O ser humano é curioso por natureza. E todos nós gostamos de nos sentir atualizados e de saber que estamos realizando coisas que são tendências em qualquer segmento. Por isso, como é fim de ano, nada mais justo do que criarmos o nosso post com o que vai ser Tendência para 2020 no Mercado de Afiliados.
Leia nossas sugestões e não deixe de comentar se você concorda ou se lembrou de alguma coisa que não apareceu aqui nesta lista.
A Mlabs junto com o Social Media Week São Paulo fizeram um Webinar mostrando tudo que apareceu na pesquisa realizada por eles. Rafael Kiso e Edney Souza, o famoso Interney, falam e explicam o que as pessoas que trabalham na área e principalmente os tomadores de decisões acreditam para 2020.
E eu vou citar algumas coisas desta lista e acrescentar outras que fazem sentido para o mercado de afiliados.
Empreendendo no Marketing Digital e Afiliados: Tendências para 2020
Se você vai começar a empreender e deseja vender online, não deixe de ler este post.
Com certeza ele está atualizado e vai te ajudar a começar certo em 2020, ter resultados para vender produtos físicos ou digitais e ganhar dinheiro na internet.
Mídias Sociais continuará tendência para 2020
As 3 principais mídias sociais citadas por quem respondeu a pesquisa da MLabs e do SMWSP foram:
- Linkedin – com 73% das respostas;
- Instagram – com 70% das respostas;
- Youtube – com 68% das respostas;
O que vale mencionar aqui é os novos recursos criados pelo Linkedin, que já deixou de ser uma rede social para quem está procurando emprego, para se tornar uma rede social focada em conteúdo.
E com isso, os novos recursos que valem destacar são os vídeos online, que já vejo muitas empresas usando, como a Resultados Digitais, por exemplo. E também a possibilidade de criar eventos corporativos, como aquele recurso que você usava no Facebook lembra?
Mas, com foco profissional, dá um valor ainda maior ao Linkedin este recurso.
O Instagram está crescendo muito ainda e evoluindo para coisas bem legais, como por exemplo, o social commerce.
Outro recurso que parece estranho agora para quem demorou um tempo a se acostumar com os vídeos na vertical é que o Instagram vai aceitar vídeos na horizontal no IGTV.
Youtube
O Youtube não é segredo para ninguém que é um fenômeno!
Ele possui mais audiência que a TV Aberta, TV por Assinatura e os players de streaming de vídeo.
Então, aposta nele para a sua estratégia de videomarketing.
Apostas para Mídias Sociais em 2020
Temos também uma votação do que os profissionais de Marketing Digital apostam para ser sucesso em 2020.
2 das respostas já falamos aqui no Blog da Monetizze: TikTok e Podcast 1,2 e 3
- TikTok 26%
- Spotify e Podcast 21%
- Pinterest 20%
TikTok
O TikTok surpreendeu todo o mundo este ano. E por isso é a principal aposta para 2020.
Acredito que ainda demore mais tempo para ele começar a bombar de fato aqui no Brasil, sendo usado por grandes empresas e estratégias sólidas de marketing específicas para a mídia social.
Mas se você gosta de ser earlier adopter e estar sempre a frente do seu tempo, o TikTok é perfeito para você começar a atuar.
Spotify
2019 foi realmente o ano do Podcast. Se até a Globo e o Fantástico aderem, com certeza é poque popularizou.
E o Spotify adicionou diversas funcionalidades para destacar o Podcast na plataforma. Isso também ajudou muito.
E o Pinterest é um dos melhores lugares para pesquisar imagens.
Então a dica aqui é pensar em um podcast para sua empresa, afinal de contas a média do brasileiro, que mora nas grandes cidades, é de 2h30 no trânsito.
Neste tempo, o pessoal ouve notícias e se informa através do podcast.
Agora, imagina se você gerar conteúdo sobre o produto ou nicho que você vende na Monetizze em áudio?
Você sabia que nós temos hoje, 31 milhões de brasileiros ouvindo podcast? E que 2 de 3 pessoas que escutam podcasts tomam alguma ação logo após, como acessar um site, comprar ou curtir e acompanhar as mídias sociais do autor?
Aproveite e use isso ao seu favor!
Chatbot para automatizar o atendimento é tendência para 2020
A gente sabe que não é uma tarefa fácil e nem barata criar uma boa estrutura de antedimento.
Sabemos também que muitos produtores e afiliados pecam nesta parte, em suas estratégias de vendas.
Por isso, trago aqui esta tendência/solução para você automatizar seu processo de atendimento e agilizar, baratear e melhorar a eficiência.
Pesquise um bom serviço de criação de Chatbot, invista um tempo e um dinheiro para criar e depois você terá esse processo automático, podendo escalar suas vendas, sem perder qualidade e volume de atendimento.
