Se você possui ou pretende possuir um negócio e não sabe o que é branding, eu tenho uma péssima notícia para te dar: sua marca pode cair no esquecimento.
O que toda empresa quer é ser lembrada pelas pessoas. Mas como posicionar sua marca de tal forma que você seja lembrado como uma referência no mercado que ela atua?
Para saber isto é preciso que você saiba o que é branding e como fazer a gestão da sua marca de forma eficiente.
O que é Branding
Branding é originária da palavra brand, que em inglês significa marca. Portanto, branding nada mais é do que todas as ações estratégicas que se elabora a fim de otimizar a gestão de uma marca. É fazer com que ela se fixe no pensamento dos consumidores através de ações pré-definidas.
É necessário ter a percepção que o branding de uma marca envolve todos os setores que constituem ela. Obviamente que ela envolve diretamente o marketing. Mas para um branding de fato ser eficiente é necessário o engajamento de todos os setores.
Não adianta o marketing elaborar ações que promovam a sua marca sendo que o setor de atendimento não comunga dos mesmos valores.
Muitos conectam o branding a ideia de propaganda. E isto não está errado. Mas também não é uma verdade absoluta.
Claro que para uma estratégia de branding necessita de publicidade. Porém, o que adianta você se posicionar no mercado como uma marca que remete a momentos felizes e seus funcionários não são abertos ao diálogo com os clientes.
O branding é mesmo importante?
Não! O branding não é importante. Desde que você queira que sua marca seja simplesmente mais uma no mercado. Que não é capaz de despertar emoções. Que não seja referência no mercado em que atua.
Agora se você quer que sua marca se posicione de forma definitiva no mercado, a ponto de se tornar uma referência para os concorrentes, o branding é importantíssimo.
Você pode vender carros, ou vender Ferraris. E o que vai transformar seu carro numa Ferrari são justamente as ações que visam gerir sua marca e posicioná-la.
As empresas que tem um branding forte têm uma coisa em comum: são líderes de mercado e por longos anos. E esse deve ser o objetivo de qualquer um que pretende empreender. Você pode achar muito pretensioso ser a referência. Entretanto se você não fizer nada para que isto aconteça, será impossível!
O branding é tão importante que ele é capaz de impactar fortemente os lucros de uma empresa. Ninguém em sã consciência é capaz de comparar Bombril com lã de aço. E Bombril nada mais é do que uma lã de aço. No entanto raramente alguém chega em um supermercado e pergunta: onde ficam as lãs de aço? A pergunta que a maioria faz é: Onde fica o Bombril.
Percebeu agora a importância do branding? Vamos dar mais exemplos de marcas que possuem um branding forte e como elas posicionaram a sua marca logo mais neste post.
Mas final, o que é marca?
É interessante que falemos um pouco sobre o que é marca antes de darmos exemplos do posicionamento de algumas delas no mercado.
Quando se fala marca, provavelmente você pensa num logo. E o logo obviamente faz parte da marca e realmente é muito importante.
Entretanto a marca vai muito mais longe que um logo, que ver só?
Quando pensamos em comer um lanche que venha acompanhado de fritas, provavelmente surge em nossa cabeça a imagem do Mc donald’s. Isto porque a fritas faz parte da marca e não é apenas um produto que a marca comercializa.
Agora pensa no ronco do motor de uma moto. Qual marca vem na sua cabeça? Provavelmente a Harley Davidson.
Percebe que muitos fatores são capazes de nos remeter a uma marca além da sua logo?
Quando você pensar na gestão da sua marca, pense não só em uma logo impactante. Mas também elabore estratégias para que outros fatores faça ela ser lembrada pelos consumidores.
Exemplos de marcas que tem um branding eficiente
Vamos dar alguns exemplos de empresas que tiveram sucesso em suas estratégias de branding.
A Dove é uma marca de sabonetes pertecente a multinacional Unilever. Veja o posicionamento dela neste comercial. Ele aborda mulheres que se separaram dos maridos e que o argumento em comum é a estética. Então ela promove o embelezamento destas mulheres e o encontro com os ex maridos.
