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O que são leads, qual a sua relevância e como gerar?

Você sabe o significado de leads? Tem ideia de como eles podem impactar aumentando as suas vendas?

Te adianto que os leads representam a sua grande oportunidade de negócio!

Por isso, continue a leitura e entenda tudo sobre leads, principalmente sobre a sua importância. Pois, tenho certeza que a partir dessa leitura as suas vendas vão aumentar muito!

Vamos lá!

O que são leads?

Lead é uma palavra bem comum no meio digital, mas se você não conhece esse termo, não tem problema, pois vamos te explicar!

De forma bem simples e direta, o lead é o seu cliente em potencial. Ou seja, é a pessoa que tem uma afinidade com o seu produto ou serviço.

Ele é um usuário que de alguma forma demonstrou interesse pelo que você oferece, através do preenchimento online de formulários, onde ele deixa os dados e recebe algo em troca.

Um exemplo disso é quando você oferece gratuitamente um e-book sobre determinado assunto e em troca, a pessoa deixa os dados.

Portanto, os leads são uma ótima oportunidade de negócio para você. Eles são seus clientes em potencial, que podem em algum momento se tornar compradores!

Dica: se quiser conhecer outros termos usados no marketing digital, é só conferir o Glossário Monetizze.

Qual a importância dos leads e porque devo conquistá-los?

Já deu para entender um pouco que o lead é uma das peças fundamentais para as suas vendas aumentarem, certo? Por isso, é tão importante conquistá-los!

Separamos mais alguns pontos para que você analise e entenda o porquê a sua empresa deve correr atrás de conquistar leads. Veja:

Auxilia na criação de campanhas segmentadas

Por se tratar pessoas interessadas no seu produto/serviço, fica mais fácil entender seus hábitos e comportamentos e, consequentemente, você terá mais informações para segmentar melhor as suas campanhas.

Você pode criar conteúdos que tenham foco específico nesse público, para ter melhores resultados.

Melhora a mensuração das campanhas

Através dos leads, você mensura os resultados das suas campanhas de forma assertiva, pois, você tem muitas características do seu público, ficando mais fácil identificar os pontos de melhoria para suprir o que ele necessita.

Aumenta a taxa de conversão

Pense comigo, por ser uma pessoa predisposta a comprar o seu produto/serviço, se você trabalhar bem as suas estratégias, será mais fácil que ela finalize a compra. 

Dessa forma, você aumenta a taxa de conversão das suas vendas.

Atraia novos clientes

A pessoa que está interessada em determinado produto/serviço, compartilha informações dele com outras pessoas, sendo essa uma possibilidade de atrair novos clientes.

E, por isso, é importante gerar boas experiências ao cliente, desde o seu primeiro contato.

Como gerar leads?

Antes da pessoa se tornar um lead, ele era apenas um visitante. E não se engane, nem todos os visitantes vão se tornar leads, por isso, você precisa se atentar em como vai trabalhar suas estratégias para conquistá-los.

E para isso, vamos te dar algumas dicas sobre como você pode atrair leads. Confira:

Crie um funil de vendas

Um dos objetivos do funil de vendas é qualificar o seu lead. Dessa forma, você prepara o lead até o momento certo para oferecer seu produto/serviço e obter chances maiores de venda.

Dentro desse funil você vai passar por três etapas:

1. Topo do funil

Essa é a etapa onde a pessoa ainda é um visitante. É aqui que ela toma conhecimento da necessidade ou problema que possui, e ao ter o primeiro contato com sua empresa, sua consciência é despertada e suas necessidades começam a ficar mais claras, levando-a ao interesse por uma solução.

Por ser um visitante, você ainda não tem informações sobre ele, mas é nesse momento que você precisa fazer ações que o torne em lead.

Muitos desses visitantes, chegam até a sua marca através de buscadores de pesquisa, por isso você precisa produzir conteúdos de atração para gerar esse primeiro contato e relacionamento com ele.

