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Talvez a forma mais primitiva de se comunicar pela internet é o e-mail. Por isso, logo o mercado percebeu que ele poderia se tornar um grande aliado nas estratégias de vendas, criou-se então o E-mail Marketing.

Sendo assim, em um mercado que vive basicamente de tecnologia, faz sentido a pergunta: O E-mail Marketing está com os dias contados?

A resposta é curta e grossa: Não!

Mas como uma ferramenta antiga pode sobreviver em um mundo tão dinâmico? 

As Facilidades do E-mail Marketing

Quando dizemos que esta estratégia de marketing está longe de ter os seus dias contados, se deve ao fato de que há uma série de facilidades que ela apresenta.

Se isso não apresentasse resultados positivos, nem fosse eficiente, já teria morrido há anos. Entretanto, o que leva uma empresa a investir nessa estratégia nos dias de hoje?

É esta e outras questões que vamos responder com este post!

Para isso, fizemos uma breve lista dos motivos que ainda mantém o E-mail Marketing em alta.

Custo x Benefício

Segundo pesquisa, uma empresa brasileira de médio porte envia por mês cerca de 200 milhões de e-mails por mês. Portanto, pense agora no gasto que ela teria se tivesse que comunicar com seus clientes via telefone?

Um dos motivos que ainda mantém o E-mail Marketing usual é justamente esse: a relação de custo X benefício. É muito barato enviar e-mails.

Qualquer outra forma de contato, certamente geraria um custo bem maior para a empresa.

Facilidade

É muito mais fácil disparar e-mails, do que outra forma de contato. Se a empresa tivesse que telefonar, seu gasto seria bem maior. Além disso, teria que contar com um funcionário contratado somente para essa tarefa.

Como se isso não bastasse, as pessoas cada vez têm menos tempo para falar ao telefone. Se o meio de comunicação fosse este, o seu cliente poderia estar ocupado, recusar a ligação e vocês nunca mais se falarem.

Com a chegada de um e-mail, este mesmo cliente poderia estar ocupado que ele simplesmente deixaria ele lá e iria ler em outra hora.

Sendo assim, o E-mail Marketing é mais conveniente do que uma ligação.

Conectividade

O aumento dos dispositivos que se conectam na internet cresce vertiginosamente. Sendo assim, cada vez fica mais fácil das pessoas terem acesso a rede mundial de computadores.

Uma pesquisa aponta, que o brasileiro gasta, diariamente, 9 horas e 14 minutos navegando na Internet, através de qualquer dispositivo.

No entanto, sabemos que a maior parte desse tempo é gasto com redes sociais. Porém, ninguém fica o dia todo somente em Facebook, Instagram, etc.

Por isso, mais cedo ou mais tarde, esta pessoa vai verificar sua caixa de e-mails. E eis que ele vai ver o e-mail que foi disparado por você ou sua empresa.

Disponibilidade em fornecer o contato

Quase todos os sites do mundo pedem que você registre seu e-mail para utilizar suas funcionalidades. Sendo assim, as pessoas já se habituaram a fornecer o e-mail.

Por isso, fica muito mais fácil conseguir uma lista de contatos para disparar seus E-mails Marketing. Enquanto, as outras formas de se comunicar são consideradas pessoais pelas pessoas, já o e-mail é habitual de ser fornecido.

Maior facilidade em conseguir medir o retorno

Se você trabalha com E-mail marketing já sabe que ele é uma das formas mais fáceis de mensurar a taxa de conversão. Existem ferramentas de Marketing Digital que podem te ajudar muito com a gestão destes dados.

Porém, é importante que você mesmo saiba como funcionam algumas métricas. É muito mais fácil acompanhar quantos e-mails enviados relacionados a venda de um determinado produto, de fato, se converteram em vendas.

Por isso, o E-mail Marketing segue sendo uma das principais estratégias do Marketing Digital. Sendo assim, é preciso que você sempre tenha em mente que esse mercado exige estar sempre atualizado.

ícones do e-mail marketing

E-mail Marketing x Redes Sociais

O que leva a maioria das pessoas a pensarem que o E-mail Marketing está com os dias contados é o advento das Redes Sociais. É inegável que nessas redes, a comunicação se dá com muito mais velocidade e fluidez.

Mas o que a maioria das pessoas não pensam é que em qualquer rede social que você for utilizar, o que solicitado? Isso mesmo! Um endereço de e-mail.

Portanto, a cada novo usuário das Redes Sociais, seguramente é um novo e-mail já cadastrado ou criado para este fim. O que já perdeu força, foram as conversas informais via e-mail.

Antigamente era comum que se estabelecesse diálogos via e-mail. Entretanto, isto ocorria justamente pelo fato da inexistência das redes sociais.

Hoje o e-mail é utilizado para confirmar pedidos em aplicativos, informações bancárias e corporativas.

Seguramente é a maneira mais rápida de contactar o cliente para este fim.

Por estes motivos, se você pensa: Será que o E-mail Marketing está com os dias contados?

A resposta é não e por um bom tempo essa ferramenta continuará sendo ainda uma importante aliada para o Marketing Digital.

Que tal começar a elaborar suas estratégias para E-mail Marketing agora que você viu que ele está longe do fim?

Se você quer entender melhor sobre os blogs e afunilar ainda mais o conteúdo que produz para o seu público, veja a nossa matéria exclusiva!

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