Como criar autoridade digital do zero sendo totalmente iniciante?
Uma pesquisa recente feita pela Nielsen, líder mundial em análises de audiência, revelou que, no Brasil, há cerca de 500 mil influenciadores com, no mínimo, 10 mil seguidores.
Ou seja, ser influencer se tornou uma profissão, já que supera o número de engenheiros civis (455 mil) e empata tecnicamente com o número de médicos (502 mil).
A partir desses dados, fica claro que atrair atenção é uma tarefa cada vez mais complexa, já que existem influencers chegando todos os dias nas redes sociais.
Mesmo assim, você pode seguir um passo a passo para vencer a concorrência e ser notado no seu nicho.
Quer saber como? Confira o texto a seguir!
O que é autoridade digital?
Segundo o dicionário Oxford, autoridade é um substantivo feminino que demonstra poder.
Nesse sentido, autoridade digital é o poder que determinado influencer detém sobre sua audiência.
Para produtores e afiliados, falamos sobre o poder de influenciar no consumo de produtos ou serviços.
Em 2019, a agência global de relações públicas Edelman divulgou uma pesquisa chamada In Brands WeTrust 2019.
Nela, as informações reveladas mais relevantes foram que “o consumidor que confia na marca também tem mais probabilidade de permanecer fiel à ela (63% contra 25%), de defendê-la (60% versus 23%) e de apoiá-la (51% contra 20%)”.
Ou seja, ser uma autoridade digital garante que você venda para um mesmo cliente várias vezes, que ele o defenda e, principalmente, que apoie seu posicionamento.
Não é atoa que o gatilho mental da autoridade é uma das principais motivações que fazem o consumidor tomar uma ação quando ainda está em dúvida sobre determinada marca ou influencer.
Mas, para aprender como gerar autoridade você deve ter em mente que não existe uma receita de bolo. Todos os passos devem ser planejados, executados e otimizados durante sua construção.
A importância de construir autoridade digital
Gerar autoridade digital influencia seu negócio em diversos aspectos.
Por isso, podemos listar os principais benefícios da construção de autoridade, tais como:
- Resistência no mercado: com autoridade, sua marca consegue se manter no mercado por um longo tempo, sem precisar de picos de audiência para continuar na ativa;
- Influência: ao conquistar respeito e admiração do seu público, você se tornará influente para determinado nicho. Como resultado, terá pessoas defendendo sua marca e indicando seus produtos/serviços, além de conquistar parcerias estratégicas;
- Valor percebido: gerando autoridade, seu serviço se tornará mais valorizado aos olhos de novos clientes. Mesmo que cobre caro, poucas pessoas falarão aquela frase clássica “tá caro”, já que o valor agregado garantirá que seu preço seja compatível a sua autoridade;
- Salto financeiro: cobrando mais caro, você consegue aumentar a receita e ter uma folga no caixa, dando margem para investir em novas fontes de renda e, assim, expandir seu negócio digital.
7 passos para se tornar autoridade digital no seu segmento
Como gerar autoridade sendo iniciante ou sem ter resultados comprovados?
Essa é uma dúvida que perturba milhares de empreendedores digitais. Felizmente, existe um caminho para construir autoridade digital e monetizar seu conhecimento.
Veja a seguir:
1 – Defina seu nicho
Antes de tudo, você sabe o que é um nicho de mercado?
Nicho de mercado é um segmento de consumidores com necessidades específicas. Por exemplo, marketing digital é um nicho de mercado. Dentro dele, há outros nichos, chamados subnichos, como, por exemplo, tráfego pago, design gráfico, copywriting, entre outros.
Para defini-lo, você deve unir 4 critérios: o que você ama, em que você é bom, pelo o quê você pode ser pago e o que o mundo precisa.
A partir daí, você deve unir os 4 critérios e escolher um nicho adequado a sua personalidade.
Atualmente, os 5 nichos de mercado mais rentáveis no digital são:
- Hobbies;
- Saúde e fitness;
- Relacionamento;
- Animais de estimação;
- Ganhar dinheiro online.
Basicamente, escolher um nicho de mercado te ajuda a criar autoridade digital por se tornar especialista em um único assunto.
2 – Entenda as dores da sua persona
Quem fala para todo mundo, não fala com ninguém.
Se você quer aprender como ter autoridade, deve compreender que a geração atual, independente da idade, não consome conteúdo misto.
E o que exatamente isso quer dizer?
Não adianta criar conteúdo sobre marketing na segunda, pets na terça e relacionamento na quarta.
Cada vez mais as pessoas procuram informação em fontes confiáveis e, principalmente, com especialistas.
Logo, produzir conteúdo focado nas dores da persona pode atrair um público que engaja e, principalmente, que consome o que você tem a oferecer.
3 – Foque na sua persona
Após descobrir quais são as dores da persona, você deve solucioná-las.
Se uma pessoa te segue, ela quer resolver algum problema.
Mesmo que não resolva imediatamente seu problema (porque ninguém consome um produto ou serviço de cara), você deve mostrar os caminhos possíveis para a solução.
Além disso, a construção da autoridade digital só acontece quando você engaja com o público.
