Pular para o conteúdo
Imagem de um funil de conversão.

 

Aumentar as vendas através de um funil de conversão: o sonho de 10 a cada 10 empreendedores digitais.

 

Atrair tráfego, nutrir os leads, levá-los até o checkout e, finalmente, convertê-los em clientes. Esse é o caminho que todo empreendedor digital deveria conhecer.

 

Entretanto, expandir um negócio digital exige que o empreendedor trabalhe em várias frentes. Isso, consequentemente, prejudica o seu olhar mais estratégico para o negócio.

 

Pensando nisso, nós trouxemos os melhores insights para que você, empreendedor digital, escale seu negócio através de um funil de conversão. 

 

Bora?

Imagem de botão Monetizze.

Funil de conversão não é funil de vendas

 

Antes de começar, precisamos alertá-lo sobre algo bastante disseminado no mercado digital.

 

Funil de conversão não é um funil de vendas!

 

O funil de vendas é o processo de atração do cliente até a sua página de vendas. Em outras palavras, tudo o que antecede a tomada de decisão do seu lead por concluir a compra.

 

Já o funil de conversão é o que acontece após o usuário decidir realizar a compra.

 

No funil de vendas, há o topo, meio e fundo do funil, certo?

 

Neste caso, o fundo do funil seria o funil de conversão, ou seja, o momento da decisão de compra.

 

E agora você pode estar pensando: “Isso interfere em qual parte da minha estratégia de vendas? Meu objetivo é vender, esses nomes não têm nenhuma importância.”

 

Inicialmente, você até pode achar que a nomenclatura não faz diferença. 

 

Porém, muitas empresas vendem o serviço de funil de conversão como sinônimo de funil de vendas. E nem sempre você precisará mexer no funil completo, apenas na conversão.

 

Sendo assim, você deve conhecer essa separação para não investir tempo e dinheiro em uma estratégia que não trará resultado para o seu negócio.

 

Divulgação

 

Assim como em qualquer segmento, você pode usar diferentes canais para divulgar seus produtos ou serviços.

 

Atualmente, produtores e afiliados preferem divulgá-los através do YouTube, tráfego pago e influenciadores.

 

YouTube

 

Promover produtos e serviços através do YouTube é uma forma altamente eficaz de alcançar um público grande e engajado. 

 

Para começar, você precisa produzir um conteúdo atraente, de alta qualidade e de maneira frequente.

 

Você também pode usar ferramentas integradas do YouTube, como links e CTAs ao final do vídeo, para promover seus produtos e serviços. A partir daí, você consegue direcionar o tráfego para seu site. 

 

Sem falar, obviamente, na interação com os espectadores, seja respondendo a comentários, pedindo feedback e incentivando-os a se inscrever em seu canal. 

 

Finalmente, colabore com outros youtubers em seu nicho para promover o conteúdo uns dos outros e alcançar um público mais amplo. 

 

Imagem de um funil de conversão à esquerda.

 

Tráfego Pago

 

Uma das etapas do funil de conversão que antecedem as vendas é o tráfego pago.

 

Atualmente, a maneira mais comum de investir nessa estratégia é através do Google ou Facebook Ads

 

Afinal, essas plataformas permitem segmentar públicos específicos com base em fatores como dados demográficos, interesses e comportamentos. Além disso, possuem alta popularidade no mercado, o que facilita a execução por parte de empreendedores digitais e suas respectivas equipes.

 

Se você já fatura muito através do tráfego pago, nosso objetivo não é “ensinar o padre a rezar a missa”. Mas, sim, apresentar a ideia de que o tráfego pago faz parte de quase todo funil de conversão.

 

Caso você ainda seja iniciante, lembre-se de verificar se os anúncios são visualmente atraentes, concisos e incluem uma promessa objetiva.

 

Sem falar, ainda, no acompanhamento e otimização das campanhas. Neste processo, você deve se basear em dados de desempenho para garantir o maior retorno do investimento.

