No dia 05 de Outubro de 2019 ocorreu, em São Paulo, mais uma edição do WordCamp SP. Trata-se de uma conferência oficial do WordPress, na qual se reúnem os melhores profissionais que utilizam a ferramenta no Brasil.
Este evento trás o que há de melhor para WordPress, desde conteúdo até programação avançada. E nessa edição a Monetizze esteve presente para consumir conteúdo e aprender as novas técnicas de SEO para ranquear no Google.
E, por isso, preparamos este post para você com estas dicas imperdíveis, que certamente irão ajudar e muito a melhorar seu posicionamento no maior buscador do mundo.
Novas técnicas de SEO para ranquear no Google
As atualizações dos algoritmos do Google é algo que praticamente não dá para acompanhar. Isto porque estas atualizações ocorrem quase que diariamente.
Obviamente que existem grandes atualizações que merecem um destaque maior. Por isso, é preciso que se entenda, cada dia mais, as técnicas de SEO para que os algoritmos do Google tenha uma relação amistosa com o seu site e o ranqueie nas melhores posições do Google.
E algumas destas atualizações que os algoritmos usam para ranquear foi o tema de algumas palestras do evento. E vamos revelar tudo para vocês neste post.
Ranqueamento por palavras
Os textos não devem conter menos de mil palavras. O ideal é que contenha acima de 1.500, mas nunca menos de 1.000. Isso porque os textos com menos de mil palavras devem ser apenas os institucionais e sobre eventos, que deverão conter esse mínimo de palavras desejadas.
O Google entende que, para um conteúdo ser relevante e merecer um ranqueamento nas primeiras posições, deve ter uma quantidade mínima de palavras.
De certa forma isto faz sentido. Hoje, a informação é gerada em um volume absurdo na internet.
Se o Google não utilizasse um algoritmo para verificar a quantidade de palavras de um texto, os textos que falam sobre câncer, por exemplo, com 2 mil palavras, teriam o mesmo ranqueamento do que outros que tem 500 palavras.
Existem casos que merecem uma atenção especial. Se você tem uma empresa e vai postar um texto institucional ou mesmo um evento que ela irá promover, claro que não é necessário que ele contenha mais de mil palavras. Se você pode resumi-lo, você deve fazê-lo.
Entretanto, temas que possam ter mais palavras devem ter. O Google é capaz de saber se o tema a que você se refere está raso ou se, de fato, não é um conteúdo que mereça tantas palavras.
Ele faz isto comparando palavras. Se você cria um post institucional, como o que fizemos sobre a indicação da Monetizze ao Prêmio Reclame Aqui, não é necessário muitas palavras. Por outro lado, fizemos outro post, este sobre branding, que contém mais de 5.000 palavras.
Por simples comparação de palavras o Google sabe que seu conteúdo é institucional ou sobre conteúdo. A partir disso, ele ranqueia seu post.
Sendo assim, sempre fique atento. Se o seu conteúdo pode ter mais palavras não exite em colocar. Porém, não fique “enchendo linguiça”. Ele também é capaz de detectar que você está inserindo palavras apenas para tentar enganá-lo. E acredite: você não é capaz de enganar o Google. Pelo menos não por muito tempo.
Palavras chave
A palavra chave é o termo principal a ser utilizado no seu texto. Vejamos o exemplo deste post. Nele a palavra chave estabelecida é técnicas de SEO. Isto porque este post aborda justamente as técnicas de SEO. Logo, ela deve ser a palavra chave.
Entretanto, a pesquisa por palavra chave é essencial para suas técnicas de SEO. Estabeleça a sua palavra chave equacionada entre o número de buscas e a dificuldade de SEO.
Suponhamos que você tenha em mente falar sobre marketing. Vamos ver os resultados pela busca dessa palavra chave.

Podemos perceber que o volume de buscas pela palavra marketing é bastante alt: 110.000 buscas por mês. No entanto vamos analisar a palavra chave marketing inbound.
A Palavra chave marketing inbound possui um volume de buscas alto também. No entanto existe um dado que se chama SEO Difficulty, que nada mais do que é a dificuldade de se encontrar esta palavra na busca orgânica.