Veja alguns conteúdos que você pode apostar nessa etapa:

  • Blogposts: você pode escrever artigos curtos, que vão sanar as dúvidas e também educa-los sobre determinado assunto. Uma dica é que você sempre utilize os termos como guias, dicas, listas,tutoriais e outros, pois são formas de chamar a atenção;
  • Vídeos: essa também uma forma de converter o visitante em lead. Pelo seu grande poder de atração, os vídeos conseguem chamar a atenção, seja nas redes socias, ou nas plataforma de vídeo como o Youtube.

Dessa forma, os visitantes que tiverem interesse, vão avançar para a próxima etapa do funil.

2. Meio do funil

Agora, estamos lidando diretamente com quem demonstrou interesse e que há grandes possibilidades de se tornar um comprador. 

Essa etapa é chamada de “reconhecimento do problema e da consideração da solução”. Pois, não estamos lidando mais com um visitante, mas sim com um lead, que já entendeu o problema e busca por uma solução.

Nesse momento, você pode encontrar formas de oferecer dicas e possibilidades reais para o lead. Mas cuidado, esse ainda não é o momento de vender o seu produto. 

O melhor a se fazer, é desenvolver um bom relacionamento para torná-lo um lead qualificado de maneira que ele avance para a próxima etapa do funil.

Para isso, você pode produzir como:

  • Blogposts: novamente eles entram nessa etapa, porém com conteúdos mais densos e aprofundados. Aborde os temas que antes foram citados superficialmente, agora com uma riqueza de detalhes e informações para fisgar de vez o seu lead;
  • Materiais ricos: os e-books são materiais mais robustos e que podem demandar mais tempo do seu trabalho. Porém, o retorno que eles trazem é grande, pois quem baixar estará de fato interessado no seu produto. Dessa forma, você consegue extrair através do formulário, informações ainda mais precisas sobre ele.
  • Webinares e podcasts: você pode convidar especialistas para falar sobre ao tema e sempre dando profundidade ao assunto.

3. Fundo do funil

Nessa última etapa é onde ocorre a decisão de compra. Ele já passou pelas etapas anteriores, ganhou a sua confiança, entendeu que você oferece a melhor solução e agora quer comprar o produto.

Chegar nessa etapa só é possível se você se atentar e cuidar corretamente de cada estágio do funil, sempre fortalecendo o seu relacionamento com o cliente, pois isso vai ditar muitas das ações que ele terá nessas etapas. Inclusive, após virar um comprador, essa pessoa ainda pode se tornar um embaixador da marca, divulgando o seu produto a outras pessoas.

Essas foram às três etapas do funil de vendas, onde você precisa oferecer em cada uma delas uma abordagem e conteúdos diferentes, a fim de conquistá-lo.

Invista em uma ferramenta de CRM

O CRM ou Customer Relationship Management, que em português pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o cliente, é uma das soluções que surgiu como forma de otimizar o tempo das empresas e de seus profissionais.

Ao invés de gastar horas e mais horas anotando tudo no bloquinho de papel, você pode investir em um sistema de CRM que vai te auxiliar na otimização do seu tempo, automatizando muitas tarefas no gerenciamento dos seus leads.

Neste artigo, nós damos algumas dicas de CRM’s que você pode investir para a sua empresa. Não deixe de conferir.

Otimize seus conteúdos usando SEO e palavras-chave

Usar as táticas de SEO (Search Eengine Optimization) e palavras-chave, fará com que o seu conteúdo ganhe relevância nos mecanismos de busca, como o Google.

Dessa forma, sempre que um lead fizer a busca usando determinado termo, o seu conteúdo será exibido a ele com mais frequência.

Monitore as interações do lead

Considere todas as interações do lead, sejam elas a abertura do e-mail, visitas no site, downloads realizados e muito mais.

Tudo serve de informação para determinar os próximos passos e te ajudar a realizar ações específicas a eles.

Não desista dos leads desengajados

Leads desengajados um dia foram leads interessados no seu produto/serviço, mas por algum motivo ele se perdeu e se desinteressou no processo.

Mas não desista dele, pois ele já teve interesse e vale a pena buscar estratégias para conquistá-lo e torná-lo em um lead qualificado.

Conclusão

Agora que você já sabe o que são os leads e a importância deles para o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e correr para atraí-los!

Você vai ver como tudo irá melhorar! 

Se ainda tiver dúvidas sobre os leads, deixe nos comentários que iremos te ajudar!

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