A velocidade de carregamento de um site é um dos fatores mais importantes para a saúde do seu negócio online.
Os principais buscadores levam em consideração diversos fatores na hora de ranquear um site nas suas primeiras posições. E um dos fatores primordiais é a velocidade de carregamento da página de destino.
Nos últimos anos, os buscadores, principalmente o Google, tem priorizado cada vez mais a experiência do usuário na hora de definir as suas atualizações do algoritmo de busca.
Com o crescimento do uso de celulares e conexões de internet móveis, o tempo de carregamento de uma página acabou ganhando destaque nesse meio.
Hoje, por questões de milésimos de segundos, empresas podem ter lucros record ou simplesmente sofrerem prejuízos irreparáveis por causa de um site lento.
Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre a velocidade de carregamento de um site e o por que é tão importante que você mantenha um site rápido.
A importância da velocidade de carregamento
Lá pelos idos dos anos 90, a maioria das conexões de internet se dava a 58 kbps. Para você ter uma ideia, hoje a internet 4G de um smartphone chega a ser quase mil vezes maior.
Portanto, ao abrir um site naqueles tempos, ele demorava minutos para carregar todas as informações nele contidas.
Sendo assim, a velocidade de carregamento não era tão levada a sério pelos buscadores na hora do ranqueamento de um site. E isso se dá pelo simples motivo de que não havia meios técnicos que fossem capazes de fazer com que o processo se desse de forma quase que instantânea.
No entanto, as coisas mudaram. E hoje você digita o endereço de uma página, ou clica e um link e pronto:o site abre quase que instantaneamente.
Ao perceber esta mudança, os buscadores começaram a considerar a velocidade de carregamento como fator para ranqueamento.
Velocidade de carregamento x experiência do usuário
Se você é um leitor do nosso blog com menos de 30 anos de idade, talvez seja difícil entender o que foi dito até agora. Mas, você gostaria de acessar um site e ele demorasse mais de 15 segundos para carregar?
A verdade é que a grande maioria simplesmente fecharia o site ou a aba.
Tanto o Google quanto os outros buscadores priorizam a experiência do usuário.
E a velocidade do carregamento é um, entre diversos outros fatores, que são levados em conta.
A velocidade de carregamento como técnica de SEO
A boa velocidade de carregamento de uma página é uma das técnicas de SEO, sigla em inglês para otimização das mecanismos de busca.
Portanto, se você quer estar nas primeiras páginas dos resultados de busca, ou mesmo pensa em investir no tráfego orgânico, é melhor começar a se preocupar com a velocidade do seu site.
Às vezes, algumas páginas produzem conteúdo relevante, com bom título em H1, uma palavra chave bem trabalhada e outras técnicas para ranqueamento muito bem executadas.
Porém, não conseguem ranquear como deveriam. E isto ocorre por que não há a preocupação com a velocidade do site.
Mas o que se pode fazer para que a velocidade do seu site melhore?
É o que veremos a seguir.
Como melhorar a velocidade de carregamento da sua página
Agora que já sabemos a importância da velocidade de carregamento de uma página, fica a pergunta no ar: o que eu posso fazer para que minha página fique mais rápida?
Antes de responder, é preciso saber o que pode estar interferindo no tempo de carregamento da sua página.
Para isso, existem algumas ferramentas gratuitas que vão te ajudar nessa questão
A primeira delas é o Google PageSpeed Insights. A ferramenta gratuita do Google realiza uma breve sequência de testes no seu site mostrando o tempo médio de carregamento da página e dando uma pontuação com base em vários fatores.
De acordo com essa pontuação, o PageSpeed te mostra quais os passos devem ser tomados para melhorar o seu tempo de carregamento.
Agora que você já sabe como verificar a velocidade de carregamento do seu site, podemos partir para a resposta da pergunta acima.
Essa resposta não é tão simples, pois diversos fatores podem impactar na velocidade de carregamento de um site.
Abaixo você pode conferir alguns desses fatores.
Tamanho das imagens
As imagens têm um apelo muito importante na hora de criar uma página. Independente do que ela irá tratar, uma coisa é certa: ela tem que ter imagens.
Alguns dados de uma pesquisa comprovam isto.
- As pessoas se recordam apenas 10% das informações que são repassadas a elas, três dias após terem as ouvido. Porém, se uma imagem for inserida juntamente com esta informação, este índice aumenta para 65%.
- 74% dos profissionais de Mídias Sociais fazem uso de imagens em suas estratégias de Marketing.
Como podemos perceber, ter imagens em uma página é de suma importância para seu sucesso.
Entretanto, o que é uma estratégia eficiente pode acabar se tornando um problema, se feito da maneira incorreta.
Imagine que você tem de carregar mantimentos.
O que é mais fácil carregar para você? Um saco de feijão de um quilo ou um de cimento de cinquenta?
O mesmo ocorre com as imagens de um site. Quanto mais pesada ela for, mais difícil de ser carregada. E isto irá afetar a velocidade de carregamento da página.
Por isto, sempre coloque imagens na sua página. Entretanto, aposte em formatos de imagens que sejam mais leves.
Dê preferência a formatos JPG do que PNG, por exemplo. Mas caso você não saiba como fazer isto, você pode utilizar este conversor online.
Comprimento do Slug
Um slug do WordPress é o texto que aparece logo após o seu domínio como parte do link permanente que leva até o conteúdo. E sei comprimento interfere diretamente na velocidade de carregamento da página.
Isso acontece porque as ferramentas de busca têm que ler o link completo antes de direcioná-lo como um resultado de busca. Dessa forma, assim como demoramos mais tempo para ler uma frase mais comprida, a SERP’s também.
Sendo assim, quanto maior for seu Slug, mais tempo os buscadores irão demorar para lê-lo. Consequentemente, isto irá aumentar o tempo que leva para carregar a sua página.
Diminuir o seu slug é relativamente fácil e vamos te ensinar como fazer isso.
Se você utiliza o WordPress, ele coloca o título de cada página ou post como slug. Porém, você pode editá-lo.
O ideal é que ele seja relacionado às suas palavras chaves.
Vale lembrar que o slug não pode conter acentos, cedilhas, hífens, arroba, ou qualquer tipo de caractere especial.
Conclusão
Além das dicas que passamos acima, existem outras mais avançadas, mas que devem ser aplicadas diretamente na programação do site, o que pode ser um pouco mais avançado para quem não é tão familiarizado com linguagens de desenvolvimento.
Ao usar as ferramentas de medição de velocidade, é possível receber uma lista de medidas que devem ser tomadas para contornar esse problema.
No quesito velocidade de carregamento, menos é sempre mais.
Quanto menos imagens pesadas, slugs com menos caracteres e outros tipos de adendos, mais rápido ele será.
Portanto, quando você opta por criar uma página, busque sempre adequar a qualidade e a quantidade.
Garanta que seu site cumpra com o proposto, mas que ao mesmo tempo, não use excessivamente recursos desnecessários.
Quer receber mais dicas valiosas como esta?
Siga-nos em nossas redes sociais, basta clicar nos seus respectivos nomes: