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tudo sobre como evitar o abandono de carrinho

Ontem postamos a primeira parte do Guia para Evitar o Abandono de Carrinho.

Hoje tem mais!

A pesquisa da Forrester Research encomendada pelo Google (dados do Portal E-commerce Brasil), indica, inclusive, que, em 2021, o varejo virtual terá dobrado de tamanho e abocanhado até 9,5% do mercado, crescendo em 70% o impacto da internet nas vendas físicas e online. É inegável que o e-commerce chegou para ficar e a sua loja online precisa se preparar para este crescimento. Resultados Digitais

Recapitulando, Abandono de Carrinho é o simples ato de um visitante do seu e-commerce colocar um produto no seu checkout e sair sem comprar.

E neste guia estamos dando 10 dicas de como evitar o Abandono de Carrinho e no post anterior citamos:

  1. Ter uma estratégia para Usuários Experientes;
  2. Ter atenção especial com Usuários Indecisos;
  3. Cuidar com o Frete caro ou Desproporcional;
  4. Cuidar com exigir um Valor Mínimo;
  5. Ter um prazo de entrega competitivo;

E agora vamos continuar com nossa lista.

Checkout para Produtores e Afiliados

10 Dicas para Evitar o Abandono de Carrinho (parte2)

6. Navegação e Experiência do Usuário

Este item está aparecendo na sexta posição da nossa lista mas isso não quer dizer de maneira nenhuma que ele não seja importante.

Independente de qual tela a pessoa esteja navegando, a experiência dele deve ser perfeita.

Nada de dificuldade para encontrar as coisas, formulários com campos desnecessários ou falta de opções de pagamentos.

Além disso, o layout deve ser muito bem organizado e pensado para se adaptar as necessidades de quem quer comprar com o menor número de cliques e passos possível.

7. Dificuldades técnicas;

Se o seu consumidor por si só já é indeciso e existem vários fatores (que vimos até agora) que fazem com que eles abandonem o carrinho, você não pode dar chance para o azar.

Você deve evitar ao máximo, site fora do ar, links que não levam para lugar nenhum, instabilidade ou falta de segurança no seu site, e-commerce ou página de vendas.

Afinal, tanto esforço não pode ser desperdiçado por problemas técnicos.

8. Alinhamento com sua Persona

Impossível não citar o termo Persona falando de qualquer área de marketing.

Mas até em Abandono de Carrinho?? Sim, é claro!

Veja, se você cria uma estratégia de atração e conversão de leads em clientes você precisa realmente atrair o público certo.

Nada adianta trazer 100 mil visitantes para sua página de vendas e só realizar 100 vendas.

Melhor trazer 200 pessoas e converter 50% ou mais!

Então se você está no começo da sua trajetória e tem uma taxa alta de abandono de carrinho, perceba se o seu produtor possui um conhecimento legal do público deste produto.

Se isso não vem alinhado do produtor, o afiliado também vai demorar para estar alinhado com relação ao perfil do público ideal para comprar seu produto.

 

9. Jornada do Consumidor

Da mesma forma que você precisa falar com o público certo, você precisa também falar no momento certo.

Sim, existem etapas que todo consumidor percorre ao pesquisar um produto.

As etapas são chamadas de funil e consiste em:

Topo de Funil – Onde acontece a etapa de Descoberta da Empresa.

Meio do Funil – Onde acontece o reconhecimento do problema ou de uma oportunidade e a consideração da solução.

Fundo do Funil – Onde o lead está convencido de que ele precisa do produto que você está oferecendo e passa a decidir pela compra, mas ele ainda pesquisa se vai comprar de você ou do seu concorrente direto, caso exista.

E estas etapas devem ser pensadas para Atrair, Converter e se Relacionar com seus leads para que eles se tornem compradores recorrentes da sua marca e produto.

Portanto, para cada etapa do funil é preciso que você entregue um formato de conteúdo condizente com estas etapas.

Senão, o lead vai acessar sua página de vendas ou e-commerce, colocar o produto no carrinho e vai acabar não finalizando a compra.

 

10. Reconhecimento e Construção de Marca 

Se você acertou todos os passos anteriores você está de parabéns!

Mas ainda existe uma última questão.

Se o lead nunca ouviu falar de você ou da sua marca, ele pode preferir comprar de alguém que ele conheça.

E isso é comprovado, inclusive, que pessoas preferem pagar até 20% mais caro por um produto de uma marca que eles conhecem e confiam.

Portanto, é super importante para você criar algumas campanhas para reconhecimento e construção da sua marca para seu público.

Isso vai te ajudar também a reduzir o seu abandono de carrinho.

Ok, agora que você já tem 10 motivos que podem estar causando o abandono de carrinho aposto que você quer saber, como evitar não e mesmo?

Aqui vai:

Como melhorar a conversão do seu checkout

3 Melhores Dicas de Como Evitar o Abandono de Carrinho ou do Visitante na sua Página de Vendas

 

1. Faça Remarketing;

Lembra na primeira dica que dei na parte 1 deste guia? Existem pessoas que desistem de finalizar a compra de propósito sabendo que vai receber melhores ofertas em anúncios alguns dias depois. Leia o artigo sobre remarketing aqui no nosso blog e crie sua estratégia. A dica é ter bons benefícios para quem abandonar o seu carrinho para você reverter este abandono.

Na nossa Central de Ajuda você consegue pegar os dados de quem abandonou o carrinho para criar sua campanha específica!

 

2. Qualidade da Informação

Você viu todos os pontos que fazem o lead abandonar o carrinho.

Por isso, tome o cuidado de deixar claro todas as informações que são fundamentais para seu lead saber tudo o que precisa antes de colocar o produto no carrinho.

E claro, tenha argumentos e diferenciais para fazer com que o seu lead avance nesta etapa e conclua a compra.

 

3. Checkout

O checkout da Monetizze é conhecido por ter altos índices de conversão.

Então se você não utiliza nossa plataforma, a dica é você usar!

Reúna no seu checkout somente as informações mais relevantes e deixe tudo bem clean e organizado para ter altos índices de conversão.

Acesse este post para ver 5 Dicas de como Aumentar sua Conversão no Checkout.

 

Vender online não é uma tarefa simples e demanda organização de seus objetivos e metas no planejamento da
estratégia. As oportunidades do segmento são inúmeras e você deve mensurar todas as ações para entender o
que mais funciona para o seu negócio e, assim, alcançar o sucesso com a sua loja em um crescimento escalável.
A equipe de gestão da loja online deve estar preparada para transpor as dificuldades iniciais e encontrar
oportunidades de diferenciação junto aos consumidores. Resultados Digitais

Você reparou que coloquei duas citações da empresa Resultados Digitais. Elas são do e-book Inbound Marketing para e-commerce e é a minha recomendação final de leitura deste post. Acesse a lista de materiais ricos da RD que vale muito a pena!

leia lá o e-book e depois vem aqui me contar o que achou e claro, se você conseguiu melhorar suas taxas de abandono de carrinho com este guia que produzimos aqui no Blog.

Até breve!

 

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