A palavra chave pode sugerir o seu conteúdo. Como vimos no caso anterior, suponhamos que você queira falar algo sobre marketing, a palavra marketing inbound está com um bom volume de buscas e um baixo SEO. Seu conteúdo poderia ser relacionado a marketing inbound.
Óbvio que um alto índice de dificuldade em SEO não deve ser um impeditivo para que você aborde determinado tema. Mas sempre que puder busque equacionar.
Conteúdo e mídias
Os algoritmos que servem para ranqueamento dos sites no Google tem um propósito claro: melhorar a experiência dos usuários.
E um dos fatores que melhoram a experiência do usuário é a mescla de conteúdo e mídia. É extremamente maçante ler um post que só contenha palavras. Ele não consegue prender a nossa atenção como deveria, além de diminuir o tempo de fixação da informação no cérebro.
Por isso, uma das formas de ganhar pontos com o principal buscador do mundo é adicionando mídias que se integrem ao conteúdo. Principalmente vídeos do Youtube.
Vejamos um exemplo de um post sobre a psicologia das cores.
Como todos devem saber: o Youtube pertence ao Google. Se acredita que por este motivo ele ranqueia melhor os conteúdos que sejam originários dele. Além de vídeos serem altamente informativos.
Mas você deve tá se perguntando: Como o Google sabe que o vídeo que eu embedei do Youtube é pertinente ao conteúdo. A resposta são as tags. Se você perceber abaixo do vídeo utilizei palavras para descrevê-lo que são palavras chefe quando falamos de Dorflex, tais como: Dor, Relaxamento muscular, cura.
Periodicidade e Panejamento
Uma das atividades que os algoritmos do Google adoram monitorar é a periodicidade. Muitas pessoas pensam que isto é irrelevante dentro das técnicas de SEO. Mas é aí que elas se enganam.
O Google entende que se um determinado site posta sempre novos conteúdos e com uma certa periodicidade definida, ele é fonte segura de informação.
O ideal é que seja inserido conteúdos diariamente em seu Blog. Entretanto, se você não tiver um conteúdo bom para postar é melhor que se quebre a periodicidade do que publicar algo irrelevante ou com poucas palavras.
Os algoritmos do Google são bastante eficientes. Eles vão saber se você produz conteúdo apenas por produzir, ou se você realmente produz periodicamente, porém com relevância.
uma dica importante para manter a periodicidade é que você deve ter pelo menos 15 posts já agendados com as características citadas acima. Assim você evita imprevistos e ainda têm tempo para fazer algumas correções em SEO, se necessário for.
Conteúdos lincados a pesquisas
As pesquisas são fonte de dados desde que se inventou as estatísticas. Elas são capazes de decidirem desde qual produto é o melhor, até o voto para presidente da república.
As pesquisas geram credibilidade a qualquer tipo de conteúdo. Entretanto não adianta a pesquisa ter sido feita pelo José das estatísticas. Para o Google elas precisam estar direcionadas a um site com autoridade.
Vou citar um exemplo: Segundo pesquisa da revista Exame empresas com blog, recebem 97% mais links, do que aquelas que possuem apenas sites corporativos.
A palavra a ser lincada é pesquisa e não Revista Exame. Isso porque o Google identifica que há a palavra pesquisa em seu conteúdo e isso é um ponto favorável para você, depois ele analisa o link que está inserido na palavra pesquisa, que é o da Revista Exame, que ele considera um site amigável, mais pontos pro seu conteúdo.
Sempre que puder crie listas
As listas são como itens importantes dentro de um conteúdo. E os algoritmos também analisam isto e distribui pontos de relevância para o seu conteúdo. Vejamos o exemplo a seguir do nosso post sobre Banco de Imagens.
Percebe a relevância destes dados dentro do conteúdo? o Google também.
Sempre que possível utilize a palavra pesquisa lincada a um site amigável e crie uma lista abaixo. Isto te dará bastante pontos de relevância no Google.
Agora que você já aprendeu as novas técnicas de SEO do Google, não demore para aplicá-las em seu conteúdo. Mas antes passe nos comentários e diga o que achou.