A mensagem que se passa é a de que a mulher é independente do homem. Que ela é empoderada. Pode ser feliz sozinha. E também ter sua autoestima recuperada.
O posicionamento é a de que a Dove acredita no poder das mulheres. E que esse poder independe da presença masculina. Mas que a empresa está à disposição para afirmar a autoestima delas.
A Coca Cola é a líder mundial em vendas de refrigerantes. Segundo pesquisa, desde de 2012 a empresa é a marca mais consumida no mundo. Mas perceba como ela se posiciona.
No comercial ela promove a felicidade. Os momentos que a Coca Cola pode trazer as pessoas. São consumidores vivendo momentos únicos. De todas as etnias e de todos lugares do mundo.
Ou seja: a Coca Cola vende mais que refrigerantes. Ela proporciona a união. Os bons momentos.
Como o branding envolve mais que peças publicitárias, a Coca Cola também patrocina grandes eventos esportivos. Isto ajuda no seu posicionamento. Passa a ideia de que as vitórias, as conquistas têm a ver com a marca.
Outro exemplo é a Outback. A rede de restaurantes Americana se posiciona como provedora de bons momentos também.
A frase: hoje o dia pode ser mais Outback, trás a sensação de que o dia pode ser melhor se você for a um restaurante da rede.
O prato principal da rede é a costela com barbecue. Embora as pessoas consigam consumir este prato por preços que não chegam a 20% do cobrado pelo Outback, ainda assim há filas para comer nos restaurantes da rede.
Se você reparar, no começo do comercial há um filho chamando o pai para ir ao Outback. Na mensagem ele envia um canguru. Isto porque o canguru representa a empresa. Em outras palavras: ela se posiciona como promotora de bons momentos, mas ao mesmo tempo reforça sua identidade visual.
Este comercial da Omo também é um exemplo de branding bem sucedido. Omo, como todos sabem é uma marca de sabão em pó. Entretanto ela se posiciona como uma libertadora.
As crianças podem, e devem, brincar. A sujeira não deve impedir isto. E é nisso que a marca aposta. Em deixar as crianças serem crianças. Se sujarem, viverem a infância.
Branding é diferente de posicionamento de marca
Embora sejam bem parecidos, o brandig são as estratégias para que uma marca se posicione. Já o posicionamento da marca é onde se deseja que ela esteja.
Um exemplo para ilustrar seria o da Coca Cola. O branding são as ações que levam ela a ter as características que os consumidores identificam. Seu posicionamento são as características em si.
Como fazer branding para o seu negócio
Agora você deve estar pensando em como elaborar o branding no seu negócio.
Pode parecer muito difícil. Principalmente quando se observa os casos de grandes multinacionais. Entretanto não é tão complicado assim. Vamos citar algumas dicas que podem te ajudar.
1 – Construa a sua marca
A construção da marca leva em conta diversos fatores. Não é simplesmente estabelecer um negócio e criar uma logomarca. Vai muito além disso.
Construir uma marca significa estabelecer relações que sejam duradouras. É preciso criar as formas com as quais a sua marca vai se comunicar com o público.
Estas formas, muitas vezes, precisam ser pensadas e repensadas. Levando em conta diversos fatores como a persona , as dores do cliente, a maneira de se comunicar com eles. Entre outras.
A construção de uma identidade visual é primordial. É preciso que a imagem da sua marca esteja fixada em seus potenciais consumidores. Não adianta nada ter um negócio e ele não ser lembrado.
Porém, quando eu digo lembrado, eu quero dizer a associação visual que se faz com ele. Logomarcas como a da Coca Cola, Harley Davidson, Dove, são diretamente relacionada aos produtos. E isto é algo que deve ser feito minunciosamente.
Pensar nas formas visuais que sua marca irá se comunicar é a garantia que ela será lembrada por uma simples imagem.
2 -Para quem vender
Você deve sempre ter em mente para quem você vai vender seu produto. São raros os casos de produtos que podem ser vendidos para todo tipo de público. Alguns dependem da faixa etária, outros do grau de instrução, e ainda existem alguns que dependem da etnia.
Portanto quando for pensar em vender algo, pense pra quem você vai vender este algo.
Deve-se adequar o seu produto a necessidade do seu cliente. Caso isto não ocorra, você terá uma possibilidade muito grande de dar um tiro no escuro. Não tem como vender velotrol para idosos.
3 – Invista em conteúdo
Se há uma coisa que todas pessoas procuram é a informação. Por isso, invista em conteúdo. Quando digo conteúdo quero dizer em entregar para elas o que as interessa. A Leroy Merlim criou um blog com dicas de como fazer pequenos reparos em casa.
Isto é entregar conteúdo. Os clientes da Leroy, obviamente estão construindo ou reformando. E a grande maioria tem interesse em como fazer isso. Entretanto eles não sabem.
Quando ela entrega este conteúdo, não quer dizer que eles irão fazer. Mas pelo menos eles têm aonde recorrer. Mesmo que por curiosidade.
4 – O poder das redes sociais
As redes sociais estão aí. E toda empresa está nela.Quer ela queira ou não. Uma determinada marca pode não ter uma página no Facebook. Mas certamente as pessoas comentam dela lá.
O entendimento de que as redes de comunicação se conectam e não há outra saída tem que ser claro para todas as empresas.
As redes sociais a maioria das vezes são aliadas importantes. A Nutella por exemplo aposta nisso. Ela tem um Instagram que quase todos os dias posta receitas com o produto. Isso acaba por atrair mais seguidores.
Para promover o branding nas redes sociais você pode:
- Entregar conteúdo relevante para que as pessoas entendam que sua empresa realmente pode ajudá-las.
- Reforçar a sua identidade visual.
- Comunicar com os seus seguidores e admiradores da marca, respondendo aos seus questionamentos quando necessário.
- Criar publicações que enfatizem os valores da sua marca.
5 – Promoção da marca
A sua marca tem que ser promovida de alguma forma. Não adianta querer se fixar na cabeça do cliente sem promoção. Por isso pense formas de angariar novos consumidores. Chegar até ele é algo primordial. Faça promoções, campanhas publicitárias, se aproxime do seu público. Uma marca só pode ser lembrada se ela for consumida de alguma forma.
6 – Promova a experiência
Consumir é algo que todos vão fazer. Se você precisa de uma tinta para pintar a sua casa, você vai comprar uma. O diferencial é promover a experiência e não somente vender o produto.
Já a experiência é algo que é único. Se voce vende tintas, aposte no prazer de ver tudo transformado. Aquela sensação de ver a casa pintada, reformada, um novo lar.
Se você simplesmente vender a tinta, pode ser que tenha sucesso. Mas a experiência é algo único para o cliente.
Pense numa forma de fazer com que o seu cliente sinta ao consumir o que você comercializa, algo que não sentiria com outras marcas concorrentes.
7 – Marketing interno
Marketing interno, ou endomarketing, é uma estratégia de promover a sua marca entre os seus colaboradores. É eles acreditarem que fazem parte não só de uma empresa, mas de um processo. A Google, por exemplo, faz isso. Seus funcionários se sentem parte da empresa, e não apenas colaboradores que podem ser substituídos a qualquer momento.
Quando as pessoas que fazem o seu negócio entendem que elas fazem parte dele, elas passam a defender aquele propósito. O pensamento é lógico: se eu faço parte de algo que me faz bem, eu quero que aquilo se perpetue por um longo tempo.
Por isso, faça as pessoas que estão ao seu redor entenderem qual é o propósito da marca. E não somente pague a elas um salário. Salário é direito do trabalhador, laços é a confiança que se estabelece.
Daqui a alguns anos nenhuma empresa conseguirá se manter apenas pagando salários. Elas precisarão de políticas que aproximem quem faz parte dela.
O modelo de empregado e patrão já faliu há tempos. Algumas empresas ainda não enxergam isso. Mas se elas quiserem sobreviver terão que se adaptar.
8 – Como fazer para exercer o branding.
Para fazer o branding da sua empresa é necessário que você, antes de tudo, estabeleça onde quer chegar, isso pode ser feito através de pesquisas. Saber o que seus clientes pensam do seu produto ou da forma que ele é comercializado te ajuda a se posicionar.
