (ou quase nenhum) conhecimento sobre como produzir os produtos que a Apple lançou e revolucionou o mundo.
Mas então como ele conseguiu fazer isso? Ele não sabia como fazer, mas ele sabia que precisava ser feito e da melhor maneira possível.
Muitas vezes, no marketing, não é preciso saber fazer, mas é preciso que saiba o porque deve ser feito e quem pode executar determinada tarefa com perfeição.
Por isso, este filme é indispensável para quem quer aprender como uma mente convenceu outras de que era preciso encantar o mundo.
“Ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser um iniciante novamente. [Isso] me libertou para entrar em um dos mais criativos períodos da minha vida.” Steve Jobs
2 – A Rede Social
Quem trabalha com marketing digital sabe que certamente uma das melhores ferramentas para promover campanhas é o Facebook Ads. Então, como não assistir “A Rede Social“?
O filme é simplesmente a história da criação da maior rede social do mundo e é claro que estamos falando do Facebook.
As relações humanas se dividem basicamente em antes do Facebook e depois dele. No entanto, para fazer com que a sua ideia desse certo, Mark Zuckerberg teve alguns percalços.
E o atrativo do filme está justamente aí: como fazer uma ideia que surgiu simplesmente pela vontade de ser notado pelas garotas da faculdade, se tornar uma das maiores empresas do mundo.
3 – Obrigado por fumar
No mundo do politicamente correto, o próprio título do filme já é um atrativo. Há alguns anos atrás, era permitido fumar em shoppings e praças de alimentação.
Hoje o fumante vê cada vez mais o círculo se fechando ao seu redor: fumar se tornou algo mal visto, além de ser prejudicial a terceiros.
Entretanto, a indústria tabagista foi uma das maiores responsáveis por ocupar os principais espaços publicitários do mundo, principalmente no início dos anos 70 até meados dos anos 90.
Se você procurar vídeos de Fórmula 1, de décadas passadas, verá que a indústria do fumo patrocinava a maioria das grandes escuderias. E todos sabem que os patrocínios da Fórmula 1 está entre os mais caros do mundo.
O filme conta a história de um lobista da indústria tabagista que se vê justamente neste conflito: as cifras que o cigarro gera e a crescente conscientização sobre os malefícios do seu consumo.
Ele é o encarregado de convencer as pessoas que o cigarro pode fazer bem de alguma forma, ou de pelo menos tentar convencê-las que a grana que ele gera não pode ser descartada.
A atração fica por conta dos diálogos inteligentes e o poder de convencimento do protagonista, afinal uma boa estratégia de marketing é aquela que faz com que as pessoas tomem as atitudes que dela você espera, como um agradecimento por fumar.
4 – Do que as mulheres gostam
Este filme é uma das melhores comédias já produzidas sobre o universo feminino. Trata-se da história de um executivo mal humorado e machista que após um acidente doméstico ganha o super poder de conseguir ler a mente das mulheres.
Apesar de arrancar boas gargalhadas, o filme tem muita coisa séria para nos ensinar. Afinal, todo profissional de marketing e publicidade, sempre busca pensar como seus potenciais clientes, tanto é assim que migramos do público alvo para a persona, a fim de entendermos melhor como as pessoas pensam.
Este filme tem muito a nos ensinar sobre como nos colocar no lugar do outro, e mais do que isso, como pensar como o outro.
5 – The Circle
The Cirlce nos faz entrar em um debate que vem preocupando cada vez mais o mundo: A disponibilidade de informações sobre as pessoas na internet e o direito a privacidade.
Trata-se da história de uma empresa que reúne informações das pessoas, como e-mail, compras que fazem na web, sites que visitam, etc. Esta narrativa pode soar bastante familiar, afinal ferramentas como Facebook Ads, Google Ads e outras, fazem exatamente isto: coletam informações dos seus usuários visando promover anúncios mais assertivos.
O elenco conta com as presenças conhecidas como Emma Watson e Tom Hanks.
Vale a pena assistir para entendermos como se dará o comportamento dos consumidores daqui uns anos com os avanços da internet, e também refletirmos até onde as corporações tem o direito de utilizar informações confidenciais para uso comercial. Excelente para quem atua no marketing digital.
Conclusão
Os filmes e o marketing tem uma relação indissociável, é preciso produzir filmes, no entanto, é preciso que os assista. E diante desta relação de cumplicidade e coexistência, nada mais natural do que produzir filmes sobre marketing.
Os citados nesta lista são os mais importantes já lançados, e que certamente tem muito a te ensinar.
Agora se o seu negócio é querer aprender muito sobre o marketing digital, tenho uma boa notícia para você: A Monetizze criou uma escola com os melhores profissionais do segmento e tudo totalmente gratuito. Inscreva-se já!