O que é Automação de Marketing
A automação de marketing, como o próprio nome sugere é tornar automático processos referentes aos mais diversos âmbitos do marketing.
No mundo moderno, os processos se dão de forma cada vez mais rápida e otimizada. Um problema comum que atinge grande parte da população é a falta de tempo.
Pensando nisso, foram criadas diversas formas de se ganhar tempo. E uma das formas mais utilizadas para isso são as automações de processos.
Desde a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, concebida a partir da invenção a máquina a vapor, a humanidade está em uma busca incessante por fazer com que a relação tempo X dinheiro seja a melhor possível.
Toda empresa procura sempre produzir mais em um menor intervalo de tempo e com o mínimo de mão de obra possível.
E os processos de automação do marketing procuram equacionar estas variáveis: Tempo X produção X mão de obra.
Como a automação pode me ajudar
São diversas as vantagens em automatizar os processos no marketing, vamos citar algumas delas para que você entenda como isto pode beneficiar o seu negócio.
1 – Redução de tempo
Imagine ter que enviar e-mail para cada um dos seus clientes divulgando um novo produto. Seria possível?
Você pode ter uma base de e-mail que contenha pessoas com perfis totalmente diferentes uma das outras.
Então, pode ser que o produto que seja ideal para uma, não faça o menor sentido para a outra, e ter que analisar isso cliente por cliente pode levar bastante tempo.
Com a automatização dos processos, este trabalho é feito automaticamente por ferramentas já existentes no mercado. Isto significa uma redução considerável em gasto de tempo.
2 – Maior produtividade
Quanto mais rápido se dá qualquer processo, mais produtivo ele é. Claro que a produtividade deve estar diretamente alinhada com a qualidade. De nada adianta produzir muito e no entanto não obter retorno.
A automação aumenta sua produtividade na medida em que um maior número de ações podem ser executadas em um menor intervalo de tempo.
Além disso, os processos que são executados em massa e com um menor intervalo de tempo, são aqueles que saem na frente no mercado. Pois, oferecer a um cliente o que ele precisa antes da concorrência é um diferencial competitivo.
3 – Redução de custos
Quanto mais for automatizado os processos do setor de marketing, menor será o custo. Se você precisaria de 2 funcionários para executar uma ação, com uma ferramenta de automação esta mesma ação pode ser executada com apenas um colaborador.
Entretanto é preciso que se leve em consideração o gasto que você terá com a utilização de uma ferramenta de automação e o volume de processos a serem automatizados.
Adquirir uma ferramenta é um investimento relativamente alto, e dependendo das suas demandas pode até gerar prejuízos.
Em quais tipos de ações uma ferramenta de automação pode te ajudar
Diversas ações podem ser automatizadas através de ferramentas. Vamos citar algumas delas para ilustrar como elas podem ser útei para você no dia a dia da sua empresa ou do seu setor.
E-mail marketing
A grande maioria dos profissionais que atuam no marketing digital utilizam estratégias de e-mail marketing tanto para adquirir novos clientes, como para fidelizar aqueles que já estabeleceram relação de consumo.
No entanto, tente imaginar que você possui uma lista com mil e-mails e precisa enviar conteúdo para eles. Seria um trabalho enorme e que demandaria bastante tempo.
Porém, existem ferramentas de automação de e-mail marketing que pode fazer com que esta ação seja feita com apenas alguns cliques.
Mídias Sociais
É impossível pensar em marketing e não utilizar as mídias sociais. Elas estão presentes na vida de grande parte da população mundial e uma marca que pretende ser conhecida precisa estar presente nas mídias sociais.
As ferramentas de automação de marketing para mídias sociais podem facilitar e muito a sua vida.
Elas podem oferecer serviços como:
- Agendamento de postagens;
- Acompanhar o engajamento dos usuários em suas publicações;
- Monitorar o tráfego gerado para sei site ou blog através de cliques originados nas mídias sociais.
Estes são apenas alguns exemplos de como a automação pode te ajudar nas mídias sociais. No entanto, existem outras funcionalidades que também podem ser desenvolvidas.
Gerenciamento de métricas
Todo profissional de marketing deve acompanhar as métricas que regem o seu negócio. São elas que informam se a saúde da sua estratégia vai bem.
Uma boa ferramenta de automação é capaz de tornar muito mais fácil esse gerenciamento, além de fazer cálculos e dar indicativos de quando é o momento certo de mudar os rumos.
Por isso, ao pensar em automatizar os seus processos, opte por uma ferramenta que seja capaz de proporcionar o gerenciamento das principais métricas.
Conclusão
Não só no marketing, mas como em outras profissões, a otimização dos processos é algo que ganha cada dia mais espaço.
Seja para reduzir gastos, aumentar a produtividade ou diminuir o tempo de execução, as vantagens são claras e o mercado está atento a elas.
Por isso, ao pensar em implementar um nova estratégia de marketing pense sempre em quais processos podem ser otimizados e automatizados.
As vantagens e possibilidades de automação que as ferramentas existentes no mercado proporcionam são inúmeras, neste post abordamos apenas algumas delas para que você consiga ter a dimensão de como sua vida e suas estratégias podem melhorar a partir do momento em que você opta por otimizar o seu trabalho.
Muitas vezes, a chave do sucesso está em facilitar o trabalho. Portanto, pare de perder tempo executando ações manualmente sendo que já existem opções de automatiza-las.
Por falar em tempo, que tal tirar um minutinho e nos dizer nos comentários o que achou da matéria.