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Como vender pelo WhatsApp

Marcas e empreendedores têm buscado, cada vez mais, novas formas de como vender pelo WhatsApp. A ferramenta, que já se tornou a mais popular do mundo, tem um grande potencial de vendas ao possibilitar o uso de recursos multimídia, rapidez e personalização durante o atendimento, além de favorecer a proximidade com a audiência.

O WhatsApp é hoje o aplicativo mais popular do mundo, superando o próprio Facebook, que o adquiriu por R$16 bilhões. Pesquisas indicam que o aplicativo já superou o impressionante número de 1,5 bilhão de usuários ativos, fazendo com que empreendedores e marcas de todo o mundo utilizem o aplicativo como ferramenta de venda. 

Somente no Brasil, entre os proprietários de smartphones, 98% utilizam o aplicativo diariamente. Além disso, existem mais de 220 milhões de smartphones ativos no país, superando o número da própria população brasileira, que atualmente é de 211 milhões de habitantes. 

Isso nos mostra que, além de ser uma excelente ferramenta de comunicação devido à possibilidade de enviar mensagens rápidas e apoiadas de recursos multimídias, o WhatsApp já é uma alternativa para ser trabalhada nos times de vendas pela sua facilidade de criar uma relação mais próxima com a audiência. 

No entanto, é fundamental ter alguns cuidados para explorar o potencial máximo do aplicativo e um deles é conhecer os melhores segredos para encantar os clientes. Pensando nisso, preparamos este post com diversas dicas de como vender pelo WhatsApp e aumentar significativamente os seus lucros, a começar pela atração do usuário. Vamos lá?

Boa leitura!

Como atrair o usuário para o WhatsApp?

Sabemos que não é possível vender pelo WhatsApp sem conseguir atrair o seu público para este aplicativo, certo? Basicamente, é preciso que você faça com que o seu potencial cliente adicione o seu número a lista de contato dele.

A dica aqui é focar nas publicações de suas redes sociais para alcançar este primeiro e básico objetivo. Você pode adquirir tráfego e apresentar o seu material de divulgação nesses canais. Ao final destas divulgações, você pode inserir o número do WhatsApp que você utilizará para efetuar as suas vendas.

O mais correto a se fazer é direcionar o usuário para a sua landing page e inserir um call to action — ou chamada para ação — que o faça incluir o seu número em sua lista de contatos. Mas como fazer isso? 

Existem diversas formas e uma delas é oferecer um material gratuito, mas que, para receber, é preciso enviar uma mensagem para o número (XX) XXXXX-XXXX com a chamada: “Nome + Quero meu E-book”. Assim, você envia o material por lá, de forma gratuita.

Entretanto, vale lembrar que o exemplo acima é apenas uma alternativa para elucidar uma forma de se conseguir o contato do cliente. Obviamente existem diversas outras, que podem ser modificadas conforme o seu interesse e/ou estratégia.

Como vender pelo WhatsApp?

A seguir, você vai entender que o WhatsApp pode ser utilizado não apenas como forma de aumentar as vendas, como também para engajar o seu público e atrair novos clientes. Mas, como tudo isso requer a escolha da estratégia certa, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a aprender como vender pelo WhatsApp todos os dias. 

Acompanhe!

Tenha uma conta corporativa

Antes de começar a pensar em vender pelo WhatsApp, é preciso ter uma conta corporativa. De preferência, adquira um aparelho e o dedique somente a esta função.

Ter a mesma conta de WhatsApp que você utiliza nas vendas para gerenciar assuntos pessoais é possível, mas não é o ideal. Até porque, pode ser uma economia que pode sair cara no final das contas.

É bom separar a vida pessoal da profissional, independentemente do âmbito em que você atue. Quando o assunto é vendas, essa separação se faz ainda mais necessária. Imagine você confundindo as contas e enviando uma mensagem que era de cunho pessoal para um contato que está na sua lista de transmissão para vendas? Isso pode significar o fim da jornada de compra daquele cliente. Sem contar que, ter um aparelho que você utilize apenas o WhatsApp, se torna um investimento muito barato.

O primeiro passo aqui é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas. Com essa versão em mãos, você consegue habilitar diversas funcionalidades diferentes, entre elas a possibilidade de verificar métricas. 

Você vai conseguir ter acesso à quantidade de mensagens que foram enviadas por você, quais mensagens foram entregues ou não aos seus clientes e quais foram as mensagens lidas por eles.

Além disso, o aplicativo permite o envio de mensagens automáticas, além de possibilitar que você organize os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente através do uso de etiquetas.

Trate o seu cliente com exclusividade

“Bom dia. Qual é o seu nome? Em que posso ajudar?” 

