Saber como criar um blog de sucesso pode elevar consideravelmente o número de leads que são atraídos até você apenas por produzir conteúdo relevante.
No entanto, muitas pessoas acreditam que esse processo é algo rápido. E de fato, você consegue criar um blog utilizando ferramentas em apenas alguns minutos.
Porém, existe a diferença entre ter um blog e ter um blog de sucesso. E para criar um blog de sucesso não é tão rápido assim.
Como criar um blog de sucesso
Existem diversos fatores que podem influenciar no sucesso, ou não, de um blog. Não existe, entretanto, uma receita mágica.
Mas há pontos a serem observados que podem ajudar a aumentar suas chances de sucesso. Vamos analisar alguns deles?
1 – Defina a sua persona
Antes de criar um blog, é importante saber para quem você irá falar. Isto começa com a definição da persona. Ela é o indicativo mais próximo possível de quem será a sua audiência.
Quando você têm definido para quem vai falar, as suas ações podem ser mais objetivas. Você poderá adequar a forma de linguagem a ser utilizada, os tipos de imagens e quais os assuntos a serem abordados.
2 – Escolha o tema que irá abordar
Não faz sentido querer falar de tudo ao mesmo tempo. Para criar um blog de sucesso, é preciso que você defina sobre o que irá falar.
Tentar ser generalista na hora de criar um blog só irá confundir a sua audiência. Não tem como falar de direito do consumidor e culinária ao mesmo tempo.
Portanto, pense no que você têm mais facilidade de escrever e escolha o tema do seu blog relacionado a isto.
Se você é um bom cozinheiro, o ideal seria que você fizesse o seu blog abordando receitas culinárias. Se você é um bom músico, opte por dicas de como tocar determinado instrumento.
3 – Crie conteúdos relevantes
Existem pessoas que são referências em determinadas áreas e escrevem sobre elas.
O jornalista Milton Neves possui anos de experiência na tv como apresentador de programas voltados para o esporte, em especial o futebol.
Ele possui um blog que aborda exatamente esta temática. Porém, como ele possui experiência, os conteúdos que ele posta são sempre atuais e relevantes.
Entretanto, você pode não ser um especialista e mesmo assim produzir ótimos conteúdos. Para isso é necessário que você pesquise bastante.
O ideal é que tenha no mínimo duas referências antes de escrever sobre determinado tema.
Estudar sobre o que vai produzir certamente te ajudará a gerar conteúdos relevantes.
Ninguém quer saber como se faz um miojo, mas uma feijoada já dá mais trabalho e é um prato típico brasileiro.
Por isso, pesquise sobre receitas de feijoadas, segredos para prepará-las, busque receitas de chefs de cozinhas reconhecidos e crie você mesmo a sua.
4 – Ofereça a sua audiência conteúdos ricos
Vamos supor que você tenha um blog sobre culinária. Obviamente você irá escrever sobre este tema. Mas como fazer para que a sua audiência se torne um lead? Basta oferecer a ela conteúdos ricos.
Você pode, por exemplo, criar um e-book com 100 pratos para se fazer com bacon.
Para a pessoa ter acesso a ele, crie um formulário que peça os dados que você julga necessário, como endereço de e-mail, telefone e nome completo, por exemplo.
Após o preenchimento destes dados, você envia um e-mail com o e-book contendo os 100 pratos para se fazer com bacon.
Dessa forma, você passa a ter como se comunicar com essa pessoa através dos dados que ela forneceu. E assim você pode enviar para ela outros conteúdos relevantes, estreitando assim os laços e criando uma relação de fidelidade.
Insira newsletters no seu blog
Ao inserir a newsletters, a sua audiência pode se inscrever e em seu e-mail notificações dos novos posts que vão ao ar.
É claro que para isto ele terá que fornecer o seu e-mail. E através destes dados, você pode criar uma lista de contatos que se interessam pelo que você escreve.
Perceba que, dessa forma, fica muito mais fácil oferecer a eles tanto materiais ricos gratuitos, quanto pagos.
Além disso, ela serve como uma forma de fidelizar a sua audiência.
Divida seu blog em categorias
Voltamos ao exemplo de um blog voltado para culinária.
Você pode dividi-lo em seções. Estas seções podem ser:
- Receitas low carb.
- Receitas vegetarianas e veganas.
- Pratos assados.
- Frutos do mar.
Dividindo seu blog em categorias, você proporciona uma melhor experiência de navegação ao usuário, na medida que ele não ficará perdido buscando o que realmente é relevante para ele.
Conclusão
O blog ainda é uma das melhores opções para atrair leads.
No entanto, para você consegui-los será necessário pesquisar muito pelos temas que pretende abordar. Isto, claro, se você já não for um especialista sobre o tema.
Tudo passa por criar um relacionamento com a sua audiência até que ela se transforme em lead.
A grande vantagem deste processo é que ele cria fidelização por parte do seu lead.
Quando você passa a oferecer conteúdos que as pessoas consideram relevantes, materiais ricos, dicas diferenciadas, elas passam a entender que você sabe do que está falando.
Quando chegar o momento de oferecer algo para elas comprarem, já terão a confiança de que estão comprando algo que realmente agregará valor a vida delas, umas vez que o que você já proporciona a elas é um diferencial.
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