Pergunte a eles, faça formulários em seu site. Procure saber ao máximo o que as pessoas que consomem o que você comercializa pensam sobre os seus produtos. A Coca Cola fez isso. Por anos fez pesquisas para saber como se posicionar. A maioria das pessoas responderam que consumiam o refrigerante em reunião da família, finais de semana e momentos de lazer.
Após saber estes dados ela se posicionou como promotora de bons momentos. Uma vez que seus consumidores consomem seu produto nestas condições, nada mais lógico do que ela se posicionar ali.
9 – Faça ser lembrado
A sua marca precisa ser lembrada. Não há outra forma. Existem datas que nos remetem a determinadas marcas. O natal, por exemplo, nos faz pensar em chester, peru, pernil. E estes pratos geralmente estão atrelados a marcas.
Chester é perdigão, peru é Sadia, e assim por diante.
Crie uma identidade que faça com que os consumidores associem algo diretamente a sua marca. É preciso que se crie vínculos que vão além do consumo puro e simples.
A Nike e a Adidas são empresas que vendem artigos esportivos. Quase todo grande evento de esporte nos remete a ela. Temos o pensamento de que ela é a líder, a melhor, a que está com os melhores atletas. E isto é algo que faz as pessoas lembrarem dela como um vínculo estabelecido fora do consumo dos produtos.
10 – Saiba onde quer chegar
É preciso saber onde se quer chegar. Não adianta simplesmente querer se estabelecer. Você precisa saber onde vai e até onde vai. Se você pensa em associar sua marca a vitórias, é preciso que você saiba que esse é seu objetivo.
Sair dando tiro para todos os lados não ajuda. Pelo contrário, prejudica. Então antes de pensar no seu branding, já tenha em mente onde você quer estar. Só assim é possível atingir seus objetivos.
10 – Crie autoridade
Branding é quase que basicamente criar autoridade. Ser referência em algo é estar a frente. É ser lembrado como o melhor. Então pense que você precisa ter autoridade. Se possível invista em publicidade com pessoas que dominam a área do produto que você comercializa. Isto irá ajudar muito a marca a crescer no conceito das pessoas.
A Adidas patrocina vários atletas. Quando ela faz isso, ela cria autoridade. Ela mostra que os melhores usam produtos dela. As pessoas acabam sendo levadas a pensar que ela tem predominância sobre aquele assunto, no caso, o esporte.
11 – Crie uma equipe forte
Fazer branding é criar estratégias em conjunto. Não adianta a sua marca ser bem posicionada se os seus colaboradores não compactuam da mesma ideologia. Por isso crie uma equipe forte.
Uma equipe que saiba onde a marca quer estar e abrace esta ideia. São muitos os casos de empresas que se posicionam, mas só se mantêm devido aos colaboradores também pensarem da mesma forma.
Se você for ao outback e reclamar do prato que pediu. O graçom imediatamente, ou prepara outro ou devolve o seu dinheiro. Obviamente que ele é instruído a fazer isto. Mas a forma como ele fez, foi a mesma ideia que a empresa vende: momentos únicos. Se não estava bom pra mim, eles tinham que fazer algo.
Quando você consegue se estabelecer dessa forma, as chances de sucesso são muito maiores.
11 – Pense como seu cliente
Você deve pensar como o seu cliente. O que ele espera do seu produto? Quais as deficiências que ele pode encontrar? Como resolver conflitos?
Ao pensar como o cliente, você se aproxima dele. E defeitos toda marca tem. O diferencial é pensar em como resolvê-los
12 – Não é fácil
Não pense que um branding eficiente é fácil. Não é! Porém, ao atingi-lo tudo se transforma. As coisas tendem a ficar mais fáceis. As grandes empresas que se estabeleceram não foi do dia para a noite. Porém elas sabiam que poderia demorar, mas que era questão de tempo.
O otimismo pode parecer idiota no mundo dos negócios. Em contrapartida, o pessimismo não ajuda em nada. Acredite nas suas estratégias. Repense elas se for necessário. No entanto nunca pense que você não irá conseguir.
As histórias de sucesso têm algo em comum: superação. Ninguém simplesmente fez sucesso porque quis. E não é por que você quer que você vai fazer. Então se prepare. Você vai errar. Pode demorar. Muitas vezes pensar em desistir. Porém, não desista!