 

Influenciadores

 

Os influenciadores digitais são indivíduos com seguidores significativos em mídias sociais, como Instagram, TikTok ou YouTube, e que podem influenciar as decisões de compra de seus seguidores.

 

Para aplicar essa estratégia, você deve identificar influenciadores adequados à sua marca, que tenham um público engajado e que se alinhe ao seu mercado-alvo. 

 

A partir daí, você entra em contato com esses influenciadores e oferecer-lhes uma parceria para promover seus produtos ou serviços.

 

Para isso, forneça a eles diretrizes claras para garantir que o conteúdo deles esteja alinhado com a imagem e os valores de sua marca. 

 

Você também pode oferecer incentivos, como descontos exclusivos ou produtos gratuitos, para incentivar os influenciadores a promover sua marca para seus seguidores.

 

Outra forma de promover seus produtos por meio de influenciadores digitais é patrocinando o conteúdo deles, por exemplo, postagens patrocinadas ou análises de produtos. Isso pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca e alcançar um público engajado.

 

Etapas o funil de conversão

 

Apesar de o funil de conversão ser a última etapa do funil de vendas, ele possui alguns passos que fazem total diferença no resultado da estratégia.

 

Afinal, o usuário pode comprar no momento da oferta, recusar a oferta, tentar comprar e não conseguir, entre outros caminhos.

 

Por isso, nós trouxemos as principais etapas do funil de conversão. Confira a seguir!

 

Página de vendas

 

A página de vendas é a última etapa antes do cliente realizar o pagamento e adquirir o produto. Através da página de vendas, o consumidor decidirá se deseja adquirir ou não o produto. 

 

Se a sua página de vendas não oferecer conteúdo relevante para o consumidor, dificilmente a sua taxa de conversão será boa.

 

E por conteúdos relevantes, queremos dizer um bom título, uma boa oferta, vantagens, a transformação, provas sociais, dentre outros detalhes.

 

Além disso, você pode investir em um canal de atendimento.

 

Ok, mas o que seria isso?

 

Em resumo, um canal de atendimento é o uso de tecnologia, como inteligência artificial, para se comunicar com os clientes na página de vendas.

 

Você também pode enviá-lo diretamente para a sua equipe de suporte, caso tenha uma.

 

Por último, mas não menos importante, não se esqueça que uma página de vendas deve ser responsiva.

 

Em outras palavras, ela deve se adequar em quaisquer telas em que o usuário abrir a página de vendas.

 

Caso contrário, pode reduzir sua taxa de conversão, principalmente se a maioria do seu público comprar pelo celular.

 

Checkout

 

A página de checkout é um elemento crucial do funil de conversão para produtores digitais.

 

É a etapa final da jornada de compra, onde os clientes podem concluir a transação fornecendo suas informações de pagamento e envio.

 

Em resumo, ela atua como uma ponte entre a página de vendas e o gateway de pagamento, facilitando uma transação segura e segura para o cliente.

 

E por que ela é importante?

 

Porque ela converte clientes potenciais em clientes pagantes. Uma página de checkout bem projetada pode reduzir as taxas de abandono do carrinho, fornecendo um processo de checkout direto.

 

Além disso, pode aumentar a confiança do cliente no produto e no vendedor, oferecendo opções de pagamento seguras e políticas claras de reembolso.

 

A página de checkout também pode ser usada para oferecer order bump, aumentando a receita gerada por cliente.

 

Lembre-se: ela pode afetar significativamente as taxas de conversão e a receita. Portanto, faça testes A/B para conferir qual versão converte melhor.

 

O que vem depois?

 

Dando sequência ao funil de conversão, vamos à parte que importa: comprar ou não comprar.

 

O que acontece caso o cliente compre. E se o usuário não comprar?

 

Descubra a seguir!

 

Imagem de um funil de moedas.

 

Comprou?

 

Após realizar a compra do produto físico ou digital, o usuário será levado à uma página de obrigado

 

Geralmente, essa página mostra que o cliente acaba de finalizar a compra e que receberá instruções no seu e-mail.

 

Entretanto, essa é uma estratégia que deixa muito dinheiro na mesa. Afinal, uma parcela considerável desse público estaria apta a comprar outro produto em sequência e, melhor, por um ticket médio maior.

 

Para estruturar um funil de alta conversão, você deve ofertar um upsell e downsell.

 

Upsell e downsell

 

Upsell é uma estratégia de vendas usada por empresas digitais para aumentar o ticket médio das vendas, oferecendo um produto adicional imediatamente após o cliente fazer sua compra inicial.

 

Geralmente, essa oferta é feita pelo método de upsell com 1 click, aumentando a probabilidade de uma segunda compra.

 

Segundo alguns produtores digitais de sucesso, a taxa de conversão para upsell varia de 10% a 30%, dependendo do valor da oferta.

 

Se o cliente recusar o upsell, a estratégia usada é o de downsell, que oferece um produto com preço mais baixo para clientes ainda interessados que podem ter poder de compra limitado.

 

A estratégia de upsell incentiva os clientes que desejam e podem gastar mais a fazê-lo, enquanto o downsell visa clientes que ainda estão interessados, mas podem ser mais sensíveis ao preço.

 

Via de regra, o upsell e downsell é uma das etapas do funil de conversão que podem ajudar as empresas digitais a aumentarem sua receita e, consequentemente, a satisfação do cliente.

 

Afinal, elas fornecem valor adicional e atendem às necessidades de parcela considerável de clientes sedentos por outra solução.

 

Não comprou?

 

Após chegar na página de vendas, o usuário pode não comprar, o que acontece na maioria das vezes.

 

Neste caso, o papel do produtor será converter essas vendas não realizadas.

 

Para isso, sua empresa deverá aplicar a estratégia de recuperação de checkout abandonado, popularmente conhecida como remarketing.

 

Recuperação de checkout abandonado – remarketing

 

Você, jovem produtor, usa essas estratégias para aumentar o faturamento da sua empresa?

 

Se não, chegou a hora de aplicá-las!

 

Via de regra, as estratégias de remarketing mais utilizadas para recuperar vendas são através do tráfego pago, e-mail e WhatsApp.

 

Confira mais detalhes a seguir!

 

E-mail

 

Para aumentar a conversão das vendas, você pode trabalhar com a recuperação de checkout abandonado do seu produto por e-mail.

 

A Monetizze envia e-mails automáticos aos clientes que abandonam a compra durante o checkout, direcionando-os para a finalização da compra.

 

Esse acionador de e-mail pode ser configurado pelo produtor e está disponível para todos os produtos ativos na plataforma, sejam eles físicos ou digitais, desde que seu valor seja superior a R$ 20,00.

 

Serão enviados até quatro e-mails em um período de 72 horas, incentivando o cliente a efetuar a compra.

 

Além disso, esses e-mails podem oferecer um desconto, dependendo da estratégia escolhida pelo produtor.

 

E para funcionar essa estratégia funcionar, você deve seguir um passo a passo:

 

  • Personalize o e-mail: dirija-se ao cliente pelo nome e use recomendações personalizadas de produtos;
  • Otimize a linha de assunto: escreva uma linha de assunto que incentive o cliente a abrir o e-mail;
  • Teste e avalie: teste diferentes linhas de assunto, conteúdo de e-mail e incentivos para ver o que funciona melhor. Use métricas como taxas de abertura, taxas de cliques e taxas de conversão para medir a eficácia da sequência de e-mail.
Tráfego pago

 

A recuperação de checkout abandonado é feita através de dois principais canais: Google e Facebook Ads.

 

No Google Ads, você consegue criar listas a partir de um link ou através de condições específicas, tais como: Usuários que acessaram a página meuproduto.com.br/checkout.