Quem nunca ouviu essa frase, não é mesmo? É uma saudação muito comum nos serviços de telemarketing, principalmente nas empresas de telefonia. Contudo, a gente já lê essa frase imaginando a telefonista falando e com o seguinte pensamento: vai me transferir de setor, vai me enrolar, etc.

Isso ocorre porque já estamos acostumados com essa má experiência. Por isso, o nosso cérebro automaticamente já nos informa que aquilo não é ou não vai ser legal.

Uma das grandes sacadas de atrair o cliente para o WhatsApp é poder tratar ele com exclusividade. Você vai poder falar diretamente com ele, buscar entender as suas dores e necessidades, trabalhar em cima delas e, principalmente, fazer com que ele veja e sinta que você pode ajudá-lo. 

Você pode direcionar mensagens exclusivas, evitando textos generalistas nos quais ele pense que isso é direcionado para todos. É claro que é muito trabalhoso tratar de forma individual uma lista de clientes, porém, no primeiro momento, isto é necessário para que você adquira a confiança do seu cliente.

Após este primeiro contato, será possível utilizar textos padrões. No entanto, tenha bastante cuidado com os termos utilizados. Tente torná-lo o mais pessoal possível, preferindo palavras que não remetam a generalidade.

Uma dica é separar em listas diferentes grupos de pessoas similares. Por exemplo: você pode separar uma lista de acordo com o sexo, idade e uma dor específica. Assim, fica mais fácil tornar a sua comunicação personalizada.

Evite grupos para divulgação

Como falar para diversas pessoas ao mesmo tempo no WhatsApp sem inundar essa pessoa de mensagens? A resposta está nas Listas de Transmissão.

A grande vantagem que as listas de transmissão têm em relação aos grupos é que nelas você consegue personalizar melhor as suas mensagens. Certamente você participa ou já participou de algum um grupo no aplicativo que tem aquela pessoa que envia mensagens de “bom dia” ou mesmo fala sobre assuntos que nada tem a ver com o grupo.

Por isso, o mais recomendado é utilizar a lista de transmissão. Nela, você pode enviar mensagens idênticas para até 256 contatos, sem que todos visualizem a mesma mensagem. Ou seja: a mensagem é enviada de forma privada.

Isto acaba por dar a sensação de exclusividade e não fica parecendo um grupo em que todo mundo lê a mesma coisa e faz perguntas aleatórias.

Como criar uma Lista de Transmissão

  1. Abra o WhatsApp > Mais opções (três pontinhos) > Nova transmissão.
  2. Busque ou selecione os contatos que você deseja adicionar à lista.
  3. Toque na marca de confirmação.

Ao enviar uma mensagem para a sua lista de transmissão, ela só será entregue aos destinatários que têm seu número salvo em seus celulares.

Os destinatários receberão a sua mensagem como uma mensagem individual e quando essa mensagem for respondida, você receberá uma mensagem individual de cada contato na aba conversas. 

Isso quer dizer, que as respostas enviadas pelos destinatários da sua lista de transmissão também só serão entregues para você.

Utilize um copy matador

Em uma breve explicação, copywriting é um conjunto de técnicas de comunicação que faz com que uma pessoa tome uma decisão que julga necessária, mas que, no entanto, ainda não o fez.

A importância de um bom copywriting se dá em quase todos os âmbitos do marketing digital. No caso do WhatsApp, ele surge como uma forma de impulsionar o cliente a tomar a decisão e não tornar a sua estratégia um bate-papo sem fim.

Temos um post completo sobre copywriting, com dicas de como inseri-lo em sua estratégia para conseguir alcançar bons resultados. Confira! 

Utilize o WhatsApp Web 

O WhatsApp Web é uma forma de utilizar o aplicativo de mensagens diretamente na tela do seu desktop ou notebook.

Sabemos que criar uma estratégia de vendas envolve diversas ações, como pensar no design da imagem, criar textos exclusivos, fazer a divulgação, entre outros aspectos. E para facilitar o envio desses arquivos, há a possibilidade de abrir a plataforma diretamente pelo seu computador. Assim, você tem outra possibilidade de gerenciar as suas mensagens.

Quase todos os softwares que envolvem a criação de uma boa estratégia de vendas têm melhor usabilidade em um desktop/notebook do que em um smartphone. Sem contar que a digitação se torna bem mais fácil e rápida.

Tenha uma equipe especializada

Cada negócio tem as suas especificidades. Porém, se o seu negócio é altamente escalável, provavelmente a sua lista de contatos terá milhares de potenciais consumidores. Isso acaba gerando um trabalho que não pode ser feito apenas por você. E, por isso, é importante que você entenda este processo e identifique a hora que se faz necessário montar uma equipe.

