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Você sabe qual a importância da palavra-chave na produção de conteúdo? Como você define o principal assunto dos seus posts? Quais são os termos que vão acionar o seu artigo quando o usuário fizer uma pesquisa no Google?

Essas perguntas dão uma ideia da importância da palavra-chave quando o assunto é produção de conteúdo. Afinal, são elas que irão te ajudar a direcionar o seu público até o que você produziu.

Se você quer saber como melhorar o engajamento nos seus posts ou gerar mais conversões, confira este artigo que preparamos sobre palavras-chave e a diferença que a presença delas faz no seu conteúdo e na sua estratégia de marketing.

Confira.

Qual a importância da Palavra-Chave na produção de conteúdo?

Antes de irmos direto ao assunto, é interessante entendermos melhor o que é palavra-chave, sua importância e tudo que irá te levar até a produção de conteúdo.

O que é Palavra-Chave?

A palavra-chave é o principal instrumento de uma pesquisa e, apesar do nome no singular, pode conter uma ou mais palavras em sua composição.

Toda vez que você faz uma pesquisa no Google com o intuito de solucionar algum problema, você estará sendo direcionado para assuntos que se relacionam com as palavras que você usou para pesquisar.

Isso acontece por causa dessas palavras-chave.

A palavra-chave vai muito além de um bom SEO, apesar de ser uma parte igualmente importante, e deve haver um estudo para que você faça uso da melhor combinação possível de palavras para o assunto em questão.

Se você produz conteúdo para marketing digital e ainda não fez um bom estudo sobre as palavras-chaves que fazem parte do seu negócio, é provável que até o final desse post você já esteja com o intuito de fazê-lo.

Afinal, a pesquisa por palavras-chave é uma parte muito importante na produção de conteúdo.

Qual a Importância da Palavra-Chave

Qual a importância da Palavra-Chave?

A palavra-chave é a responsável por conectar a sua empresa com a sua persona. Sem ela, você estará criando um conteúdo fantasma, ou seja, não estará sendo visto, lido, compartilhado, etc.

Como o intuito do marketing de conteúdo é alcançar o maior número possível de pessoas, a escolha da palavra-chave se torna muito importante para que ele seja valorizado.

Mas, para que funcione, é preciso fazer um estudo de qual palavra-chave melhor se encaixa com o conteúdo que você estiver criando.

Como fazer a escolha da Palavra-Chave?

Quem produz conteúdo sabe que não se cria um texto aleatoriamente. Tudo é pensado antes e somente aqueles que trazem alguma relevância para a empresa serão realmente escritos.

E, para que esse conteúdo chegue até a sua persona, você precisará fazer uma pesquisa de palavra-chave.

Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração ao fazer essa pesquisa como, por exemplo, se você pretende atingir um público mais genérico ou específico.

Mas como assim um público mais genérico ou específico?

Continue lendo para entender.

Genéricas

Quando falamos de palavras-chave genéricas, o foco maior está em aumentar o tráfego do seu blog, ou seja, você ainda não está pensando em conversão.

Geralmente esse tipo de palavra-chave é mais usada quando um blog está começando ou se trata de um conteúdo de topo de funil.

Específicas

Ao contrário das genéricas, as palavras-chave específicas focam mais na conversão do que no tráfego.

São mais comuns em conteúdo de meio e fundo de funil, pois é um conteúdo voltado para um público menor.

Tendo escolhido o foco do seu conteúdo, se tem como objetivo aumentar o tráfego do blog ou de aumentar o número de conversões, você já terá uma base para o formato de palavra-chave adequado para o seu conteúdo.

Como usar a Palavra-Chave na estratégia de marketing?

A estratégia de marketing é um ponto muito importante a ser discutido quando se trata de criação de conteúdo. E, para que sua seja bem sucedida, é preciso que haja um planejamento e uma pesquisa sobre o seu mercado e o que seu público anda buscando naquele momento.

E é claro que será preciso um cuidado especial na hora de criar uma estratégia de marketing a partir de palavras-chave. Isso acontece porque você tem duas preocupações importantes nessa hora.

A primeira é que você precisa da palavra-chave para ter um bom resultado no SEO. Afinal, o intuito é atrair novos Leads através do seu conteúdo.

A segunda é que você está produzindo conteúdo para pessoas e não para um robô.

Por isso, deve se tomar cuidado quanto ao uso da palavra-chave. Se for levar ao pé da letra todas as exigências do Google você não estará produzindo um bom conteúdo para sua persona.

Uma dica bacana é estar sempre de olho no conteúdo que os seus concorrentes estão produzindo para ficar por dentro dos que estão sendo mais relevantes no momento.

Qual a Importância da Palavra-Chave

Ferramentas para encontrar Palavras-Chave

Você encontra na internet várias ferramentas de qualidade, a maioria gratuito, que podem te ajudar nessa tarefa de pesquisar palavras-chave. Separamos 3 dessas ferramentas para você conhecer melhor.

Ubersuggest

Com o Ubersuggest você faz sua pesquisa de palavras-chave e ainda recebe algumas sugestões de palavras-chave que estejam relacionadas com o que você busca.

Você consegue ver o volume de buscar para aquela palavra-chave, qual a dificuldade de SEO, custo por clique, entre outros. E o melhor é que a ferramenta é gratuita, outro motivo para você não deixar de fazer a pesquisa.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner, que significa “Planejador de Palavra-Chave“, te ajudará a avaliar o que está funcionando na sua estratégia de marketing e o que precisa ser melhorado ou até abandonado.

Para que você possa usar essa ferramenta do Google é preciso que você tenha uma conta no Adwords.

Google Trends

Trends significa algo “do momento”, que esteja sendo muito falado em determinada região. Com o Google Trends você consegue mensurar o quanto um assunto específico está sendo comentado pelo mundo, país, estado, ou qualquer outra região que você buscar.

Assim, você consegue ter uma ideia do que o seu público-alvo anda pesquisando no Google. A partir dessa ideia você irá definir a palavra-chave e criar o seu conteúdo.

Conclusão

Agora que você já está por dentro da importância da palavra-chave na produção de conteúdo, e conheceu algumas ferramentas de fácil acesso para te ajudar, é só começar a executar.

Com palavras-chave bem definidas você terá melhores resultados no objetivo que foi determinado.

Na sua opinião, o que não pode faltar na hora de fazer uma pesquisa de palavra-chave? Vamos conversar sobre, é só comentar neste post!

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