 

Neste caso, todos os usuários que acessaram a página de checkout do site farão parte da lista.

 

Ainda é possível veicular os anúncios para os usuários que acessaram a página meuproduto.com.br/checkout, mas não visualizaram a página de meuproduto.com.br/Obrigado.

 

Na prática, todos os usuários que chegaram até o checkout, mas não efetuaram a compra.

 

No Facebook Ads, que também abrange o Instagram, é possível criar públicos personalizados a partir dos passos dados pelo usuário no site que foram monitorados pelo Pixel do Facebook.

 

Para tal, será necessário abrir o Gerenciador de Negócios e criar um público com as mesmas condições acima: que tenham acessado uma página específica ou uma combinação de outros fatores.

 

A vantagem é que o Facebook permite mesclar outras informações dos usuários ou criar uma campanha de remarketing para usuários que interagiram com a sua página dentro da rede social.

 

WhatsApp

 

Provavelmente, o WhatsApp é a estratégia mais eficiente na implementação de um funil de conversão.

 

Segundo a pesquisa realizada pela Infobip em 2020, 80% dos entrevistados usam o WhatsApp para se comunicar com marcas. Desses, 57% é focado em compra de produtos e serviços.

 

Ou seja, os usuários estão dispostos a abrir e, principalmente, a comprar através do WhatsApp.

 

Para estruturar sua estratégia de remarketing no WhatsApp, selecione todos os contatos daqueles que passaram pelo checkout e não compraram.

 

Você conseguirá essa informação através de um checkout pré-populado, em que o usuário deixa seus dados antes de ir para a página de checkout.

 

Depois, faça uma lista de transmissão com todos os contatos. Ao enviar uma mensagem para a sua lista de transmissão, ela só será entregue aos destinatários que tenham seu número salvo nos seus celulares.

 

Por isso, uma equipe especializada será crucial. Afinal, você precisará aplicar alguma estratégia para fazer o usuário salvar seu contato antes de disparar as mensagens.

 

Como estruturar um funil de alta conversão?

 

Para criar um funil de conversão investindo (e que converta MUITO) você precisa usar estratégias não-triviais que poucos produtores aplicam.

 

A maioria até conhece, mas não aplica por achar perda de tempo.

 

Entretanto, você não conseguirá escalar seu negócio seguindo as mesmas estratégias usadas por players medianos.

 

Confira como aumentar seu faturamento investindo quase nada a seguir!

 

WhatsApp no checkout

 

Como dito anteriormente, o WhatsApp é um dos apps preferidos dos brasileiros, com alta taxa de abertura.

 

Ao usar um plugin de WhatsApp no checkout, você pode falar sobre o produto, esclarecer dúvidas e oferecer a melhor opção de compra.

 

E, principalmente, fornecer um atendimento mais personalizado que aprimora a experiência do cliente.

 

Em vez de preencher formulários ou enviar e-mails detalhados, os clientes podem se comunicar de forma mais humana, sem burocracia e demora no recebimento de respostas.

 

Além disso, as empresas podem usar chatbots para suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana no WhatsApp.

 

Isso garante que os clientes não se sintam ignorados fora do horário comercial.

 

Ao configurar uma conta comercial, as empresas podem agendar respostas ou usar chatbots para enviar mensagens automaticamente aos clientes.

 

Essas mensagens podem ser usadas para fornecer informações sobre o horário de atendimento, coletar detalhes necessários para o atendimento ao cliente e agilizar o processo.

 

Advertorial

 

Advertorial é um tipo de artigo promocional apresentado como conteúdo jornalístico. Esses anúncios são projetados para se adequar perfeitamente à experiência de navegação do usuário, sem interrompê-la.

 

Atualmente, essas plataformas têm parcerias com sites populares e portais de notícias. Dessa forma, as empresas têm a certeza de que seus anúncios publicitários serão publicados em sites de alto tráfego.