13 – Crie laços
Ter aliados é uma outra forma de se criar atalhos para o seu branding. As pessoas estão aí para serem conectadas. Converse com elas. Muitas delas podem te ajudar. Não tenha medo ou vergonha. Se comunique.
Grande parte das pessoas que fizeram sucesso não são inacessíveis. Mas muitas vezes o medo de se aproximar dela, criam um status de semi deus, e elas não são.
Quando você pergunta a quem entende algo. Ela não vai se negar a te responder. Mas o seu medo de ser rejeitado impede este contato.
Quem sabe quer ensinar. No entanto quem não pergunta, não quer aprender.
14 – Seja exemplo de atendimento
Todo mundo gosta de ser bem atendido. Quando você vai a uma determinada loja e o atendimento dela é diferenciado, a chance de você retornar é muito maior. Por isso, faça com que seus clientes se sintam especiais. Crie uma equipe que seja simpática e saiba lidar com rejeições e imposições. Muitas vezes um clienta insatisfeito é um cliente que será fidelizado. E este processo passa diretamente pelo atendimento.
O atendimento é capaz de reproduzir clientes. Uma pessoa bem atendida conta para as outras isto. E estas outras pessoas vão até você por esta indicação. Todo mundo tem o dever de atender bem. E isto está no Código de Defesa do Consumidor. Entretanto não são todos que fazem isto. Cumprir a obrigação não é atender bem.
15 tenha um pós vendas.
Vender é o objetivo. Fidelizar é a utopia. Você deve trabalhar pela fidelização sempre.. um pós vendas é um forte aliado neste processo.
A Peugeot passou por um momento em que ficou reconhecida por vender carros que dão problemas. Ela apostou no pós vendas. Quando o cliente comprava um carro ela ligava para saber se ele estava satisfeito, e algumas vezes até fazia consertos que não estava na garantia.
Foi uma forma que ela encontrou de superar uma imagem negativa que foi criada dela. Mas você não precisa chegar a este ponto para investir no pós vendas. ligue para os seus clientes, pergunte se eles gostaram, se tem dúvidas, isto é tão importante quanto vender.
Captar um cliente é sempre mais caro do que manter um cliente que se deu por satisfeito.
Procure saber como seus concorrentes se posicionam
É preciso que você saiba como seus concorrentes se posicionam. Como eles trabalham a gestão da marca deles. Ao saber isto você pode criar estratégias muito mais assertivas. Olhe como eles lidam com as dificuldades. Como eles se comunicam. E a partir daí elabore o seu branding.
Quando você sabe o que seus concorrentes pensam e fazem, você pode fazer melhor do que eles. E é justamente isto que você tem que fazer: ser melhor do que os seus concorrentes.
Invista em estrutura
Faça com que as pessoas saibam que você tem estrutura para atender elas. Isso passa segurança. Elas passam a perceber que você está preparado para ser o alvo de consumo delas.
As montadoras de automóveis sempre fazem isso. Muitos são os comerciais onde elas falam que tem peças de reposição, que produzem tantos carros por ano. Isso faz com que o consumidor acredite que não ficará desamparado. Vender automóveis e não repassar essa confiança na estrutura é um erro.
16 – Se espelhe nos casos de sucesso
Estude os casos que tiveram sucesso e se espelhe neles. Não quer dizer que você vá fazer igual. Mas que você irá procurar entender como eles fizeram. A mesma estratégia não serve para todas as empresas. Mas os casos de sucesso nos trazem inspiração.
Nenhuma marca se posicionou como referência da noite pro dia. Algumas se inspiraram em outras. E hoje são líderes no mercado delas.
Portanto saiba o que os melhores fizeram e se junte a eles na maneira de pensar.
17 – Tenha perseverança
Perseverança não quer dizer insistência. Perseverança quer dizer que você deve insistir em algo, mas com sabedoria. Desistir não é sinal de fracasso. Isso é o que é imposto.
Tenha perseverança. Pense que você pode conseguir e trabalhe e estude para isto. Não adianta ser somente otimista. É preciso perseverar. E perseverar é resistir adquirindo conhecimento.
