A maioria das pessoas associam o Blog a um diário pessoal. De certa forma isto faz sentido, segundo a revista Super Interessante, o primeiro Blog a ser criado foi exatamente isto: um diário. Entretanto, por mais incrível que pareça, o primeiro blog que se tem registo foi criado por um brasileiro em 1994. O nome dele é Cláudio Pinhanez, um cientista e pesquisador que trabalhava no MIT.
A princípio ele utilizava o Blog para descrever coisas do seu dia a dia, tanto que ele se chamava Open Diary.
A evolução do Blog
No entanto, não demorou muito para que as pessoas percebessem a importância que um Blog poderia ter. Começaram a surgir cada dia mais novos blogs sobre os mais variados assuntos, desde dicas de programação a receitas culinárias.
Como ele foi criado em 1994, as pessoas ainda não contavam com as redes sociais. E sem as redes sociais os Blogs eram a saída ideal para se expressar na internet.
As pessoas passaram a enxergar no Blog uma possibilidade de visibilidade. Aquilo que elas faziam e sentiam prazer, agora poderia ser compartilhado com todo mundo.
Nem tudo São Flores
Como nada é perfeito, com os Blogs também não poderia ser. Muitas pessoas aproveitaram da facilidade da divulgação de conteúdo para criar postagens que não tinham fundo científico.
Como se isso não bastasse, alguns veículos de comunicação viram suas rendas comprometidas com a difusão cada vez maior da informação. O jornal Estadão chegou a lançar uma campanha que colocava em xeque a credibilidade dos Blogs.
No entanto, a campanha não repercutiu bem entre os blogueiros, e a matéria acabou saindo do ar.
O Blog como fonte de renda
Com a popularização da internet, ela acabou se tornando uma fonte de renda. A princípio as campanhas eram basicamente Pop-ups que surgiam a todo momento no seu navegador, era cansativo. Em alguns casos o efeito gerado era o contrário: ao invés de gerar renda, ele acabava fazendo com que a pessoa tomasse raiva de determinada marca.
É neste momento que o Blog surge como uma opção interessante para o Marketing. Se as pessoas procuram conteúdo em determinadas páginas com bastante frequência, por que não anunciar nestes blogs? Faz muito mais sentido eu anunciar uma lata de leite condensado em um blog que fala sobre receitas do que em uma página sobre notícias policiais.
O direcionamento do foco, acabou por colocar os blogs em evidência. E as estratégias de Inbound Marketing ganharam muito mais força na internet. Foi quando surgiu a imagem do blogueiro.
Blogueiro: do diário à profissão
O blogueiro, como o próprio nome diz, é aquele que possui um ou mais blogs. Entretanto, o que surgiu como uma forma de contar um pouco do dia a dia acabou virando profissão.
Hoje, no mundo todo, existem pessoas dedicadas a criar conteúdos para seus blogs. Embora a grande maioria divida esta tarefa com outras que geram mais monetização, ainda assim o Blog é capaz de gerar renda.
É um fato de que a maioria das pessoas que se dedicam a escrever estes tipos de conteúdos para web ganham pouco, e às vezes até nada. Não há consenso que defina a média de quanto se pode ganhar vivendo apenas de Blog, isto porque diversos fatores influenciam em sua rentabilidade. Entretanto dados dão conta de que este valor pode girar entre R$250,00 até R$ 5.000,00 mensais.
O que atraiu a atenção de grandes empresas foi o fato de que elas poderiam ter um blog próprio além do seu site institucional, ou às vezes até os dois, simultaneamente.
Quanto ganha um Blogueiro?
Não há consenso e nem dados suficientes para chegarmos a um número exato. Mas sabe-se que este valor pode variar entre R$ 250,00 a R$ 5.000 por uma única postagem em um Blog com muitos acessos.
Porém, o Blog pode funcionar como gerador de renda a partir do momento que ele sirva como um atrativo para o usuário. É o que se chama Inbound Marketing, ou Marketing de atração.
Suponhamos que você tenha um blog sobre receitas culinárias. Obviamente as pessoas que acessarem seu blog irão procurar por este conteúdo. Cabe a você planejar conteúdo que a mantenha interessada.
Após nutrir este usuário com conteúdo relevante, você pode oferecer pra ele um e-book com dicas sobre culinária, por exemplo. A sua chance de ter uma Taxa de Conversão maior aumentará significativamente se a sua audiência for fiel.
Blog e Marketing Digital: uma parceria de sucesso
Como já dissemos, os blogs começaram a despertar o interesse do Marketing. Em contrapartida muitos blogs relacionados ao Marketing Digital também surgiram. Vamos listar 3 que possuem bastante conteúdo relevante.
#1 Paulo Maccedo
Uma das maiores referências nacionais em Copywriting. Quer aprender a se comunicar de forma persuasiva e fazer com que o usuário tome a decisão que você espera dele? Este é o Blog. Autor do livro Copywriting: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano
#2 Paulo Faustino
Este cara é o português mais querido entre os brasileiros no Marketing Digital. Especialista em tráfego pago, seu Blog contém matérias relevantes sobre como anunciar nas Mídias Sociais. Autor do livro Marketing Digital na Prática.
# 3 Rafael Rez
Referência nacional quando o assunto é Marketing de Conteúdo. Escritor do livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI.
Resumindo
O Blog surgiu como uma forma de expressão individual. Porém com o tempo se tornou fonte dos mais variados conteúdos que se possa imaginar. Nem mesmo a popularização das Mídias Sociais foi capaz de extinguir o blog.
Para uns, ele serve apenas como hobby. No entanto, ele tem extrema importância nas estratégias de Inbound Marketing.
Por falar em blog, o que você está achando do nosso? Deixe sua opinião nos comentários.