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Como vender no Twitter é uma das maiores dúvidas de quem tem um negócio digital. Afinal, a rede social permite somente postagens que possuam no máximo 280 caracteres.

Mesmo assim, este limite só foi aumentado em 2017. Antes desta data só se podia escrever postagens com até 140 caracteres.

Portanto, a dúvida de como vender no twitter é bastante pertinente. Porém, não é algo impossível. E o melhor de tudo: neste post vamos te dar dicas de como fazer isso.

1 – Perfil

A primeira coisa que se deve fazer para vender no Twitter é criar um perfil que será utilizado somente para isso.

Neste caso, você terá que escolher se faz o seu perfil pessoal, profissional ou mesmo os dois.

Vamos entender um pouco mais sobre como os dois tipos de perfis funcionam.

Perfil pessoal

Deve ser criado para que você promova o seu negócio. Evite criar tweets que tenham posicionamento político, religioso ou mesmo com cunho relacionado a preferências esportivas, como o seu time de futebol, por exemplo.

Vele lembrar que a dica acima só vale se o seu negócio não estiver voltado para algum desses assuntos.

É claro que se você é um padre e comercializa produtos relacionados ao seu ofício, seu posicionamento religioso é importante, por exemplo.

Como vender no Twitter

O Whindersson Nunes é hoje o Youtuber com mais seguidores na plataforma de vídeo.

Perceba que no perfil dele contém, e no seu também deve conter:

  • Uma breve descrição de quem você é.
  • O que você faz.
  • E um link direcionando para onde está o seu foco. No caso dele, perceba que o link direciona para o Youtube, que é onde ele possui maior audiência.

Perfil empresarial

Este tipo de perfil é indicado para quando você possui uma empresa que comercializa algo.

Um cuidado importante que se deve ter ao optar por este perfil é criar a identidade visual da sua marca antes de levá-la a qualquer rede social.

Como vender no Twitter

O perfil profissional deve ter:

  • O logotipo, a marca, ou os dois da sua empresa.
  • Uma breve descrição do seu negócio ou do que você comercializa.
  • Link ou links que direcione seus seguidores para onde você quer encaminhá-los. Pode ser uma página de vendas ou um blog, por exemplo.
  • Um CTA para que a sua audiência tome uma ação que dela você espera.

2 – Crie conteúdo atrativo

A menos que você ou a sua empresa já sejam famosos no mercado em que atuam, você precisará atrair seguidores.

Uma técnica para conseguir um grande volume de seguidores é, se você já possuir outras redes sociais com alguma audiência, direcioná-los para o seu Twitter. A partir daí, divulgar algumas promoções em seu perfil.

Vamos citar um exemplo:

Você possui uma página ou perfil no Facebook. Faça postagens pedindo para que seus potenciais clientes também o sigam no Twitter.

Ou faça campanhas divulgando seu perfil e realize promoções especiais através dele.

Número de caracteres

Você possui apenas 280 caracteres para realizar suas publicações. Por isso é importante que você aproveite cada um deles.

Portanto, quando for divulgar links, utilize um encurtador.

O mais recomendado é que os links do que quer que você esteja divulgando fiquem na sua bio.

Dessa forma, você consegue aproveitar melhor os seus caracteres.

Mas para direcionar a sua bio é necessário que suas publicações deixem isso bem claro. E mais do que isso: que elas sejam persuasivas.

3 – Venda valor

Um dos maiores erros de divulgação de qualquer produto ou serviço é vender o preço, e não o valor.

Principalmente em época de recessão econômica, vender o mais barato é cada vez mais comum.

Entretanto, se você for vender uma Coca-Cola de dois litros por R$ 1,00, faz bastante sentido que seus anúncios vendam preço.

Afinal, todo mundo sabe o que é uma Coca-Cola, e que ela é muito mais cara que um real.

Porém, se o seu produto não é conhecido tão amplamente, ou possua uma grande concorrência, o ideal é que você venda valor.

Como vender valor

Em uma rede social que te permite criar somente micro anúncios, é necessário que você encante o seu público.

Portanto, evite falar sobre o seu produto. Ao invés disso, fale sobre o que ele pode fazer.

Se você vende e-book com dietas saudáveis, diga sobre a importância de se alimentar bem.

Os benefícios que uma educação alimentar pode trazer para a vida das pessoas.

Depois, coloque-se como uma ajuda, um atalho, sobre como conseguir estes objetivos.

4 – Copywriting

Se você possui poucas palavras para fazer postagens, nada mais natural que elas sejam bem aproveitadas e persuasivas.

E as técnicas de copy é que vão te ajudar a fazer isso.

De uma maneira bem resumida, copywriting são técnicas de escrita capazes de persuadir uma pessoa a tomar determinada atitude.

Você pode utilizar em suas postagens pequenas frases de copy. Vamos ver algumas delas:

  • São poucas unidades.
  • Condições válidas somente para as próximas 24 horas.
  • Você não vai acreditar nestes preços.
  • Seja o melhor.

Observe que todas estas pequenas frases são capazes de direcionar uma pessoa a fazer algo.

Seja pela curiosidade, oportunidade, escassez ou oportunidade.

5 – Entenda e utilize as hashtags

Você provavelmente já ouviu falar na palavra Trend Topics.

Mas você sabe o que ela significa e como elas são classificadas?

Trend Topics nada mais são do que os assuntos do momento. Porém, existe um mecanismo que é utilizado para que o Twitter consiga identifica-los.

Este mecanismo são as hashtags, também conhecidas pelo famoso caractere “#”.

Quando se faz uma postagem e se coloca palavras relacionadas a elas antecedidas do caractere #, o Twitter entende que é uma palavra ou expressão que se refere a determinado tema.

Por isso é importante que você busque palavras e expressões co-relacionadas com o produto ou serviço que você comercializa.

Vejamos o exemplo abaixo:

Como vender no Twitter

No caso acima eu pesquisei pela hashtag emagrecer. A rede social me apresentou este resultado.

Ou seja: ela buscou todas as postagens que utilizaram esta hashtag, e uma delas foi o anúncio de um método para emagrecimento.

Por isso a importância de se pesquisar os termos que sua persona utiliza.

Assim, você pode fazer publicações que irão te levar ao encontro dela sem maiores esforços.

6 – Twitter ADS

O Twitter também têm uma ferramenta exclusiva para campanhas pagas.

Com ela é mais fácil alcançar os seus objetivos e também de se fazer diversos tipos de segmentações, como podemos ver na imagem abaixo:

Como vender no Twitter

Entretanto, se você pensa em investir algum dinheiro, primeiro entenda todas as formas de segmentações e tenha claro quais são os seus objetivos.

Uma campanha mal segmentada pode não gerar os resultados esperados.

Explore ao máximo as possibilidades.

Entre em contato com o atendimento/suporte. Enfim, procure saber a melhor forma de se fazer.

7 – conclusão

É possível vender pelo Twitter assim como qualquer outra rede social.

Porém, é preciso que se respeite e estude as especificidades que ele possui.

Querer vender a qualquer preço é um atalho para perder tempo e dinheiro.

Antes de fazer, entenda como deve ser feito. Isto irá te poupar bastante esforço e te ajudará a alcançar seus objetivos com muito mais eficiência.

E você? Já pensou em vender pelo Twitter? Prefere outra rede social?

Conte para nós nos comentários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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