 

Plataformas como Taboola e Outbrain são especializadas na publicação de advertorial, conhecidos como Native Ads.

 

E agora você pode estar se perguntando: “Por que eu deveria usar um advertorial no meu funil de conversão? Native Ads não se trata de uma outra estratégia de tráfego pago?”

 

Sim, Native Ads, principalmente o Taboola, se trata de outra estratégia de tráfego pago. Entretanto, você precisará de advertorial caso seu produto seja do nicho black.

 

Você já deve estar cansado de saber que o Facebook adora bloquear conteúdos do nicho black, principalmente relacionados à saúde.

 

No advertorial, você pode criar uma matéria como se fosse uma notícia antes de enviar o usuário para a página de vendas do produto.

 

Ou, caso prefira, mandá-lo direto para o checkout a partir do advertorial.

 

Independente da estratégia, o advertorial será muito útil para escalar suas vendas em nichos sensíveis nem sempre bem aceitos por Google ou Facebook Ads.

 

Recuperação de boleto não-pago

 

Em 2019, o boleto bancário foi a forma de pagamento preferida por aproximadamente 75% dos compradores digitais brasileiros. 

 

Isso indica que mais da metade dos consumidores a considera uma opção favorável, devido ao seu processo de emissão simples e à ausência de taxas.

 

No entanto, muitos boletos gerados não são pagos pelos compradores. Muitas vezes, por esquecimento, desconfiança da loja ou preocupações com a segurança das compras online.

 

Para recuperar as vendas não realizadas através do boleto, você pode utilizar outras estratégias não costumeiras no mercado digital.

 

Primeiramente, enviar lembretes amigáveis, mas assertivos, aos clientes, seja por e-mail ou mensagem de texto. Fornecer um resumo claro e conciso do saldo pendente e do prazo de pagamento pode ajudar a incentivar os clientes a pagar.

 

Oferecer opções de pagamento flexíveis, como parcelamento, recuperação parcelada ou prorrogação do prazo de pagamento, também pode ajudar a incentivar os clientes a pagar os boletos atrasados.

 

É importante fazer follow up ao mesmo tempo em que mantém uma abordagem respeitosa. Isso pode ajudar a construir confiança e manter relacionamentos positivos com os clientes.

 

Quiz interativo

 

Existe uma “teoria” na internet que o Facebook rastreia a página de vendas até a 7ª página.

 

E por quê “teoria”?

 

Porque isso nunca foi provado por nenhum produtor digital, se trata apenas de um achismo sobre os bloqueios das BMs, principalmente do nicho black.

 

Sendo assim, alguns produtores do nicho nicho usam o quiz interativo em uma das etapas do funil de conversão. Consequentemente, conseguem burlar o algoritmo do Facebook e evitar bloqueios.

 

ATENÇÃO: essa é uma teoria empírica, ou seja, não existe nenhuma informação oficial por parte da Meta sobre isso.

 

Além disso, o quiz interativo ajuda os produtores a utilizarem uma estratégia de vendas pouco trivial: mostrar diferentes páginas de vendas a depender das respostas dos usuários.

 

Como isso demanda várias páginas de vendas, assim como vários públicos-alvo, é uma estratégia um tanto quanto complexa e que exige um bom time de desenvolvedores (externos ou internos).

 

De qualquer forma, pode aumentar (e muito) o faturamento da empresa, já que ela oferta o mesmo produto com diferentes preços a depender da persona.

 

Conclusão

 

Neste texto, nós vimos as principais estratégias para criar um funil de conversão de milhões.

 

Mas, obviamente, não falamos nem da metade das funcionalidades que a Monetizze disponibiliza para estruturar um funil de alta conversão. 

 

Por isso, clique abaixo e tenha acesso às funcionalidades que te ajudarão a converter muito mais clientes ?

 

Imagem de uma pilha de moedas à frente de um gráfico de subida.

 

Artigos relacionados