E ainda sim, sugiro colocar um humano para revisar estes atendimentos para realmente resolver qualquer problema, se não, as pessoas que forem atendidas pelo Chatbot e não tiverem seus problemas resolvidos vão ficar ainda mais irritadas com sua marca e o tiro sai pela culatra.
Top 3 Tendências de Estratégias para 2020
- SEO com 69%
- Brand Content com 67%
- Social Ads com 60%
SEO
SEO sempre foi muito importante e estratégico para qualquer negócio.
Mesmo se você investe 90% do seu tráfego em mídia paga, o SEO é importante para melhorar a índice de qualidade do seu anúncio, no caso do Google.
Tem a questão de que o Google Meu Negócio para lojas físicas que é fundamental.
Brand Content
E tem uma outra tendência super importante que é o crescimento das pesquisa por voz e o começo da popularização de assistentes pessoais em português com a chegada da Alexa aqui no Brasil entre outros dispositivos.
Tudo isso é importante, inclusive para as marcas produzirem mais conteúdo e ajudarem seus clientes em potencial a resolverem suas dores e descobrirem o desejo por novos produtos e serviços.
Por isso, Brand Content está em segundo lugar aqui na pesquisa.
Social Ads
E claro, em terceiro lugar, o investimento em mídia paga.
E aqui fica o alerta, não seja monoplataforma. Ou seja, invista em Ads no Linkedin, no Youtube, no Twitter, e não apenas no Facebook e Instagram. Depender de apenas uma ou duas fontes de tráfego é arriscado demais para o seu negócio.
Top 3 Tendências de Metodologias para 2020
- Acessibilidade
- Inbound Marketing
- Design Thinking
Acessibilidade
Nós temos 7 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, segundo o webinar da MLABS com Rafael Kiso e Edney Souza.
Você está considerando estas pessoas na sua estratégia de vendas?
Já imaginou ter essa quantidade de vendas a mais, se o seu site tiver uma boa experiência para estas pessoas comprarem de você?
Nem é tendência isso, é urgência atender estas pessoas e passar a vender para elas.
Inbound Marketing
Inbound Marketing tem tudo a ver com Brand Content.
Produza conteúdo de qualidade para seu público.
Informe, capture e-mails, agregue valor, entenda que a maioria deles não está pronto para comprar de você no primeiro momento que ele te conhecer ou for impactado com algum conteúdo seu.
Mas é uma questão de tempo para você ganhar a confiança dele e ele se interessar por você. Esta estratégia do Inbound Marketing é vencedora, pode acreditar e começar a usar pois quem investe e faz um bom trabalho possui ótimos resultados.
Top 3 apostas para 2020 na parte de Metodologias
- Growth Hacking
- Design Thinking
- Acessibilidade
Growth Hacking
Eu acredito que você deva sim investir tempo e dinheiro em Growth Hacking.
O mindset de melhorar e encontrar pequenas melhorias em todo o seu processo, seja de produção de um produto ou de qualquer etapa da jornada de compra do seu cliente, vai fazer você faturar mais.
Não pense em pegar receitas prontas de hacks que já funcionaram para outras empresas, ok?
Apesar de ser tentador e funcionar ainda uma vez ou outra, você não terá resultados expressivos se não pesquisar melhorias e soluções exclusivas para o seu negócio.
Esse é o principal motivo do Growth Hacking dar tanto resultado.

Bom, se você está se perguntando se estas tendências são para o mercado de afiliados ou para o marketing digital saibam que eles andam juntos ok?
3 dicas para 2020!
Mas tem umas 3 coisas que eu quero reforçar aqui, que não foram ditas nesse webinar e a maioria dos produtores e afiliados precisam ouvir:
- Foque em vender sempre;
- Invista tempo para conhecer sua persona;
- Faça atendimento e relacionamento;
O item número 1 parece estranho mas o que eu quero dizer é que não pense em vender apenas uma vez para seu cliente.
Não faça falsas promessas.
Crie um produto e prometa resolver o que está ao seu alcance ok?
Justamente por isso, você precisa investir um tempo para conhecer bem seu cliente em potencial para entender quais são os reais desejos e necessidades deles.
E foque em fazer um atendimento de qualidade antes da venda e também depois. Isso é construir relacionamentos.
Seja por Chatbot ou seja por um atendimento qualificado, as pessoas só querem ser respondidas quando tem alguma dúvida.
Desta forma, elas se sentem seguras ao comprar de você;
Estes 3 pontos serão sempre tendências e apostas independente do ano.
Então é isso.
Se desejarem assistir o Webinar na íntegra, passa lá no canal do Youtube da Mlabs.
Boas vendas!