Muitos são os casos de celebridades que perseveraram. Nelson Mandela. Marting Luther King. Eles tinham tudo para dar errado. No entanto analisaram, aprenderam, pensaram em outras maneiras, e acabaram por conseguir seus objetivos.
18 – Entenda o mercado que você atua.
Tenha uma visão acima da média. Não adianta saber somente números. Eles são úteis, mas não são tudo. Henry Ford criou seu modelo de produção com base na observação. Ele viu que se deveria produzir de uma maneira diferente. Que era mais rápido e lucrativo o processo em série. Até hoje o modelo de produção dele é objeto de estudo.
Entender o mercado é estar além do que dizem ou pensam. É sempre procurar formas de se destacar. O diferencial é o que cria as grandes marcas. Isso pode ser trabalhoso. Mas quando você dedica tempo e estudo as coisas ficam mais fáceis.
19 – Sua marca é a melhor
Você precisa acreditar nisto.Você é o melhor no que vende ou produz. Mas não adianta só acreditar. É preciso que você crie mecanismos para ser um diferencial. Tudo que é igual acaba por viver na livre concorrência. Na simples escolha do cliente.
Por isto, é preciso que você faça algo diferente. Um produto pode se tornar um sucesso por que simplesmente modificou algum dos seus componentes. Pense sempre em como melhorar, como estar a frente.
20 – A confiança é um reprodutor de vendas
Quando o cliente tem confiança, naturalmente suas vendas se multiplicam. Pense em ter uma garantia diferenciada, por exemplo.dê a ele motivos para adquirir seus produtos. A Semp Toshiba na Copa do Mundo de 1994 dava 50 anos de garantia dos seus produtos. Em um primeiro momento isto pode ser visto como algo negativo. Como se os produtos dela não fossem confiáveis. Mas a estratégia deu certo. Ela vendeu como nunca. Porque ela dava 50 anos de garantia e as concorrentes não?
Há outros casos em que as marcas usaram estratégias para estabelecer confiança. A Ford dava aos seus clientes a garantia de recompra dos carros. A mensagem que ela passava era a de que ela vendia carros tão confiáveis que garantia a recompra deles. Todos sabem que carro desvaloriza muito. A proposta dela era pagar a tabela FIPE em carros que estivessem em boas condições.
Estes exemplos deixam claro que estabelecer a confiança é como dar a mão a marca. E você tem que estar disposto a isto. Principalmente se o seu mercado for saturado. A ampla concorrência exige confiança. Vender algo que muitos vendem não é algo fácil. O que faria com que as pessoas adquirissem o que você vende e não o do concorrente? A confiança pode ser a resposta para isto.
21 – Converse com as pessoas
Existem muitos casos de marcas que se estabeleceram após uma conversa com alguém. O Pink Floyd em seu álbum Dark Side of The Moon não tinha a finalização do álbum. Eles precisavam de uma última frase. Conversaram com o porteiro da gravadora e revelaram a ele que o álbum se chamaria Dark Side Of The Moon, ou o Lado Escuro da Lua. O porteiro disse: Não existe lado escuro da lua, a lua é toda escura. E esta é a última frase do álbum.
Resultado: 591 semanas no top da Billboard, no total eles aparecem por 903 semanas. Um dos álbuns mais vendidos da história.
Acredite que você pode aprender com qualquer um. Todo mundo tem algo a ensinar.
22 – Não ligue para os obstáculos
Aprenda com os obstáculos. Mas não deixe que eles te pare. Muitas vezes quando as coisas dão errado é um bom sinal. Você já reparou quantas marcas e produtos existiam e hoje não existem mais?
Muitos destes casos estão atrelados a estratégias erradas, que no entanto deram certo por um tempo. Mas no final tudo acabou seguindo o caminho natural: o fracasso.
Por isso, aprenda com os obstáculos . Eles surgem para ensinar. Uma vez perguntaram para o Ayrton Senna o que ele sentia quando perdia uma corrida. Ele respondeu: sinto que tenho que aprender.
Nessa época ele era o maior piloto de fórmula 1 da história. Mas via em seus fracassos uma forma de aprender. Faça isso também. Não pare por que não deu certo.