Treine esta equipe para que ela ofereça um atendimento de excelência. Simule situações e veja como os seus atendentes irão reagir a determinadas obstruções. Dessa forma, você alinha o seu propósito e ensinamentos com o discurso das pessoas que irão administrar e prestar este atendimento.

Vender requer um bom atendimento onde quer que esteja. Entretanto, vender pelo WhatsApp é uma das modalidades que requer um atendimento que preze ainda mais pela excelência, até porque se trata de um chat, geralmente de cunho pessoal dos seus clientes.

Isso por si só já nos mostra que eles, através do WhatsApp, desejam atenção e urgência. Sendo assim, encare o desafio e atenda da melhor maneira possível!

Invista no pós-venda

Um dos fatores que torna o marketing digital altamente lucrativo é vender recorrentemente para o mesmo cliente. Mas como fazer isso? O segredo está no pós-venda!

Claro que algumas coisas precisam ser analisadas: a persona é a principal delas. Depois que você entende exatamente para quem você está vendendo, é necessário fazer uma retenção dessas pessoas. 

Ou seja, se você finaliza um atendimento, mas continua mantendo aquele cliente próximo, a probabilidade desse cliente fazer outro negócio com você é ainda maior.

Fique atento ao tempo de resposta

Essa é uma das principais dicas de como vender pelo WhatsApp. Certifique-se de configurar as suas mensagens automáticas ou de boas-vindas sempre com o seu horário comercial, no qual estará disponível no aplicativo. 

Caso você não esteja disponível o tempo todo, é importante que o seu usuário fique a par disso. Nunca deixe o potencial cliente sem respostas!

Para exemplificar, consumidores podem estar acessando a página de vendas do seu negócio, prontos para tomar uma decisão de compra assim que conseguirem esclarecer uma dúvida. Normalmente, eles enxergam o WhatsApp como o canal em que será atendido com mais rapidez.

Use a função Status

O Instagram, assim como o Facebook, tem uma ferramenta que chama muita atenção dos seus usuários: o famoso Stories, que permite que uma publicação fique disponível somente por 24 horas. 

O recurso também já faz parte do WhatsApp, mas denominado Status. Essa função é uma excelente alternativa para criar urgência com o seu público através de conteúdos publicados que ficarão visíveis aos contatos adicionados em seu perfil. 

Aproveite-o como um painel de publicidade no aplicativo e compartilhe fotos e imagens com chamadas para as suas ofertas e promoções. Nesse espaço, use campanhas relâmpagos com descontos ou anuncie um novo produto. 

Esta é uma excelente forma de compartilhar descontos sem se preocupar em ser intrusivo através de mensagens diretas, enviadas para uma de suas listas de transmissão, por exemplo.

Prepare um banco de imagens

Quando falamos sobre como vender pelo WhatsApp não podemos deixar de lado os preparativos para otimizar os atendimentos pela ferramenta. E preparar um banco de imagens é um desses preparativos. 

Ter um banco de imagens organizado, com as fotos de todos os seus produtos — em todas as cores, tamanhos e demais variações —, pode ajudá-lo (e muito) a potencializar as suas chances de venda através deste canal.

Assim, para manter uma comunicação mais fluida, você pode compartilhar imagens com os seus clientes para apresentar produtos, ofertas, descontos, confirmar pedidos, entre outros aspectos.

Realize pesquisas de satisfação

Aproveite este canal para realizar pesquisas de satisfação durante os seus atendimentos. Você pode, por exemplo, criar um formulário em uma ferramenta externa, como o Google Forms, e enviar as pesquisas ao final de cada atendimento e/ou por meio de listas de transmissão. 

Através das respostas que você receberá, será possível acompanhar o seu desempenho, medir os índices de satisfação e identificar pontos de melhorias para atender melhor e/ou aperfeiçoar os seus produtos. 

O atendimento ao cliente está intimamente relacionado às chances de vendas, fundamental para quem deseja potencializar os seus resultados.

Conclusão

Se você ainda não sabia que o WhatsApp é uma das melhores formas de aumentar os seus resultados, pôde aprender, neste post, que ele já é considerado um dos principais canais de vendas. Isso porque ele ajuda na agilidade das compras pela internet e, sem dúvidas, é o meio que mais aproxima o produtor do consumidor. 

Esperamos que com essas dicas você consiga decolar os seus negócios e aumentar ainda mais os seus lucros. Lembre-se que vender pelo WhatsApp não precisa necessariamente substituir outros canais de vendas online. Confira também como realizar o checkout pelo WhatsApp e melhorar as suas taxas de conversão!

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