Muitos influencers se preocupam demais com métricas de vaidade, por exemplo, seguidores e curtidas, e se esquecem que os seguidores são pessoas.
As pessoas, por sua vez, compram de quem elas confiam. E ninguém confia em quem nunca responde um comentário ou um stories, por exemplo.
Foque também na produção de conteúdo que dê mais resultado para sua marca.
Você pode começar sua construção de autoridade acreditando que o público prefere saber sobre determinado assunto, quando, na verdade, ele se interessa por outro.
Portanto, teste quais são os temas que mais geram interesse na persona e foque sua produção de conteúdo nesses temas.
Por último, mas não menos importante, produza conteúdo focado na jornada de compras da persona, de modo que você o guie durante toda sua trajetória, o levando as vendas.
Dessa forma, o cliente se sentirá acolhido do início ao fim. A longo prazo, além de clientes, você terá defensores da marca.
4 – Escolha os canais corretos
Esse é um grande erro cometido por quem está procurando como gerar autoridade e ainda não atua em nenhum canal.
Apesar de vários canais funcionarem, não quer dizer que você precise utilizar todos de uma vez, ou pior, escolher os mais famosos.
Cada nicho prefere consumir conteúdo de um canal diferente. Sendo assim, você deve mapear onde sua persona está consumindo conteúdo e planejar sua estratégia para este canal.
Atualmente, os canais que mais atraem clientes potenciais são o blog, YouTube, YouTube Shorts, Instagram ou TikTok. Em redes sociais, Instagram e TikTok são as duas maiores fontes de tráfego e, muito provavelmente, sua audiência estará lá (independente do nicho).
De qualquer forma, nem sempre vale a pena usar essas redes.
Se sua empresa fala para um público B2B, por exemplo, pode ser válido focar na produção de conteúdo para blog e, simultaneamente, divulgar conteúdos no LinkedIn, já que ela é uma rede profissional.
Entende como não se trata de uma receita de bolo em que você escolhe os canais mais bombados e começa a faturar 6 em 7 a partir do primeiro mês?
Sem falar que, sem conversão de público, a audiência será gerada em vão. Portanto, defina o caminho que seu público seguirá até se tornar seu cliente.
5 – Invista em marketing de conteúdo de qualidade
Qualidade é um termo muito subjetivo, afinal, o que é bom para mim pode não ser bom para você.
No marketing de conteúdo, qualidade significa a capacidade de solucionar a dor da sua persona.
Se a dor da sua persona é aprender uma dancinha no TikTok e você produz um conteúdo que ensina a dançar, isto é um conteúdo de qualidade.
Outro detalhe que não pode faltar na construção de autoridade em marketing digital é a originalidade. E quando falamos em originalidade, não se trata de inventar a roda, mas de dar outro ponto de vista sobre um mesmo tema.
Quantas vezes você não abriu sua rede social, rolou sua tela e viu dezenas de conteúdos repetidos sobre o tema da moda?
Essa falta de originalidade deixa o público saturado, fazendo com que ele perca a vontade de consumir conteúdo, mesmo de quem tem qualidade.
Você sempre deve dar o seu ponto de vista a partir de um tema, mesmo que se arrisque a “flopar”.
6 – Analise tendências de maneira crítica
Você já ouviu falar do termo isentão?
Muito comum na política, a palavra representa a pessoa que procura manter uma postura imparcial, se distanciando de ideologia e pensando única e exclusivamente de maneira técnica.
Entretanto, todas as opiniões possuem um posicionamento. Se não for o seu posicionamento, será o posicionamento de quem emitiu a informação.
Sendo assim, é impossível produzir conteúdo sem que você defenda um ponto de vista que, nem sempre, agradará a todos.
Atualmente, as pessoas procuram saber o que o digital influencer realmente pensa sobre aquilo que ele comenta.
Para construir autoridade, você precisa emitir uma opinião firme sobre os seus pontos de vista.
Afinal, a audiência moderna foge e, principalmente, não consome de pessoas em cima do muro.
7 – Construa e mantenha audiência
A autoridade em marketing digital cresce pautada na criação e manutenção de audiência.
E o que isso significa?
Que você deve manter a audiência engajada, principalmente se ela já tiver se tornado seu cliente.
Na internet, a audiência também possui um ciclo de vida. Dificilmente a mesma pessoa ficará com você por anos e anos, especialmente se ela já tiver consumido seu produto ou serviço.
Dessa forma, você deve mantê-la o máximo de tempo possível junto a sua marca. Assim, será mais fácil construir autoridade nas redes sociais, já que os canais digitais priorizam contas com maior engajamento orgânico.
Conclusão
Neste texto, nós vimos os 7 passos para se tornar uma autoridade digital de sucesso.
Novamente, não pense que se trata de uma receita de bolo, pois, no meio do caminho, várias situações podem interferir nessa construção de autoridade.
A grande lição é que, para se tornar um influencer, você precisa estar preparado para as críticas.
Além disso, produza conteúdo com personalidade. Existe muito conteúdo “água de salsicha” disponível nas redes sociais e as pessoas buscam autenticidade. Entregue isso a elas.
E se você quer monetizar sua autoridade, que tal se cadastrar na plataforma com a maior taxa de conversão do mercado digital?
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