23 – Seja observador
Observar é uma característica das pessoas inteligentes. A Microsoft surgiu devido a observação do Bill Gates. A Apple se reergueu devido a observação do Steven Jobs. Eles viram o que ninguém via.
Era simples demais. Mas ninguém notava. Até hoje as empresas deles são referências.
A Apple entrega produtos tão sofisticados que não há concorrência para ela. Claro que há outras empresas que produzem smartphones. Mas nenhuma delas entregam as facilidades e design da Apple.
A Microsoft é a mesma coisa. Existem outros sistemas operacionais para computador. Mesmo assim, o mundo inteiro usa Windows.
E estes casos só foram possíveis porque eles observaram o que ninguém enxergava.
Faça do seu produto um modelo
O Bombrill é um caso clássico disso. É uma lã de aço. Mas ninguém fala lã de aço, todo mundo fala Bom Brill. Isto porque eles fizeram do produto deles um modelo. Não quer dizer que ele seja o melhor. Mas significa que ele é a maior referência que se pode ter em lãs de aço.
Há um tempo surgiu a Assolan. Que também fabrica lã de aço. Porém não conseguiram se posicionar como o Bom Brill.
Outra coisa que merece atenção são as propagandas. Por anos a Bom Brill usou o mesmo garoto propaganda. Ver ele era o mesmo que ver a Bom Brill. Em alguns casos isto estabelece a marca instantaneamente.
A C&A também fez o mesmo. Usou o mesmo garoto propaganda por anos. Ver o Sebastian era o esmo que ver a C&A.
24 – Saiba quem é você
Saiba quem é você no mercado. Identifique sua parcela nas vendas e elabore estratégias para melhorar. Ter consciência de quem você é, é importantíssimo. Não adianta começar um negócio pensando que você é o melhor, o maior, quando na verdade você não é.
Saber diferenciar os concorrentes é algo indispensável. Veja quem domina o mercado. Observe seus passos. E por fim, faça algo bem diferente dele. Fazer igual quem já tem o domínio, é fadar ao fracasso. Imagina se você cria uma fábrica de refrigerantes, não iria adiantar você querer se comparar a Coca Cola.
25 – Invista em Marketing
As maiores empresas do mundo investem em marketing. Pode parecer absurdo. Afinal elas já estão lá e são referência. Porém, elas investem, e muito em marketing. Elas entendem que são a referência, mas que é preciso criar métodos para se manter onde estão.
Existem dois caminhos para uma empresa: se ela está mal, deve investir em marketing. Se ela está bem, deve investir também. O marketing nunca pode ser esquecido. Esquecer o marketing, é o mesmo que esquecer seu negócio.
26 – Publicidade é indispensável
Torne público o que você faz. Como as pessoas vão conhecer sua marca se você não torna ela pública. A internet é uma ótima aliada. Ela consegue fazer com que você seja visto por quem deve ser visto.
As campanhas segmentadas são um exemplo disso. Você consegue anunciar no Facebook, ou Instagram, somente para quem potencialmente pode consumir o que você vende. Não adianta querer vender velotrol para um idoso. Mas tem como você fazer com que pais de crianças novas vejam que você vende velotrol.
Você pode segmentar por interesses, grupos, e uma infinidade de filtros. Faz mais sentido alguém que faz parte de um grupo de pais de primeira viagem ver seu anúncio de velotrol, do que um grupo de crochê.
Pense em formas de promover as vendas tornando único seu anúncio.
27 – Logística é importante
Se você vende um produto físico, invista em logística. As pessoas não gostam de esperar por um produto. Até se cria uma ansiedade legal. Mas definitivamente ninguém gosta de esperar. Ter uma logística que consiga passar confiança é algo que posiciona a sua marca.
Quando houve a greve dos Correios, muitas entregas atrasaram. E isso aconteceu devido ao fato da maioria das empresas escoarem suas vendas pelos Correios.
Procure oferecer alternativas. Opções de empresas para fazer a entrega. Quando o cliente for confirmar o CEP dê a ele outras opções. Mesmo que ela opte pelos Correios, por ser mais barato, por exemplo, ela vai observar que você tem alternativas para a entrega dela.
Empresas que oferecem alternativas diferenciadas têm mais chances de se estabelecer
28 – Estabeleça metas
É um erro comum achar que o tempo vai trazer o resultado. É claro que existem estratégias a médio e longo prazo, mas elas estão obsoletas. Uma empresa não pode mais se dar ao luxo de fazer planejamentos anuais. O mercado está muito dinâmico. Fazer um planejamento com o prazo de um ano pode causar a falência. Imagina se no final desse período não der certo? você pedeu um ano com aquela estratégia.
Hoje o método que se mostrou mais eficaz de planejamento é o OKR. Se trata de resultados que devem ser obtidos através de metas chaves e em curtos espaços de tempo. OS OKRs geralmente são trimestrais.
Funciona mais ou menos assim. Você quer aumentar suas vendas em 25%. Aí você define o que deve ser feito para conseguir atingir este objetivo. E mede o que você conseguiu realizar.
No nosso blog há um post que explica muito bem a gestão por OKR.
29 – Pesquise as tendências
Tendências são formas de se pensar como o mercado irá reagir. Você já viu desfiles de moda? No entanto você nunca viu ninguém usando as roupas que as modelos usam no desfile. Isto ocorre porque as roupas que elas usam são as tendências da moda. Os tecidos que serão usados, os tipos de corte, e não exatamente a roupa.
Todo setor têm tendências. Quando se lançaram os smartphones, a tendência é que eles ficassem mais rápidos e armazenassem mais dados. Todas as empresas que fabricam smartphones investiram nisso. O resultado é que hoje possuímos smartphones com tecnologia superior a computadores que eram vendidos há dez anos atrás.
A percepção do que virá no segmento que você atua é algo que pode fazer com que você se torne um bilionário. A Apple, mais uma vez ela, criou smartphones que pode até haver modelos com capacidade de processamento igual. Mas a experiência dos Iphones é insuperável. O que ela fez foi se antecipar. Todo mundo teria que melhorar seus aparelhos. O que ela fez? melhorou seus aparelhos e entregou um sistema touch screen jamais visto. Ela entendeu a tendência na frente dos seus concorrentes.
Existem outros casos interessantes. Quando se criou os notebooks, todo mundo apostava em PCS poderosos. Só que havia um problema: Pcs não eram portáteis. Então a tendência foi criar computadores com alto desempenho que pudessem ser levados de casa pro escritório e do escritório para a casa. Isto gerou uma economia absurda.
Imagina há 25 anos atrás. Se você tinha um PC, e trabalhasse com ele, na sua empresa havia outro. Não tinha como você carregar seu instrumento de trabalho de um lado para o outro. A capacidade de armazenamento de dispositivos móveis era muito limitadas. Os diquestes quase não suportavam 4 arquivos de imagens.
Era necessário a mobilidade. Era a tendência daquele mercado. Quem saiu na frente se deu muito bem.
30 – Não se precipite
O estudo é muito importante. Ele evita que você tome decisões antecipadas que podem ser uma grande furada. No lançamento do Sega Saturn e do Playstation 1 houve um caso interessante. Houve uma feira de games. A Sega eufórica com seu console e sem saber quanto o concorrente ia vender o dele, lançou o seu antecipadamente por 399 dólares. Duas horas depois a Sony anunciou o Playstation por 350 dólares. O resultado não precisa nem dizer. A Sony engoliu a Sega.
Esta foi uma medida antecipada. A Sega quis vender exemplares na feira.E de fato vendeu. Porém não pensou no que viria após. Não adiantou vender 100 exemplares lá e depois perder quase que todo mercado pra Sony.
Quando for lançar algo, pense antes em como fazer isso. Não faça simplesmente por achar que está inovando. Isto é um erro. E um erro que já ocorreu diversas vezes.
Conclusão:
o mercado está aberto para novas empresas. Trabalhar o branding é deixar de ser mais uma e se tornar a única. Dedique tempo, estudo e forças para ser visto como uma referência.
Um planejamento do posicionamento da sua marca pode te tirar do lugar comum. E longe do comum é que habitam as melhores empresas.
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